quinta-feira, novembro 03, 2005

Campeonato Norueguês e a Noruega na UEFA

Acabou-se!!!

Finalmente e após 13 anos acabou o dominio avassalador do Rosenborg, intra-muros. Pertence-lhes o recorde europeu de titulos consecutivos de 13 campeonatos, conquistados de há 13 anos para cá.
Já o ano passado ganharam o campeonato no desempate por golos com o Välerenga, porque em pontos no final ficaram empatados também. E que desempate meus amigos, venceram por diferença de um único golo.
Este ano desde cedo ficaram arredados do titulo, sendo que no final ficaram em oitavo lugar a 15 pontos do primeiro classificado e com mais derrotas que vitórias no total de jogos ( 9 vitórias 3 empates e 12 derrotas!!!), a apenas 4 pontos da descida!!!
Nesta temporada tudo foi diferente começando pelo lider até à ultima jornada que era o Start, que tinha vindo da Segunda Divisão esta época!!! E na última jornada perdeu em casa com uma equipa que estava para descer de divisão. Jogo este onde sucedeu algo muito grave (vejam o "Ps" no fim do post).
Ao Start até bastava o mesmo resultado que o novo campeão, o Välerenga, que até ia jogar fora com o sétimo classificado Odd Grenland, e que empatou a duas bolas. Assim sendo a justiça veio passado um ano, ou seja, depois de perder um campeonato por um golo este ano ía suceder-lhe o mesmo mas o Start, primo-divisionário, não aguentou a pressão e baqueou oferecendo de bandeja o titulo. Ainda assim ganhou uma ida á 2ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões, nada mau para quem subiu este ano.
Na Europa duas são as equipas apuradas para a Liga dos Campeões, o segundo classificado tem de disputar duas pré-eliminatórias e o campeão disputa apenas a 3ª pré-eliminatória. Ainda coloca directamente 3 equipas na taça Uefa, sendo que uma disputas todas as Pré-qualificações. Este ano tivemos assim distribuidas as equipas:

Liga dos Campeões: Rosenborg na 3ª Pré-eliminatória e Välerenga na 2ª Pré-eliminatoria.

Taça UEFA: Viking na 1ª Pré-eliminatória, Tromsö e Brann Bergen na 2ª Pré-eliminatória.

Assim temos e já com alguns jogos os seguintes resultados apurados:
O Rosenborg em fase decrescente jogou o apuramento para os grupos contra o conhecido Steaua Bucareste com 3-2 e 1-1 mas já está afastado da fase seguinte da Liga dos Campeões e como ganhou na Grécia ao Olympiakos tem as portas da Taça UEFA praticamente escancaradas.
O Välerenga caiu aos pés do FC Brugges na eliminatória anterior aos grupos e apenas em penalties (3-4) tendo conseguido em jogo jogado 1-0 e 0-1, nada mau. Sendo assim ficou apurado para a Taça UEFA onde calhou com o Steaua Bucareste!!! (ele há coincidências) na eliminatória anterior aos grupos e foi arrasado com 0-3 e 1-3.
O Viking foi a equipa que teve que passar as três eliminatórias e com distinção. Na última eliminou o Austria Viena com 1-0 e 1-2 e ei-los na fase de grupos da Taça UEFA. Aqui calhou no Grupo A com: Hamburgo, Mónaco, Slavia Praga e CSKA Sófia. No primeiro jogo ganhou em casa ao Mónaco 1-0, nada mau.
O Brann Bergen caiu na primeira eliminatória aos pés do Lokomotiv Moscovo com 1-2 e 2-3, bem renhido.
Por último o Tromsö eliminou a forte equipa do Galatasaray com 1-0 e 1-1. Pelo que vi do primeiro jogo na Noruega, o Tromsö teve alguma sorte e num campo onde não havia relva mas sim lama. Lama em todo o terreno de jogo e ainda chovia pior que no Naval-Benfica ou FCPorto-Inter. Fico curioso em saber como decorreu o jogo na Turquia para ter ficado 1-1. E eis que estão colocados no Grupo E juntamente com Estrasburgo, AS Roma, Estrela Vermelha (podia ser o Sp.Braga) e Basileia. No único jogo do grupo até agora receberam a AS Roma e perderam apenas por 1-2.
Vamos ver o que fazem e até onde vão as equipas norueguesas este ano. As que ainda estão em prova obviamente.



Ps: O jogador do Fredrikstad, Dagfinn Enerly, partiu o pescoço ao ser abalroado por um colega de equipa, quando ambos tentavam evitar um canto. Capitão de equipa, Enerly caiu no relvado e ficou inconsciente por vários minutos até ser carregado de maca para a ambulância, sem se conseguir mexer do pescoço para baixo. Curiosidade - este jogador tinha sido cedido pelo Rosenborg.
O facto provocou comoção no futebol norueguês e mundial. Roar Strand, do Rosenborg, afirmou que "o jogo de terça-feira contra o Real Madrid não tem significado", referindo-se à partida para a Liga dos Campeões. O capitão do Real Madrid, Raúl, na chegada à Noruega, desejou uma pronta recuperação a Enerly.
Na melhor das hipóteses Enerly ficará tetraplégico.

Sem comentários: