quarta-feira, novembro 23, 2005

A mesma escola de Mourinho

Como sucede em todas as turmas, há sempre aquele aluno mais inteligente e aquele que está sempre desatento. Quando Mourinho e Koeman foram adjuntos de Van Gaal no Barcelona, ambos tiveram oportunidade de aprender os mesmos métodos e confraternizar com um dos melhores treinadores do Mundo (naquela altura). Mourinho fazia sempre os trabalhos de casa, aliás, sempre foi um bom aluno, até nos tempos em que via os jogos treinados pelo seu pai. Koeman era o aluno rebelde, que julgava que por ter sido um craque da bola, treinar não apresentava qualquer problema.
Ora a arrogância pode ser manifestada de vários modos: estilo Mourinho, onde a arrogância enerva os adversários e motiva a própria equipa, ou estilo Koeman, que diz que já tem muitos títulos (no Ajax.. títulos nacionais...) e que joga futebol ofensivo (ora é precisamente isso que ele tem feito no Benfica, veja-se o exemplo de Braga e Paris).
Luís Filipe Vieira disse que ia contratar um treinador ambicioso (ainda não vi qualquer ambição, pelo contrário, o Benfica já empatou e perdeu vários jogos por falta de ambição do holandês). Koeman diz que "se todos corressem como Beto éramos campeões" (quem me dera ver Koeman no "Levanta-te e ri"). Koeman deixa Manuel Fernandes de fora contra o Rio Ave e contra o Lille, que é talvez o melhor médio que temos, apesar de não estar na excelente forma que nos habituou. Koeman prefere adaptar jogadores a novas posições (Beto a extremo-direito; Alcides a defesa-direito; Nelsón a extremo direito ou esquerdo; etc), em vez de promover jovens talentos (porque será que Hélio Roque não joga?). Koeman prefere deixar Karyaka no banco ao invés de o colocar a titular ou mesmo a jogar uma 2ª parte inteira (Não vejo porque não o coloca quando sempre que joga é o melhor e o mais rematador, para não falar do facto de ser dos poucos do plantel que transporta jogo para a frente). Por fim, Koeman prefere colocar em campo jogadores semi-recuperados de lesões, para renderem pouco e acabarem por se lesionar mais uns tempos (exemplos de Simão, Quim, Miccoli e Karagounis), fazendo com que esses mesmos jogadores nunca estejam a 100 % e com que os jogadores que trabalham todos os dias para terem uma oportunidade fiquem totalmente desmoralizados.
Tanto se criticava Trappattoni, por ser tão defensivo. Ele foi campeão com um plantel reduzido e com muito menos qualidade do que o actual. O Benfica jogava feio? Sim, e depois? Cada um joga com os trunfos que tem para alcançar os seus objectivos. Afinal Koeman tenta jogar como a velha raposa mas não tem sabedoria para tal.
Como Benfiquista que sou, tenho pena pelo facto do plantel não estar a ser gerido da melhor maneira, anseio pelo jogo contra o Man Utd, onde vou ver com os meus próprios olhos, num estádio repleto, se Koeman terá coragem e discernimento para escalar um onze inicial com nexo.

Sem comentários: