Este é, indubitavelmente, um dos estádios mais modernos e espectaculares de sempre. Inicialmente, a ideia de construir um estádio desta envergadura gerou muita polémica, tendo sido motivo de diversos debates na cidade de Munique. Contudo, os êxitos a nível desportivo do Bayern Munique, e mesmo do TSV 1860, já justificavam uma casa de acordo com o conforto e estética que outros clubes pela Europa fora já patenteavam e usufruiam.
Apesar da Câmara municipal de Munique pretender a remodelação do Estádio Olímpico, a administração do Bayern Munique decide-se pela construção de um estádio novo, estimando desembolsar cerca de 250 milhões de euros. Depois de muitas reuniões entre várias entidades, eis que sai o fumo branco, em 1999: iria iniciar-se a construção de uma arena multi-funções junto à feira industrial. No entanto, só em 2001 os dois clubes chegaram a acordo: o estádio iria dispor de 66.000 lugares e uma arquitectura bastante sui generis, que proporcionasse e cativasse, não só o próprio “circo” do futebol, como os adeptos e sócios dos clubes.
A sua construção teve ínicio em 2002, depois da constituição de uma empresa com 50% de cota para cada clube. Os célebres arquitectos suiços Herzog e Meuron ganharam o concurso e apelidaram a obra desde logo de Estádio dos Sentidos.
Com a notícia de que a FIFA concordou com a realização de 6 jogos do Mundial 2006, entre os quais o jogo inaugural, o estádio ganhou ainda mais brilhantismo. Os arquitectos Herzog e Meuron já contavam no seu currículo com exteriores criativos nos seus edifícios, e esta obra não fugiria à regra. O estádio iria ter a possibilidade de mudar de cor, consoante o clube que actuar nessa altura, através da iluminação projectada na sua envolvente composta por 2874 almofadas de material sintéctico e simultaneamente reflector, numa área de 64000m2. Portanto, este “camaleão” poderá mostrar-se azul, branco ou vermelho.
Ambos os presidentes dos clubes mostraram-se deslumbrados com a obra:
- Karl-Heinz Wildmoser (TSV 1860 Munique) – “Está lançado um novo capítulo na história do futebol da cidade e dos dois clubes. Estou ansioso pelo primeiro derby no Allianz Arena”.
- Franz Beckenbauer (Bayern Munique) – “Atingimos um marco importante na nossa campanha. Estamos perante um design que marcará os padrões do futebol no futuro. Este estádio terá um papel fundamental no Mundial 2006” .
O nome do estádio provém de uma parceria entre a Munchen Stadion GmbH e a seguradora internacional com sede em Munique: Allianz. O contrato expira em... 30 junho de 2021.
Venha daí o Mundial 2006, que o Allianz Arena dê sorte a Portugal!
Sem comentários:
Enviar um comentário