quarta-feira, novembro 30, 2005

Últimas emoções!!!

Faltando somente uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro de 2005, tudo ainda está em aberto, ou quase tudo.
Começando pela parte de baixo da tabela, o Brasiliense (que perdeu para o Figueirense pro 2 a 0 em casa), o Paysandu (que foi derrotado, fora de casa, pelo Atlético Paranaense por 3 a 2), e o Atlético Mineiro (que empatou, em casa, com o Vasco em 0 a 0) [um fato curioso, é que o Galo foi o vencedor da primeira edição do Brasileirão em 1971], já estão rebaixados para a Série B, ocupando assim os lugares que Grêmio e Santa Cruz deixaram vagos no ultimo sábado, ao retornarem à elite do futebol brasileiro. O ultimo clube que também cairá para a segunda divisão só será conhecido na próxima rodada, quando tudo for decidido. E os que brigam para não entrar nessa desconfortável posição são Coritiba (pega, em casa, o Inter, que ainda luta pelo título), o São Caetano (joga contra o Cruzeiro, fora de casa) e a Ponte Preta (que enfrenta o já rebaixado Brasiliense, em casa).
Corinthians e Internacional continuam na disputa pela tão sonhada conquista do Nacional. O time alvinegro chegou a ser o campeão, mas isso durou apenas três minutos.
O time do argentino Carlitos Tevez, Nilmar e Cia enfrentou a Ponte Preta no Morumbi. A macaca precisava da vitória, pois ainda está correndo risco de rebaixamento, mesmo após liderar o campeonato durante oito rodadas. E começou vencendo, com um gol contra de Gustavo Nery, o mesmo que abriu o placar a favor dos corintianos, e foi seguido pela bela cobrança de falta de Coelho, e ainda um gol de Carlos Alberto. Tevez fez o que ninguém acreditava e perdeu um pênalti, isolando a bola, mas nem isso acabou com a festa da torcida que nesse momento comemorava o título, já que o Inter empatava com o Palmeiras por 1 a 1 (pênalti convertido por Jorge Wagner e uma linda cobrança de falta de Juninho Paulista) lá no Beira-Rio, e esse resultado fazia do Corinthians o campeão, mas no finzinho do jogo, o colombiano Rentería aumentou para o time colorado e adiou a decisão do campeonato.O Inter ainda pode ser o campeão se, ganhar do Coritiba (que luta dentro de casa para continuar na primeira divisão), o Corinthians perder do Goiás (que já está na Libertadores) e também se conseguir ultrapassar o time paulista no saldo de gols. A vantagem é de 5 gols. É um feito muito complicado, mas depois do que eu já vi acontecer no futebol, digo que não é nada impossível que o vencedor do Campeonato Brasileiro de 2005 seja o Internacional de Porto Alegre, e é o time pelo qual estou torcendo, por achar que é o merecedor.
Três times já estão garantidos na Copa Libertadores da América, sendo eles, o Corinthians, o Internacional e o Goiás, fora o São Paulo que também já está classificado porque foi o campeão da edição deste ano. A ultima vaga é disputada entre Palmeiras e Fluminense. O Palmeiras precisava ganhar do Inter e assim ficar cada vez mais perto da vaga. Mas a derrota não foi tão prejudicial assim, pois o Fluminense também perdeu de virada para o Juventude, deixando a decisão para a última rodada. O time tricolor está um ponto a frente do time alviverde, mas o próximo jogo é o confronto desses dois times, o que significa que a vaga pode ficar com qualquer um deles, dependendo apenas de seu desempenho dentro de campo. Acredito que o Palmeiras tem mais chances, se comparando as ultimas atuações de ambos, e o fato de poder decidir em seu estádio, com a torcida a favor.
Após a saída do técnico Nelsinho Batista, Serginho Chulapa assumiu o time como interino, e o Santos venceu. Puderam jogar na Vila Belmiro, que estava interditada por punição e derrotaram o Botafogo por 2 a 1.
O São Paulo, que se prepara para disputar o Mundial Interclubes no Japão em menos de um mês (começa dia 14), perdeu ontem, fora de cada, para o Fortaleza, pelo magro placar de 1 a 0. Mas mesmo com o resultado negativo, os são paulinos tiveram a grande alegria de ver o atacante Grafite de volta aos gramados. Depois de quase seis meses longe, ele voltou e apresentou uma boa movimentação, faltou pontaria, mas nada que não seja comum.
Muita emoção é aguardada para a última e decisiva rodada. Muito choro, risos, festa e eu espero que acima de tudo, muita paz, pois o que um campeonato tão conturbado como foi o deste ano menos precisa é de mais confusão na comemoração.

Sem comentários: