segunda-feira, novembro 07, 2005

Benfica Vs. Rio Ave

Visão de um Benfiquista:


Quando percebi o 11 inicial do Benfica, pensei 2 coisas, ou esta época o Benfica tem realmente um plantel muito melhor que lhe permite fazer tanta alteração no 11 inicial, ou então foi uma decisão bastante arriscada de Koeman e iria pagar por isso no fim do jogo...
O jogo começou bem para os encarnados, e então pensei que a aposta de Koeman estava ganha, mas acontece que num jogo de futebol tudo pode acontecer, e o Rio Ave sem nada o prever marca um golão que gelou por completo o estádio da Luz.
O Benfica até reagiu bem, foi á procura do empate, o Rio Ave naturalmente defendeu o resultado e pareceu-me que a estratégia passava por aproveitar todas as oportunidades para efectuar um remate tentando aproveitar alguma intranquilidade que se pudesse apoderar de Rui Nereu.
Entretanto Petit empata o jogo num livre que apesar de tudo penso que foi mal marcado, com tanto espaço atras da barreira, um jogador que soubesse fazer a bola passar por cima da barreira teria por certo marcado um golo sem a ajuda de desvios, mas enfim, a bola entrou!

Na segunda parte, repetiu-se o filme, Rio Ave a marcar primeiro com mais um bonito golo, e Petit a empatar novamente com um livre que volto a dizer me pareceu mal marcado, mas enfim, acabo por cair no ridículo, o homem marca 2 livres da mesma forma e ambos resultam em golo, e eu a dizer que foram mal marcados...
Apenas acho que com um guarda redes e uma barreira melhor colocados aqueles 2 golos não entravam...
Até ao fim do jogo o Rio Ave foi criando algumas oportunidades em contra ataque, poderia muito bem ter saído vencedor da Luz, o que seria uma verdadeira injustiça.
Resumindo, a opção de Koeman apesar de arriscada resultou a 50%, pois julgo que foi um bom jogo de futebol, com qualidade de parte a parte, e que divertiu as 35 mil pessoas que se deslocaram à Luz.

Pontuação Atacante

Rui Nereu – 3, 2 golos sofridos sem grande responsabilidade.
Luisão – 2, nos 2 golos do Rio Ave alguma coisa correu mal naquela defesa...
Ricardo Rocha – 2, tal como Luisão.
Leo – 3, É um jogador certinho, não é espectacular, mas um dos melhores laterais esquerdos da Liga.
Nelson – 2, apareceu pouco, todos têm direito a jogos destes.
Petit – 4, apesar dos 2 livres “mal marcados” aprendeu a marcar cantos, finalmente um jogo em que o Benfica soube marcar cantos e criar situações de perigo a partir destes lances...
Beto – 3, substituiu e muito bem Manuel Fernandes, a prova de que o meio campo esta época pode rodar...
Karagounis – 2, porque joga de cabeça baixa?
Geovani – 3, o melhor jogo da epoca.
João Pereira – 2, desenrascou não muito bem.
Nuno Gomes – 2, estragou a média de golos que tinha, mas também não merecia mantê-la...
Karyaca – 2, não fez muito mais que Karagounis neste jogo.
Mantorras – 1, pelo livre que ganhou que valeu o 2.º golo.
Nuno Assis –2, tentou pegar no jogo, mas não tem confiança nenhuma, não percebo porque não se aposta mais neste jogador...

Arbitragem

Ficam registados 2 lances em que no mínimo ficaram 2 amarelos por mostrar, já que está tanto na moda protestar com os vermelhos mal ou bem mostrados, ficam registadas as entradas sobre Beto (na primeira parte) e Nuno Assis (no fim do jogo) que nem amarelo deu...
Quanto ao 2.º golo do Rio Ave, demasiado óbvio para comentar.
Os livres que dão os golos do Benfica deixam também algumas duvidas, após a repetição fico com a ideia que é falta, mas isso sou eu que sou Benfiquista :)
Destaque para o penalty “cometido” por Ricardo Rocha sobre Gaucho quando o jogo foi interrompido pelo arbitro e ambos os jogadores se agarravam, enfim, uma pérola dos jornalistas da TVI.

Positivo do Jogo

Foi um bom jogo de futebol, num grande estádio, com algum público, em Portugal também existem coisas destas...

Negativo do jogo

Arbitragem, não que tivesse sido uma má arbitragem no geral, até gostei (poucos cartões e poucas faltas), mas infelizmente cometeu erros que influenciaram o resultado final...

* Caso sejam clientes Netcabo ou Sapo ADSL, basta clicar nos golos para ver os videos dos respectivos golos.

[PRM]

Visão de um Vilacondense :

A primeira parte foi bastante equilibrada, com a posse de bola a pertencer ligeiramente ao Benfica, que entrou bem no jogo, controlando o meio campo, praticando um futebol agradável. Aos 20min, em jogada de contra ataque, o rio chegou ao primeiro golo da partida, através de uma boa jogada de Zé gomes, que cruzou para um remate espectacular de Cleiton. O Benfica acabou por chegar ao empate, através de um livre directo marcado por Petit, com a bola a tabelar ainda em Niquinha. O rio ave soube gerir bem o domínio encarnado ao longo da primeira parte ,sendo que o Benfica não construiu uma única jogada de grande perigo. O empate era um resultado justo ao intervalo.

A segunda parte foi uma fotocopia da primeira, novamente com o rio ave a conseguir gerir bem o domínio e maior posse de bola do Benfica. O Rio Ave começou a descer lentamente, mas sem esquecer o contra ataque. Foi assim que aos 55min Chidi marcou, após boa assistência de Gaúcho. Foi então que se iniciou uma tentativa de avalanche ofensiva por parte do Benfica, mas sem nunca o conseguir. As marcações efectuadas tanto a nível defensivo como no meio-campo aos jogadores do Benfica funcionaram perfeitamente. Assim, mais uma vez ( só podia..) lá apareceu magicamente um livre à entrada da área, convertido por Petit.

Nos últimos minutos o Benfica atacou e muito, mas sem consequências. Assim, mais um bom resultado para o rio ave, que mostrou trabalho de casa, e mereceu este empate na Luz. António Sousa está de parabéns: construiu um rio ave com personalidade, com garra e vontade de vencer, e soube aproveitar a estrutura do ano passado para a partir dela formar uma “nova” equipa, mantendo os mesmos jogadores, os mesmos resultados, mas criando uma nova identidade…
Parabéns!

Pontuação Atacante:

Mora - 3 Apesar de ter sofrido dois golos de bola parada, sem nada poder fazer em ambos, realizou uma exibição muito segura, eu nível do que tem vindo a realizar. Deu confiança extra a toda a defesa do rio ave.
Zé Gomes - 4 Mais uma boa exibição deste vilacondense de gema. Muito seguro a defender ( geovanni nem se viu na primeira parte…), sendo que não atacou muito, mas sempre que o fez, levou perigo. Candidato a no final da época partir para outras paragens…
Danielson - 3 Como já havia demonstrado, tem algumas dificuldades em sair a jogar. Deixou essa função para Idalecio e encarregou-se da marcação, conseguindo secar completamente Nuno Gomes (apenas teve espaço para um remate fraco fora de área…).
Idalecio - 4 Esteve imperial no jogo aéreo, e ainda comandou toda a organização defensiva, que apenas foi ultrapassada através de 2 livres directos. Apesar das criticas que lhe são feitas constantemente, para mim continua a ser um dos melhores centrais do campeonato… e hoje confirmou-o.
Milhazes - 2 O pior elemento do rio ave em campo. Limitou-se a defender, e mesmo assim deixou bastantes espaços... Na segunda parte melhorou bastante, mas quando se apanha um “extremo” como João Pereira, é muito mau quando um lateral se limita a defender..
Mozer - 3 O trinco que estamos habituados a ver, sempre duro, e muitas vezes funcionando como terceiro central entregando o meio campo a Niquinha e Delson.
Delson - 2 juntamente com milhazes, procurou fechar o a asa direita do Benfica, e no geral conseguiu. Mas O objectivo deveria ser também atacar.. e isso não existiu no flanco esquerdo do rio ave.
Niquinha - 5 Sem palavras….
Chidi - 3 Com uma primeira parte para esquecer, com inúmeros passes falhados, e jogadas sem consequência, melhorou bastante na segunda parte, quando passou a jogar mais junto a Gaúcho. Marcou um bom golo, cheio de oportunismo, após boa assistência de gaúcho. Mostrou muita disponibilidade física, mas ainda tem que evoluir muito…
Gaúcho - 3 O nosso “matador” ficou em branco, mas teve uma acção importante nos dois golos: abriu espaço para entrada de Cleiton no primeiro, e assistiu Chidi para o segundo. Pouco participou no jogo, mas sempre que o fez, deu golo…
Cleiton - 4 Eu diria que temos jogador: bons dribles, bastantes idas à linha de fundo, não falhou um único cruzamento, poucos passes errou… e ainda teve tempo para marcar um golo fenomenal. Outro candidato a partir para outras paragens no final da época…

Positivo do Jogo:

A organização
tácticaA organização táctica do rio ave, que funcionou como equipa do primeiro ao ultimo minuto, dando a ideia que todos traziam bem estudada a sua missão dentro de campo. Bom trabalho de casa realizado por António Sousa.

Negativo do Jogo:

Uma equipa como o rio ave, com um orçamento muito limitado, que vem empatar ao estádio da Luz, não pode ter muitos aspectos negativos a apontar, mas a melhorar a vocação ofensiva do flanco esquerdo: Milhazes e Delson, limitaram-se a defender, e quando assim acontece, nem defender se consegue…

[DevilGhost]

Sem comentários: