quarta-feira, novembro 30, 2005

A.F. Viseu - Taça Sócios de Mérito


Realiza-se amanha a 2ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito da A.F. Viseu com os seguintes encontros:
C.Senhorim - Lamelas: Jogo interessante, em que aposto na passagem dos nosso rivais Canenses, apesar de o jogo ser contra o actual 7º classificado da 1ª Distrital.
S.C. Santar - Moimenta do Dão: Duas equipas vizinhas, mas de divisões diferentes. O Santar a atravessar um mau momento é ainda assim favorito, mas pela experiência do jogo amigável nesta pré-época, advinha-se um jogo complicado.
F. Aves - Lusitano: O actual segundo classificado da 1ª Distrital(Lusitano de Vildemoinhos) é favorito, mas atenção que não é fácil jogar no campo do Ferreira de Aves. Deste jogo saírá o adversário do Santar ou Moimenta do Dão para a próxima eliminatória)
Sampedrense - Santacombadense: Este é o jogo grande desta eliminatória, em que se encontram duas equipas com aspirações ao troféu. Pelo que já vi de ambas as equipas aposto numa vitória do Santacombadense, equipa ainda invicta no campeonato, mas na Tça costumam haver surpresas.
C. Sal - V. Benfica: Jogo que coloca frente a frente dois candidatos à subida na 2ª Distrital Zona Sul. Este Viseu e Benfica já jogou com o Santar esta época, num amigável, tem bons valores, pelo que pode complicar a vida aos da casa. Um claro jogo de 1X2.
Abraveses - Paivense: O Abraveses é da 3ª Divisão distrital, enquanto o Paivense é da 1ª Distrital, pelo que o favoritismo tem que ser dos forasteiros. Os Gibraios vão tentar contrariar esse favoritismo, aproveitando o factor casa.
P.Gonta - Sernancelhe: Jogo entre equipas da mesma divisão, mas de zonas diferentes. O Parada de Gonta perdeu grande parte do plantel da época passada, entre jogadores que sairam para o Santar, Viseu e Benfica, Mortágua..., mas ainda assim está no topo da 2ª Distrital Zona Sul. O factor casa pode ser decisivo, mas equipa do Sernancelhe vai tentar sair do concelho de Tondela com a passagem à próxima eliminatória.
C.Santa Maria - Nagosela: Duas equipas da 2ª Distrital Zona Sul. A equipa da casa é favorita devido ao factor casa, mas também pela surpreendente temporada que está a fazer. A equipa está no 1º lugar da classificação, enquanto o Nagosela ocupa o10º lugar.

O que implica a Taça?
A Taça Sócios de Mérito, bem como todas as Taças por todo esse Portugal é o parente pobre da A. F. Viseu. As equipas que se increvem são poucas(na minha opinião todas as equipas da 1ª e 2ª Distrital deveriam ser obrigadas a participar. Excluo aqui as da 3ª Distrital pelo facto de o campeonato começar mais tarde e a participação nesta competição obrigaria a grandes alterações na planificação das equipas), o que levou e tem levado a que muitas das equipas derrotadas na 1ª Eliminatória sejam repescadas. A 1º Eliminatória contou com 9 jogos, mas apenas 3 equipas foram eliminadas, ou seja, 6 equipas foram repescadas, entre elas o meu Santar.
A Taça este ano vai trazer ainda outras condicionantes às equipas presentes. Estas equipas jogaram para o campeonato no dia 27 e jogam amanha para a Taça. Domingo voltam a jogar para o campeonato. As equipas vencedoras voltam a jogar na próxima quinta-feira dia 8, para voltarem a jogar para o campeonato dia 11. Claro que se pode aproveitar a Taça para fazer a rotação do plantel, mas para aqueles que aspiram à conquista do troféu, esse poderá ser um grande risco. Consequência destes jogos consecutivos é as alterações aos treinos das equipas. Falando do meu caso concreto, Santar, fomos obrigados a alterar os dias dos treinos, bem como todo o treino em si. Assim sendo limitámo-nos da fazer treino de recuperação na Segunda-Feira. Na terça um aquecimento e uma "peladinha" sem grandes intensidades. Folga hoje, jogo amanha, treino de recuperação na Sexta-Feira, folga, jogo e de novo todo este processo na semana que se segue. Penso que não havia necessidade de isto acontecer, mas certamente que não será por isto que as equipas deixarão de ter vontade de ganhar e de dar "200%" para conseguirem a passagem à próxima eliminatória.

Sem comentários: