sábado, novembro 05, 2005

Taça UEFA Grupo H

Mais uma jornada da Taça UEFA, desta feita sem a presença da única equipa portuguesa em prova (até ao momento, vamos aguardar o fim dos grupos da Liga dos Campeões para sabermos se vamos ter mais algum representante). Desta feita o Vitória folgou, mas o seu grupo não parou, o Grupo H.
Assim sendo foi a vez do Sevilha se estrear nos jogos do grupo onde recebeu e venceu o Besiktas por concludentes 3-0. No outro jogo o Bolton Wanderers venceu em casa o Zenit St. Petersburg por 1-0.Após a segunda jornada as ilações que se podem tirar é que excepção feita ao jogo Besiktas-Bolton todas as equipas que jogaram em casa ganharam e é isso mesmo que o Vitória tem de ter em conta, uma vez que ainda não jogou no D. Afonso Henriques, ou seja, os jogos em casa são para se ganhar. Sabendo que são apuradas 3 equipas os resultados das outras formações são mais ou menos indiferentes desde que se ganhe os dois jogos em casa, porque com duas vitórias e seis pontos é sempre natural que alguém faça pior, mesmo que esse alguém sejam duas equipas.
A meu ver com 50% de vitórias nos jogos qualquer equipa ficará sempre e pelo menos em 3º lugar, alguém irá fazer melhor e consequentemente alguém irá fazer pior.
E o Vitória até foi bafejado nos jogos que terá de fazer em casa. Estas equipas (Besiktas e Bolton) são bastante acessiveis quando jogam fora e muito difíceis no seu terreno. Alguém trocaria esta sequência de jogos com ter de ir à Turquia e a Inglaterra e receber o Sevilha?

Eu vejo que com este calendário o Vitória tem 6 pontos fáceis de conseguir, ir a Espanha seria sempre para perder e na Rússia tentar pelo menos o empate o que não sucedeu mas que não é assim tão importante, como já expliquei na teoria dos 50% de vitórias.
Imaginemos então a ordem inversa dos jogos. Ir à Turquia ao campo do Besiktas é muito complicado e há factores que condicionam estas visitas, como se viu na visita a São Petersburgo, onde o trabalho do árbitro foi deplorável. Isso iria acontecer de igual modo ou pior na Turquia.

Em Inglaterra é muito difícil qualquer equipa "continental" pontuar, porque os ingleses, por mais pequena que seja a equipa em causa, normalmente em casa transcendem-se, isto é, são o 80 e fora são o 8, completamente.
Assim teriamos duas derrotas fora quase certas e mais, receber o Sevilha. Os espanhois não são nada fáceis seja em casa ou fora e um empate já seria muito bom, mesmo sendo no D. Afonso Henriques. Mesmo que de seguida se goleasse o Zenit em casa, apenas 4 pontos não seriam suficientes para um terceiro lugar no grupo.

Postas estas questões só resta ao Vitória ganhar os jogos em casa e ver quem é quem o acompanha na passagem à proxima fase.
Vamos lá Vitória ao menos tu dá uma alegria à Nação!!!

Sem comentários: