segunda-feira, novembro 28, 2005

Sporting - Guimarães

"Sporting a melhorar a cada jogo que passa... "

O Sporting entra de forma descomplexada e alegre em campo, fazendo uns primeiros 25 minutos muito bons. Neste período, aos 20 minutos, Carlos Martins, marca o 1º livre de muito longe e a bola bate na barra. Depois o Guimarães sobe de prestação até aos 40 minutos tendo uma grande oportunidade, com bola no poste, por parte de Paulo Sérgio. Os de Alvalade voltam a tomar as rédeas no final da 1ª parte criando mais algumas situações de golo. Carlos Martins mostra-se algo indisciplinado e poderia ter sido expulso, depois de ver um cartão amarelo, por protestos e fazer uma entrada perigosa poucos minutos depois, esta atitude parece ter sido alvo de reprimenda por parte de Paulo Bento aquando do intervalo. Aliás a o rigor e a disciplina parecem ser a base deste retocado Sporting.
A segunda parte conta com um Carlos Martins transfigurado, no bom sentido, funcionando como pensador de jogo leva o Sporting ao 1º golo após uma assistência para Deivid. Não contente com isto, o número 5 do Sporting, dá um festival de bem marcar livres, marcando um grande golo ao terceiro livre que teve a seu cargo. O Guimarães volta à carga nos últimos minutos de jogo, altura em que Ricardo mostra estar em melhor forma e Tonel demonstra ser o mais rápido e ágil dos defesas centrais, num corte espectacular a remate de Dário.
Paulo Bento ao não convocar Liedson e Pinilla mostra aos restantes jogadores que as estrelas são menos importantes que o grupo. Como resposta, os jogadores convocados fazem uma partida muito conseguida, apesar de alguma sorte em momentos cruciais contra um adversário que raramente “baixou os braços”. A defesa, em particular, demonstra mais entreajuda, fruto do lateral esquerdo raramente subir no campo para ajudar os colegas da área central. O pensador de jogo e tecnicista, Carlos Martins, em forma demonstra poder substituir o papel atribuído a Rochemback no início da época.
A 4 pontos do cimo da tabela o Sporting vai ao dragão para, relançar a luta pelo título, na próxima jornada.

Carlos Martins o melhor em campo



[FlopMG]


Lagartada vs Vitória SC
Uma péssima segunda parte, um jogador que até resolveu o jogo, e deveria ter sido expulso ainda no decorrer do primeiro tempo e mais uma vez a sorte que não quer nada com o nosso Vitória. Definitivamente, sorte, não rima com Vitória.

O Vitória, saiu derrotado de Alvalade por 2-0, com os golos a ocorrerem no segundo tempo. Deivid aos 51' minutos abriu o marcador, aos 61' foi Carlos Martins de livre directo, o tal que deveria ter sido expulso ainda nos primeiros 45 minutos.

Um Jogo de Duas Caras, se é que o podemos dizer, pois um jogo de futebol tem duração de 90 minutos, digamos que este tem que obrigatoriamente ser dividido em dois. Uma primeira metade de excelente qualidade por parte do Vitória e uns segundos 45 minutos de grande nível da equipa do Sporting deitaram por terra a ambição do conquistador.

O Vitória entrou no jogo na expectativa, tentando aperceber-se da qualidade do adversário e daquilo que estava capaz de fazer neste jogo. Controlou bem e quando o ímpeto inicial da equipa da casa sucumbiu, o Vitória subiu. Subiu e começou a criar muito perigo. O Sporting não conseguia respirar, encostado ás tábuas por um exército que estava determinado a conquistar novamente a capital Portuguesa.

Com uma pressão alta tremenda e com Svard e Moreno em grande destaque o Vitória travava cedo todas as tentativas de saída com a bola controlada por parte do Sporting, imprimindo a seu belo prazer o ritmo de jogo. Mesmo quando o Sporting conseguia entrar no meio campo vitoriano, os contra ataques dos conquistadores eram venenosos. Bola em Cabral cruzamento e Sagan a chegar ligeiramente atrasado. E de seguida a mais flagrante de todas, grande passe de Cabral para Paulo Sérgio e este apertado por dois adversários a atirar a bola ao poste e esta a percorrer toda a linha de golo sem entrar dentro da baliza para espanto de todos os adeptos presentes em Alvalade.

Chegou-se ao intervalo com a sensação que o Vitória poderia levar vantagem, a injustiça pairava no ar. Na segunda metade e talvez devido ao cansaço e ao golo sofrido demasiado cedo, o Vitória decaiu muito. Começou muito bem o Sporting pressionando e sem deixar respirar os leões atingiram muito cedo a vantagem. O lance teve início numa desmarcação de Nani, que Paiva defendeu com grande categoria, sobrando a bola para a Carlos Martins que cruzou e Deivid cabeceou para o fundo da baliza. Parece-me que o guardião vitoriano é extremamente mal batido.Passados alguns minutos e já com duas alterações na equipa vitoriana, entraram Targino e Benachour para dar mais pendor atacante ao 4-3-3 escalonado por Jaime Pacheco. O Vitória sofre o segundo golo de livre. Carlos Martins enche o pé e sela o resultado com uma bomba. Mais uma vez fica a sensação que o guardião Paiva podia ter feito melhor. A partir deste momento o Vitória voltou a crescer e foi em busca de reduzir o resultado, não conseguindo atingir o objectivo. A atitude demonstrada, apesar do cansaço sentido depois do electrizante jogo com o Bolton, leva-nos a acreditar que as coisas vão mudar, mas a crença está a começar a esgotar-se.

Em jeito de conclusão deixo uma referência ao técnico Jaime Pacheco, é fácil treinar quando não se inventa e é notória a diferença de rendimento da equipa quando joga com extremos, abrindo assim o jogo no ataque, do que quando joga com 4 médios afunilando o jogo e não aproveitando as excelentes características do ponta de lança vitoriano Saganovsky.

Uma achega para a fraca presença de Vitorianos em Alvalade, o que convenhamos não é costume, acontece que jogos de UEFA em apenas 1 semana, com uma delas a ser uma Deslocação Massiva a Sevilha, implica contenção, sem falar uma vez mais na ridícula situação de em Alvalade pedirem 30,00 € aos adeptos Vitorianos, eu por exemplo gastei 90,00 € a época passada para ir ver o VSC em Alvalade numa Segunda Feira,
Combustíveis+Portagens+Comes e Bebes+Bilhete (25,00). Fica esta chamada de atenção, para os dirigentes desta praça, que cada vez mais preferem estádios vazios.

Vamos esperar que Quinta-Feira o nosso fado se superiorize ao flamenco e vejamos novamente o nosso Vitória e os nossos associados a sorrir. Depois darei notícias de Sevilha.

[Atlético] e [Anjo Branco VSC]

Sem comentários: