quarta-feira, novembro 02, 2005

Champions League, 4ª jornada - Análise Atacante

Grupo A


Um grupo em que tudo parece decidido. Embora matematicamente o Clube Brugge ainda se possa apurar. Os belgas vão jogar a Turim e recebem o Bayern, pelo que se vencessem os dois jogos tudo se conjugaria para se apurarem. No entanto, sou da opinião que os colossos alemão e italiano vão vencer nas duas próximas jornadas e vai ser o goal average que vai decidir quem vence o grupo. Por outro lado, os belgas têm garantida já a passagem à Taça Uefa.

Grupo B


Também neste grupo as coisas estão mais ou menos decididas no que se refere à passagem à fase seguinte da Champions. O Arsenal carimbou hoje a sua passagem, enquanto que o Ajax com a vitória no campo do Thun escancarou as portas da 2ª fase. Entretanto na última jornada o Sparta Praga-Thun deverá desvendar qual a equipa que passa à Taça Uefa e se classifica em 3º lugar do grupo.

Grupo C


Aqui o Barcelona continua o seu passeio e tem o apuramento e liderança do grupo garantida. As lutas tanto pela vaga para a Champions bem como para a Taça Uefa é que se asseguram acesas até à última jornada. Estando as 3 equipas com 4 pontos, à primeira vista a equipa que parece estar em vantagem seria o Panathinaikos, uma vez que já não joga mais nenhuma vez com o Deco, Ronaldinho e Cª, Lda, no entanto os catalães podem começar a descansar e perder alguns pontos preciosos para Werder Bremen e Udinese. De qualquer forma penso que os jogos chave são claramente o Panathinaikos-Udinese e o Werder Bremen-Panathinaikos. A minha aposta, muito sinceramente, vai para os alemães. Mas é apenas uma questão de gosto pessoal. :-)

Grupo D


Aqui está o grupo mais equilibrado da Champions. Quem diria. Nesta jornada tudo levou uma cambalhota e os dois últimos passaram para os dois primeiros lugares...
Qualquer combinação de resultados é possível, no entanto, e no que se refere ao Benfica, sendo a equipa portuguesa, a única hipótese garantida de apuramento é caso vença os jogos em Paris frente ao Lille e em casa ao Manchester. Aliás, vencer em Lille é praticamente obrigatório para pensar no apuramento para a fase seguinte. Caso isso aconteça, até é possível empatar em casa com o Manchester e apurar-se, caso o Villareal não perca em Inglaterra. Mas neste grupo muito sinceramente acho que prognósticos só no dia 7 de Dezembro por volta das 21.35...

Grupo E


Outro grupo bastante equilibrado. O Milan que era o grande favorito à passagem directa à 2ª fase, está com uma tarefa bem espinhosa nas mãos, tendo um jogo de risco na Turquia na próxima jornada, precisando de pelo menos não perder, para depois poder decidir o apuramento em sua casa frente ao Schalke 04. Os alemães, por sua vez, com 4 pontos ganhos nos dois últimos jogos, relançaram a candidatura e precisam vencer o próximo jogo em casa frente ao PSV. No entanto, também os turcos do Fenerbahçe têm todas as possibilidades de seguir em frente. Estamos perante mais um grupo em que os prognósticos são bastante complicados de fazer.

Grupo F


Grupo em que praticamente está tudo decidido. O Lyon e o Real estão apurados, o Real Madrid para conseguir chegar ao 1º lugar do grupo tem de vencer por mais de 3 golos os franceses, na próxima jornada, no Santiago Barnábéu, e o Rosenborg com um empate em casa frente ao Olimpiakos garante o apuramento para a Taça Uefa.

Grupo G


Interessante a luta a 3 neste grupo G. Assumindo que o Anderlecht pelo 2º ano consecutivo vai conseguir fazer 6 jogos sem pontuar na Champions, era como se tivessemos neste momento Liverpool e Chelsea com 10 pontos e Bétis com 9, embora o Liverpool tivesse 2 jogos a fazer, um em Stamford Bridge e outro em casa frente ao Bétis. O que quer dizer que tudo ficará decidido se os espanhóis não forem a Anfield Road vencer na próxima jornada. Se vencessem havia de ser fantástico o Chelsea-Liverpool da última jornada, uma espécie de mata-mata, que apesar de ser de risco muito prazer daria a Mr. Special One...

Grupo H


Neste grupo o Inter está praticamente apurado, apesar do seu pouco futebol, e o Porto tem tudo para o acompanhar. Se vencer em casa o Rangers e for à Eslováquia vencer o Artmedia o Porto acompanhará os italianos para a 2ª fase da Champions. No entanto continuo a achar que o jogo na Eslováquia é um jogo de risco e que não são favas contadas como a generalidade das pessoas pensa. Quanto ao apuramento para a Uefa neste momento o Rangers tem vantagem face ao Artmedia, em caso de empate.

Sem comentários: