sábado, novembro 26, 2005

Nacional-Braga

Versão Nacionalista

Na Choupana assistiu-se ao jogo entre 1º e 2º classificado da Liga Portuguesa e como se esperava não foi um grande espectáculo em termos de futebol jogado mas sim uma grande batalha táctica muito emotiva. Ambas as equipas entraram muito cautelosas no jogo e viu-se desde logo que o jogo de aberto não teria nada ou não estivessemos perante dois treinadores extremamente tácticos, mestres no xadrez do futebol.Manuel Machado mais uma vez demonstrou que estuda ao pormenor cada adversário e na primeira parte o Braga não fez um unico remate perigoso à baliza do Benaglio. Dominando bem todos os espaços e anulando muito bem a acção de Madrid que é o desequilibrador do Braga, a primeira parte foi toda nacionalista , já que os madeirenses foram os únicos que conseguiram criar perigo nesta fase do jogo. O golo surgiu merecidamente aos 28 minutos por Alonso numa boa jogada dos alvi-negros. O jogo arrastou-se ate ao intervalo sem que o Braga esboçasse qualquer reacção e a vantagem era totalmente merecida ao intervalo.
Na segunda parte tudo se inverteu. O Nacional decidiu-se pelo contra-golpe enquanto o Braga teve que arriscar já que estava em desvantagem. Naturalmente que os bracarenses não são uma equipa qualquer e conseguiram remeter os nacionalistas para a sua defensiva. A saída do André Pinto foi para mim, o unico erro de Manuel Machado, já que sem a unidade que fixava os defensores do Braga lá atrás, o Nacional viu-se empurrado para a sua grande área e os lances de perigo começaram a surgir junto à baliza de Diego Benaglio que no entanto foi suficiente (com a ajuda do poste tambem) para suster o ímpeto bracarense, contanto também para isso com a muralha intransponível da defensiva madeirense.
Manuel Machado reconheceu o erro que o fez perder o meio campo e lá meteu o Chilikov na frente o que aliviou um pouco o sufoco do Braga que começava a atacar mais com o coração do que com a cabeça e fez com que o Nacional voltasse a subir no terreno e se aproximar da baliza dos arsenalistas.O jogo chegou ao fim para gáudio dos milhares de nacionalistas eufóricos pela obtenção de mais 3 pontos (o + mais importante) e a subida ao 1º lugar (algo secundário). Estamos cada vez mais próximos da meta dos 36 pontos. Naturalmente que muitos dirão que o empate era mais justo e talvez tenham razão, mas não vale a pena entrarmos na história dos "ses". Se o Braga tivesse empatado, especialmente na bola ao poste (a situaçao mais clara de golo que tiveram), o Nacional se calhar jogaria diferente do que jogou toda a segunda parte. Não sabemos. O que interessa são as bolas que entram. E nesse aspecto vencemos o que torna a vitória justa. Também ja dominámos jogos que não conseguimos ganhar...isso é futebol.
Referência final para Chainho, para mim o melhor em campo. É um grande jogador com uma expêriencia fenomenal que sabe exactamente o que fazer em campo para cada situação de jogo...ainda bem que o maritimo o dispensou...lolol

Versão bracarense

O adeus provisório ao 1º lugar

O SCBraga foi derrotado na Madeira pelo Nacional, por 1-0. Um resultado algo injusto por aquilo que a nossa equipa desenvolveu na Choupana, sendo se calhar o empate o resultado mais justo para o que as duas equipas fizeram.

Jesualdo Ferreira colocou Cândido Costa a titular, tendo sido essa a alteração de maior destaque na nossa equipa.
A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, com ambas as equipas a não arriscarem muito. No entanto, não deixou de haver bom futebol, digno de uma discussão pela liderança da Liga.

O Nacional foi a equipa com mais sorte, e que mais fez por marcar neste periodo, e acabou por fazer o resultado final, através de uma jogada individual aos 28 minutos.

Depois do golo, o SCBraga respondeu e passou a dominar os acontecimentos, ao passo que o Nacional defendia o resultado. À passagem do minuto 40, Cândido Costa cai dentro da área dos madeirenses, mas o árbitro nada assinalou. Um erro, pois o número 30 bracarense é claramente derrubado por dois defesas do Nacional.Ao intervalo a vantagem do Nacional fez com que Jesualdo Ferreira alterasse algo na equipa, o que veio a acontecer. Sacrificou Cândido Costa e Abel (que até não estavam a jogar mal), fazendo entrar Maxi Bevacqua e Davide, com o intuito de dar maior mobilidade e rapidez ao ataque bracarense.

Logo nos primeiros instantes do segundo tempo, Davide (recém-entrado na partida), atira à trave da baliza, após um bom cruzamento de Maxi. Foi o primeiro grande sinal de perigo. O SCBraga dominava a partida por completo e aos 73 minutos, o Treinador arriscou mesmo tudo, tirando Paulo Jorge para a entrada de Jaime Jr.. A nossa equipa fez um autêntico cerco à baliza do Nacional, mas a sorte não estava mesmo com os nossos jogadores.
No final do jogo, o resultado era algo injusto para a nossa equipa, principalmente pelo futebol que desenvolveram no segundo tempo… merecíamos mais…

Agora continuamos lá em cima, baixamos um posto na classificação, mas o apoio dos bracarenses a esta grande equipa vai continuar. Por isso, no próximo Domingo, vamos continuar a pintar o Estádio Municipal de vermelho!

Sem comentários: