quinta-feira, novembro 24, 2005

Que explique quem for capaz!!!

De há alguns anos para cá que se deparam coisas muito estranhas ao nível da participação dos clubes portugueses na Europa.
Com excepção de um clube ou dois no máximo, normalmente ficamos pelo caminho logo nas primeiras rondas das competições europeias de clubes.
Será só azar ou jogamos mal? Quem tem visto os ultimos jogos das equipas portuguesas até chega à fácil conclusão que somos e jogamos melhores. Vejam esta época o Braga-Estrela Vermelha, quem jogou melhor e quem foi apurado? Ou o que dizer do Halmstads que eliminou o Sporting e agora levou 0-5 com o Lens em França. E o Setúbal caiu com o Sampdoria em dois jogos renhidos, mas caiu.
Ainda na Taça UEFA, o Vitoria jogou melhor e perdeu, por factores extra-futebol? Talvez, mas a realidade é que perdeu e está em último lugar no grupo.
Em último lugar estão também FCPorto e Benfica, que no jogos até teem sido superiores aos adversarios.
Não é possivel que uma equipa portuguesa esteja num grupo atrás de equipas eslovacas e escocêsas ou ate equipas francesas.
Na época passada tivemos apenas os três grandes na Europa até mais tarde, porque Nacional e Maritimo cairam à primeira na primeira eliminatoria, o Maritimo em penalties com o Glasgow Rangers que está a frente do FCPorto.
Dois anos antes foi o União de Leiria que perdeu na primeira ronda com o Molde da Noruega, essa potência do futebol europeu, com a sua super-equipa o Molde!!! O Sporting não fez muito melhor e perdeu na ronda seguinte com outra potência do futebol europeu, os turcos do Gençlerbirligi que ganharam em Alvalade por 0-3!!!
Sendo que a Selecção Nacional está entre as melhores da Europa e os jogadores portuguêses também bem cotados a nivel europeu, a que se devem estas eliminações prematuras com equipas tao acessiveis e de paises tão acessíveis?
Como podemos reivindicar ter 2 ou 3 equipas na Liga dos Campeões se depois ficam em último lugar? Como podemos reivindicar ter 3 ou mais equipas na UEFA se perdemos com equipas muito inferiores que depois levam goleadas?
E que explicação encontram para estes maus resultados?
Ficam as questões no ar para quem souber responder...

Sem comentários: