sexta-feira, março 16, 2007

Benfica 3-1 PSG


Estádio: Estádio da Luz

Espectadores: 55.000

Árbitro: Florien Mayer (Alemanha)



SL Benfica: Moretto, Nelson, David Luiz, Anderson e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão, Nuno Gomes e Miccoli.

Treiandor: Fernando Santos.

Jogaram ainda: João Coimbra, Dérlei e Paulo Jorge



PSG: Landreau, Mabiala, Rosenhal, Traoré e Dramé, Diané, Mulumbu Gallardo e Rothen, Pauleta e Luyindula.

Treinador: Paul Le Guen.

Jogaram ainda: Kalou, Ngog e Mendy.



O Benfica conseguiu vencer o PSG e apurou-se para os quartos-de-final da Taça UEFA. O jogo teve momentos em que parecia que o Benfica ia golear e outros em que esteve á beira da eliminação.



O PSG entrou em campo com uma equipa com muitas alterações. Foram sete os novos jogadores lançados no onze por LeGuen, que não actuaram no jogo da primeira mão em Paris. No Benfica, David Luiz voltou a estar presente no onze, e a surpresa de Fernando Santos chamou-se Moretto. Quim, que se lesionou no jogo frente á U. Leiria, não recuperou, e quando toda a gente esperava que fosse Moreira o títular, eis que surge o guardião brasileiro.
O PSG começou ao ataque. E até podería ter marcado primeiro, num lance em que Moretto respondeu as assobiadelas inícias com uma grande defesa. O ataque começou pelo lado direito da defesa encarnada, com Rothen a deixar Nelson para trás, e depois a ver bem a desmarcação de Pauleta, que sozinho permitiu a defesa do brasileiro. O Benfica entrou instável e permitiu ao PSG continuar a criar algum perígo, muito por culpa da ausência de pressão na equipa parisiense para este jogo, pois segundo o treinador francês, a prioridade é a Liga e não a Taça UEFA. O Benfica começou a equilibrar as contas, a partir do momento em que começou a pressionar mais o jogador do PSG que tinha a bola e imediatamente começaram a surgir os erros por parte dos jogadores franceses, que começaram a perder bolas e a falhar passes, e isso acabou por resultar em golo ao minuto 12, quando Nuno Gomes desmarcou muito bem Simão, depois de um brinde de Traoré.



O capitão correu com a bola e já dentro da área bateu Landreau, para a primeira grande explosão de alegria no "Tribunal da Luz". O jogo virou completamente de sentido, e apenas tinha a direcção da baliza do PSG. Três minutos depois do golo, a trave da baliza voltou a ser madrasta para Katsouranis. Depois de uma guerra com os ferros das balizas no jogo frente ao Boavista, ontém voltou a ver a bola esbarrar com estrondo, quando já toda a gente pulava e festejava o golo. Simão cruzou largo da esquerda, Nuno Gomes amorteceu já perto da linha de fundo para o grego, que dentro da pequena área bateu de primeira contra os ferros. O lance prosseguiu, e sería Karagounis a ver o poste negar-lhe o golo, depois de um excelente remate cruzado, em que Landreau ainda teve algo a dizer, com um desvio subtil. O Benfica tinha tomado conta do jogo, a partir do golo de Simão, golo esse que lhe dava o apuramento. O PSG, depois de 10 minutos de grande pressão sobre os encarnados, desapareceu por completo. Aos 20 minutos de jogo, o Benfica podería ter aumentado a contage, se Nuno gomes tivesse o pé mais calibrado. Miccoli ganhou bem a bola e rematou de fora da área, Landreau não segurou e defendeu para a frente e na recarga o internacional português atirou ao lado da baliza. E o melhor desta partida estava guardado para o minuto 26. Depois de uma jogada de insistência junto da área do PSG, a bola sobrou para Petit. E quando toda a gente esperava a bomba do centrocampista encarnado, eis que surge um monumental chapéu com conta peso e medida, a fazer lembrar o de Poborski a Vitor Baía no Euro 96. Ainda assim a bola tinha que esbarrar na trave antes de entrar na baliza de Landreau.



O Benfica tinha o jogo controlado, a eliminatória na mão, mas eis que surge outro ilustre conhecido, a complicar as contas. Pauleta, acorreu de forma sagaz ai um cruzamento de Rothen, quatro minutos após o 2-0, e antecipando-se a Anderson, bateu Moretto, que também ficou mal na foto, com um golpe de cabeça. A eliminatória estava empatada, e começou aqui o calvário do Benfica, até aos últimos minutos da partida. O PSG voltou a crescer, aproveitando a falta de confiança que se voltou a instalar na defesa encarnada, aliada aos assobios recorentes da bancada que chamavam por Moreira cada vez que Moretto tocava na bola, e dispôs de alguns lances de perígo, e talvês de uma grande penalidade que Florien Mayer poderá não ter visto. Mas antes desse lance, Pauleta voltou a ter nos pés o golo da igualdade, depois de Anderson ter deixado o açor rematar a vontade, após um passe longo do meio campo francês. Fernando Santos nem quería acreditar no que se estava a passar e saltou que nem uma mola do banco para corrígir o seu jogador. O lance dúvidoso, surge então já ao minuto 43, quando Diané aparece isolado face a Moretto. Nelson surge na jogada e parece que empurra o avançado do PSG. A bola, que entrentanto andou as três tabelas entre o guarda-redes e o defesa benfiquista, acaba por passar muito perto perto do poste da baliza benfiquista. Mais uma vêz pede-se Moreira nas bancadas, mas desta vez com moretto no chão, depois de ter ficado tocado no lance. O intervalo chegou e das bancadas continuaram os assobios.



No reatamento, Fernando Santos trouxe alterações dos balneareos, tendo deixado Karagounis e lançando João Coimbra. O segundo tempo foi de algum sufoco para o Benfica, que voltou a ceder a iníciativa de jogo aos forasteiros, mostrando algum receio nas saidas para o ataque, pois mais um golo do PSG obrigava o Benfica a marcar mais dois para poder seguir em frente. O Benfica passou a atacar apenas pela certa, enquanto que o PSG tentava chegar com algum perígo á baliza de Moretto, mas é certo que também não havía argumentos nos parisiênses para incomodar realmente Moretto, que apenas teve que se aplicar em pontapés de canto (muitos) conquistados pelo PSG, e em remates de fora da área, de Rothen ou Gallardo.

Le Guen mexeu na equipa ao minuto 70, na tentative de forçar mais o miolo encarnado, completamente dominado pelos franceses. Retirou Gallardo e Luyindula e fêz entrar Ngog e Kalou. Mais tarde retirou Mabiala e fêz entrar Mendy. Mas nem assim o PSG criou uma clara oportunidade golo. Fernando Santos tentou espicaçar mais o ataque encarnado e retirou Miccoli, que não ficou muito satisfeito com a troca e fêz entrar Dérlei. O italiano não esteve tão mexido, nem foi tão perígoso quanto costuma ser. O ninja trouxe algo de novo ao conjunto encarnado, pelo menos, mais velocidade relativamente áquela com que o Benfica vinha a jogar. Ao minuto 80, o Benfica dispôs de uma excelente jogada de conjunto, cúlminada com uma tábela entre Katsouranis e Dérlei, com o grego a atirar forte, mas Traoré a ser providêncial.



E já nos minutos finais, quando toda a gente pensava no prolongamento, Léo tem uma iníciativa pela esquerda, que lhe valeu uma grande penalidade. Depois de passar por um defesa do PSG, Léo é completamente abalrroado por Mulumbu já dentro da área. O árbitro não teve dúvidas, estava em cima do lance, e apontou de pronto para a marca da grande penalidade, expulsando o jogador do PSG, por acumulação de amarelos, pois tinha já sido admoestado logo no primeiro minuto, por falta dura sobre Simão. O capitão, chamado a marcar, demonstrou enorme sangue frio e concentração, tendo enganado Landreau com a paradinha, enviando a bola para um lado e o guarda-redes para o outro. Antés do final da partida, ainda ouve momentos de alguma irritação entre os jogadores de ambas as equipas, quando Dérlei apareceu caído no relvado. Dois jogadores do PSG tentaram levantar o atacante encarnado, mas Nuno Gomes, que acorreu de pronto, não o permitiu e começaram alguns empurrões, logo sanados pelo árbitro da partida. Minutos depois o jogo chegou ao fim, e o Benfica acabou por vencer e seguir em frente.



Comentário final:



No conjunto das duas mãos, vê-se que o PSG não era aquela equipa de coitadinhos que ocupa a penúltima posição do campeonato gaulês. Jogadores como Rothen, Gallardo, Rosenhal ou Pauleta, demonstraram excelentes capacidades para uma equipa que ocupa posição tão má no campeonato. O Benfica pode queixar-se de alguma falta de sorte no jogo da primeira mão, pois após a saida de Luisão, aconteceu a derrocada fatal, mas também de sí próprio, pois a instabilidade da equipa foi notória sempre que sofreu um golo. Notou-se também que o Benfica sempre que imprimiu mais velocidade no jogo foi súperior e conseguiu fazer notar as enormes dificuldades do conjunto de Le Guen, prícipalmente no sector defensivo. O Benfica acaba por ser um justo vencedor na eliminatória, embora fique a impressão, que terá que rever o aspecto psicologico para os próximos jogos na competição.



Melhor em Campo:



Destaco três jogadores:



* Petit. Que grande jogo deste jogador, príncipalmente na primeira parte. Recuperou bolas que se fartou, e foi sempre o primeiro jogador a iníciar o ataque dos encarnados. O grande golo que marcou foi a prenda merecida. Na segunda parte teve uma acção mais de recuperador de bola, e de estanque das iníciativas dos forasteiros e aqui destacou-se príncipalmente por um motivo: Não cometeu nenhuma falta. Notavel.






* Simão. Decidiu a eliminatória. Dos quatro golos do Benfica, conjunto dos dois jogos, três foram da sua autoría. A excelente antecipação a Mendy na primeira mão, aliada a frieza demonstrada nos dois golos que apontou ontem, fazem dele um dos melhores, senão o melhor jogador dos encarnados na prova e nesta fase da época. E numa altura em que era necessário ter muita concentração e sangue frio para decidir o jogo, Simão teve e decidiu.



* David Luiz. Depois de dez minutos desastrosos no jogo da primeira mão, não lhe augurei bom futuro. A segunda parte do jogo em Paris, o jogo frente á União e o jogo de ontém, mudaram por completo a minha opinião. Tem um excelente sentido de antecipação aos lances, fruto de uma boa leitura do jogo, é rápido, não complica, e ontém foi o jogador que mais segurança teve no sector defensivo. Aos poucos vai adquirindo confiança e será mais uma dor de cabeça para o engenheiro, quando Luisão voltar.



O Positivo do Jogo:



* Os vinte minutos que se seguiram ao primeiro golo do Benfica. Notável a pressão exercida sobre os adversários, que foram obrigados a errar e foram castigados por isso.



* A presença de 55 mil gargantas nas bancadas da Catedral a apoiar a equipa.



O Negativo do Jogo:



* A desconcentração da equipa após o golo sofrido. Não havia motivos para se sentirem tão inseguros, até porque o Benfica dominava o jogo. Bastava continuar a jogar da mesma forma e não havia problemas.



* A atitude dos adeptos benfiquistas para com Moretto. Nâo são obrigados a gostar do guardião, mas também não há o direito de o assobiar e de pedir outro guarda-redes, inclusivé quando o jogador está caído. É certo que teve culpas no golo sofrido, mas também evitou um logo a abrir o jogo. Essa atitude dos adeptos pedería ter tido repercussões mais desastrosas, pois os jogadores do PSG aperceberam-se da instabilidade criada e pressionaram ainda mais. Sorte que o guardião pareceu imune aos assobíos e não comprometeu.



O Árbitro:



Flrien Mayer esteve bem. Não complicou e demonstrou que quería dominar a partida logo desde o início, ao mostar o cartão amarelo a Mulumbu logo no primeiro minuto, após entrada dura deste sobre Simão. No lance de Nelson, parece haver carga do jogador benfiquista. O árbitro entendeu que era legal, e aceita-se, embora já tenha visto penaltis por menos. No lance de Léo, é indiscútivel a falta de Mulumbu, logo esteve bem ao assinalar a falta e púnir o jogador, neste caso com o segundo amarelo e consequente expulsão. No sururu final, foi autoritário e não permitiu mais que uns empurrões.

Sem comentários: