quarta-feira, novembro 23, 2005

Liga dos Campeões a definir-se: Análise Atacante

Jogou-se ontem e hoje a penúltima jornada da Liga dos Campeões e muitos grupos já se encontram praticamente definidos, várias equipas apuradas, embora outros há que só se esclarecerão na última jornada. Passo a analisar os grupos e a dar os meus prognósticos pessoais:

GRUPO A

Tal como na última análise, já estavam praticamente decididos os apurados, e concretizou-se ontem o apuramento de Bayern de Munique e Juventus.
Também o Bruges ficou com a certeza de que irá estar na Taça Uefa. Por isso o único motivo de interesse para a última jornada é saber quem é que fica em primeiro lugar no grupo. Como alemães e italianos obtiveram resultados idênticos no confronto directo (2-1), será o goal-average a decidir a vitória no grupo. Neste momento os germânicos têm vantagem (9-3, contra 9-4), e na última jornada a Juve vai ao terreno do Rapid, enquanto que o Bayern vai a Bruges. Penso que ambas as equipas mais fortes sairão vencedoras, e vaticino um melhor goal-average para a Juve, com goleada à vista em Viena...

GRUPO B

Grupo em que está quase tudo decidido. A única coisa que falta é saber qual a equipa que passa à Taça Uefa - Thun ou Sparta de Praga. O Arsenal venceu o grupo, o Ajax ficará em 2º lugar, e o confronto entre os dois últimos em Praga decidirá quem passa à UEFA. O Sparta de Praga precisa de vencer e ao Thun chega o empate. Para mim, serão os checos a passar.

GRUPO C

Vencedor do grupo decidido, como seria de esperar (Barcelona), as atenções voltam-se para quem acompanha os catalães nos oitavos de final da Champions. A Udinese, mercê da fantástica vitória na Grécia é a equipa mais bem posicionada para tal, bastando um empate em casa frente ao Barça para garantir o apuramento. Para Werder Bremen se apurar só vencendo em casa o Panathinaikos e beneficiar de uma derrota dos italianos. Quanto aos gregos, a única possibilidade que têm é de passar à fase seguinte da Uefa, pois nem vencendo poderão alcançar o 2º lugar.

Grupo D

O verdadeiro grupo dos empatas e o grupo mais equilibrado de toda a Champions. Quem diria que assim iria ser, aquando do sorteio em Nyon. Para passar o Benfica precisa tão somente vencer em casa o Manchester. Para passar à Taça Uefa, necessita empatar com os ingleses e esperar uma vitória do Villareal em casa frente ao Lille. Quanto ao Manchester, para passar precisa também vencer, ou então empatar e esperar uma derrota do Lille. Os franceses por sua vez, passam caso vençam. O empate só serve se no outro jogo também houver empate. Por fim, ao Villareal, para se apurar, serve o empate em casa frente ao Lille. Prognósticos só mesmo no fim do jogo, mas eu aposto num empate em casa do SLB, e na vitória do Villareal. Conclusão: Benfica na Taça Uefa em Março (espero que me engane e estejamos na Champions...).

GRUPO E

Que grande confusão aqui vai também neste grupo. Só há uma equipa que foi eliminada - o Fenerbahçe. Para Milan passar basta um empate em casa frente ao Schalke 04 na última jornada (desde que por menos do que 3 golos). Por outro lado, os alemães para garantirem o apuramento sem ajudas externas necessitam vencer em Milão. E os holandeses do PSV para se apurarem necessitam vencer em casa os turcos. Na minha opinião os apurados vão ser o Milan e o PSV, com os alemães relegados para a Taça Uefa.

GRUPO F

Grupo em que está mesmo tudo decidido. O Lyon é o vencedor do Grupo, o Real Madrid o 2º classificado, o Rosenborg passou à Uefa e o Olympiakos disse adeus às competições europeias este ano. Última jornada para cumprir calendário e ganhar uns milhões de euros...

GRUPO G

Apesar da confusão que o Bétis instalou no grupo na última jornada ao bater em casa o Chelsea, as coisas decidiram-se praticamente todas nesta jornada, ficando apenas pendente saber quem vence o grupo. Decisão de vitória no grupo para daqui a 15 dias, em Londres, num apetecível Chelsea-Liverpool. Entretanto o Bétis passa para a Taça Uefa e o Anderlecht deverá estar mais um ano sem pontuar na Champions...

Grupo H

Pode-se dizer que o Porto complicou muito a sua vida com o empate de hoje em casa frente aos escoceses. Para passar necessita vencer na Eslováquia e que o Inter vença em Glasgow. Inter de Milão que já se encontra neste momento com o apuramento assegurado, e que deverá inclusivé descansar alguns dos seus jogadores nesse jogo. O que penso muito sinceramente é que o Porto irá vencer com facilidade na Eslováquia, e que infelizmente os escoceses conseguirão empatar e eliminar os dragões, passando o Porto para a Taça Uefa... O que é uma tremenda injustiça face à fraca qualidade futebolística demonstrada pela equipa do Glasgow Rangers.


Como nota final, gostaria de deixar o meu desejo sincero de um apuramento conjunto de Benfica e Porto para os oitavos de final da Champions. Apesar das dificuldades é algo que é possível e é muito desejável para o futebol português.

Sem comentários: