terça-feira, março 20, 2007

Estrela Tricolor Vs Águias Vermelhas


Estádio: José Gomes na Amadora

Assistência: aproximadamente 7 mil espectadores

Árbitro: João Vilas Boas (Braga)



Estrela Amadora: Paulo Lopes; Rui Duarte, Amoreirinha, Fonte e Edu Silva; Daniel, Marco Paulo e Luís Loureiro; Tiago Gomes, Moses e Dário.

Suplentes: Pedro Alves, Hugo Carreira, Zamorano, Viveiros, Pedro Simões, Anselmo e Jones.

Treinador: Daúto Faquirá



Benfica: Moretto; Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Petit; Simão, Karagounis; Derlei, Miccoli e Nuno Gomes.

Suplentes: Moreira, Miguelito, Pedro Correia, Beto, Manu, João Coimbra, Paulo Jorge e Mantorras.

Treinador: Fernando Santos




Visão de um Estrelista




Pontuaremos até o Paulo Lopes nos deixar.




Ultimamente tem sido assim. Não há um jogo em que o nosso guarda-redes não ofereça, de “mão-beijada”, pontos ao adversário. Posso estar a ser injusto mas as criticas vêm do que conheço deste guarda-redes e do que ele é capaz no bom sentido. O que está a suceder não é normal.



No onze inicial é de saudar os regressos de Dario (3 meses parado) e Edu Silva. De resto a equipa habitual mas com mais consistência com a inclusão destes dois elementos. Deixámos de “inventar” um jogador para lateral esquerdo e pudémos de novo jogar com dois avançados em cunha, utilizando um seguro 4x4x2, o que liberta mais o meio campo uma vez que segura na defesa contrária, os defesas e medios defensivos adversários.



A primeira parte foi um jogo razoavel com o Benfica a ter que partir para cima e o Estrela a segurar e subir quando podia. Não houve lances por aí além, de nenhuma das equipas, até à meia-hora altura em que Rui Duarte cruzou da direita e no coração da area benfiquista, Marco Paulo completamente isolado chega um tudo-nada atrasado.



Só a partir daí, o Benfica, espevitou mais no ataque e Paulo Lopes tirou uma ou outra bola de possível perigo real, mas até ao intervalo a tendência, do jogo, manteve-se, ou seja, toada morna.



Nesta primeira parte a arbitragem rossou o absurdo num sentido. Qualquer disputa de bola era falta a favor do Benfica e o Estrela só beneficiou da primeira ao minuto 43. É obra!



A segunda parte começou com a melhor ocasião da partida, quando Luis Loureiro, isolado e de pontapé-bicicleta, consegue fazer o impossível a poucos metros da baliza, rematando de forma tão estranha que a bola bate no solo e na barra indo para fora. Falhanço inacreditável.



De seguida uma boa combinação ao primeiro toque, entre Dario e Tiago Gomes, ía dando um golo parecido com o segundo que marcámos ao Nacional, na mesma grande area e do mesmo lado, até o finalizador era o mesmo, so mudando o Dario pelo Rui Borges na altura, mas Moretto antecipou-se e desfez a jogada.



O Estrela entrou muito bem e o Benfica por sorte não tinha já sofrido um golo.



Só que o Estrela não marcou e o Benfica viu que se não jogasse a sério poderia ter dissabores.



O Benfica cresceu e várias foram as oportunidades desperdiçadas, principalmente por Nuno Gomes.



A primeira substituição do Estrela foi o refrescar do ataque, com a saida de Dario, que como já disse em cima, não jogava à 3 meses, por Nuno Viveiros.



Tentativa de segurar a defesa e meio-campo encarnados porque começava a tornar-se sofocante a avalanche atacante vermelha.



Simão Sabrosa está muito bem, confiante e leva a equipa às costas. Dele sairam vários cruzamentos que ou a defesa aliviava ou os avançados do Benfica desperdiçavam.



A última grande oportunidade dos tricolores surgiu quando Anderson, sozinho, resolveu fazer um chapéu ao proprio guarda-redes, que conseguiu em cima da linha chutar pra frente aquela que iria ser a piada do ano futebolistico.
A partir daí praticamente só deu uma côr, por duas razões. Primeiro porque o Benfica quis mesmo ganhar o jogo, e segundo porque o Estrela a 20 minutos do fim já se contentava com o empate.



Numa tentativa vã de segurar o empate, sai um Luis Loureiro desgastado e entra mais um homem defensivo, Zamorano.



A 9 minutos do fim eis que tudo se esfuma. Uma falta? Sobre Karagounis a meio do meio campo na zona frontal, deu livre directo.



Petit, que, seguramente, viu o Grande Manchester United, pela TV, no jogo contra o Lille, não espera que seja formada qualquer barreira e fingindo ser um grande jogador, remata para a baliza. Teve a sorte do seu lado porque a bola bateu em Daniel e traiu? Paulo Lopes que preferiu? não se atirar à bola desviando-a com o olhar... em vão.



O jogo estava definitivamente perdido. Daúto ainda tirou o medio defensivo que fez autogolo, para colocar Anselmo, ponta lança, mas duvido que tenha tocado na bola durante o tempo que esteve em campo.



O jogo terminaria não sem antes Miccoli ainda falhar mais um lance isolado frente a Paulo Lopes.



Melhor em campo (do Estrela): Tiago Gomes. Foi grande e foi com ele que começou o equilibrio e o desiquilibrio a favor dos tricolores ao nivel do meio campo.



Arbitragem: Uma falta só para o Estrela na primeira parte e só aos 43 minutos? No minimo estranho, mas nesse critério revelou dualidade, porque qualquer queda do Benfica era falta. Foi, também, falta sobre Karagounis no livre que deu golo? No resto os jogadores facilitaram e não houve nada de especial.



Positivo do jogo:

* O regresso de dois titulares indiscutiveis, Dario (que esteve três meses parado) e Edu Silva, grande lateral esquerdo.

* A equipa toda do Estrela, muito segura e, finalmente, a mostrar futebol convincente, o que não é indissociado dos regressos.



Negativo do jogo:

* Toda uma primeira parte sem uma única falta a favor e várias (inventadas) contra.

* Paulo Lopes, assim não, estão 10 a lutar para um lado e depois tu, novamente, dás a casa que dás! Beira Mar, Sporting, Benfica... Onde está o Paulo Lopes que é um excelente guarda-redes?



Conclusão:
Não se pode dizer que a vitória não tenha sido justa, embora pudesse ter tido outro rumo, se o Estrela não tem falhado PRIMEIRO, lances escandalosos.



Extra-jogo



Café habitual, no local habitual, com o grande colega, vermelho, de blog, Paulo Matias a anteceder o jogo.



Não posso deixar de comentar o que vem hoje no jornal Record na rubrica dos mails recebidos, acerca do jogo de ontem, e até teve “honras” de destaque. Reza assim o que diz alguem que se intitula como Oscar Pinto: ” Já vi muitos jogos do campeonato esta época, jogos com todas as equipas, e nunca vi nenhuma com o cobarde comportamento do Estrela da Amadora. Mais que plantar um autocarro em frente da baliza, conseguiram colocar um comboio...”



Não sei que jogos viu o “sr.” Oscar “Alhinho” Pinto, nem de que campeonato, porque não menciona, deduzo que seja da Liga Bwin.com, mas que já viu com todas as equipas... contra quem? Contra o Benfica? Penso que seja contra o Benfica e que ele viu TODOS!!! (Ao vivo? Ou via TV?).



Portanto e como tal nunca viu nenhuma equipa tão cobarde, que tenha atirado ao ferro e quase obrigado a autogolo o seu adversário. Inclusivé foi o autocarro, transformado em comboio, que fez com que o Nuno Gomes e o Miccoli falhassem golos isolados e que à falta de ideias, obrigasse o Benfica a marcar um golo antes que o autocarro/comboio fizesse barreira. E mesmo assim com ajuda da cabeça do “revisor” que traiu? o “maquinista”.



O tempo em que as equipas faziam “favores”, já la vai, meu “amigo”. Se pensou que por sermos, injustamente, chamados por alguns de Benfica B, lhe iriamos fazer o favor de abrir as pernas e dar-lhe uma vitória fácil e necessária, já percebo o seu desânimo, até porque com esses avançados bem pode esperar por favores alheios, para chegar ao titulo.



Veja mais jogos, de TODAS as equipas, e não só contra o seu? clube e se calhar vai achar que estava, redondamente enganado, e que o seu comentário é desfazado de qualquer realidade em que vivemos.











Visão de um Benfiquista



Fim de tarde caótico para o transito nos arredores de Lisboa, algo habitual por estas bandas, mas hoje acentuado com a presença de mais de 7000 pessoas na Reboleira para assistir a um decisivo Estrela da Amadora – Benfica!

Nos arredores do estádio gente conhecida preparava-se para assistir ao grande duelo, entre eles o “toureiro” José Peseiro...




Perante um estádio mais de 90% vermelho o Benfica entrou com o 11 esperado, a não ser a alteração de João Coimbra por Derlei, de resto manteve-se a natural aposta em Simão apesar dos 4 amarelos e em Karagounis e David Luiz recuperados de lesões...

Durante toda a primeira metade da partida o Benfica apostou claramente num jogo flanqueado, Simão e Derlei bem abertos apoiados pelos habituais laterais bem ofensivos do Benfica causaram imensos problemas aos laterais do Estrela, Karagounis e Petit foram enormes na batalha do meio campo com especial destaque para o Grego na primeira parte, durante este período o Grego não perdeu uma única posse de bola e foi sem dúvida um elemento essencial na batalha do miolo do terreno!

Registaram-se apenas algumas diagonais tanto de Simão como de Derlei e escassos cruzamentos bem efectuados, um deles não fosse Paulo Lopes daria certamente o golo de Nuno Gomes...

Perto do intervalo o Estrela respondeu com a mesma arma e por pouco Marco Paulo não chegou a tempo a um cruzamento de Rui Duarte!



Estávamos no intervalo com um resultado aceitável num jogo cinzento, no entanto a iniciativa do jogo pertencia claramente ao Benfica.



Na segunda parte o Estrela entrou com vontade de marcar e assustou por 2 vezes a baliza de Moretto, numa delas Luís Loureiro ainda deve estar a pensar como desperdiçou uma bola daquelas sozinho na pequena área...

Estava dado o mote para acordar os guerreiros vermelhos, e daqui para a frente só deu Benfica!

Próximos da hora de jogo Fernando Santos retira Derlei e retira também a profundidade do jogo no flanco direito e coloca João Coimbra ganhando de uma vez por todas o duelo central!

Por esta altura o Pitt Bull transformava-se no homem mais inconformado da equipa, apressando os companheiros e recuperando inúmeras bolas enquanto Nuno Gomes e Miccoli desperdiçavam algumas oportunidades claras de golo!

Aproximava-se o final da partida, a ansiedade apoderava-se dos jogadores, Anderson quase ofereceu o golo aos anfitriões num jogada ridícula, e a bola teimava em não entrar nas redes tricolores...



Até que chegou o minuto 81, e num golpe de raiva Armando Teixiera, o nosso enorme Pitt Bull, sentenciou o jogo quando já muitos não acreditavam, beneficiando de um desvio num adversário marcou mais um grande golo nesta Jornada 22!

Foi uma verdadeira injecção de esperança na família benfiquista, tudo é possível!



Ainda antes do fim da partida Miccoli após um grande trabalho desperdiçou outro golo incrível...

Estava feito o resultado, a Amadora era mais do que nunca totalmente vermelha...



Melhor Jogador:



Armando Teixeira, Petit é cada vez mais um nome muito pouco adequado a este grande guerreiro, é outro dos elementos desta equipa que está a realizar muito provavelmente a melhor época de sempre com a águia ao peito! Em 17 jogos viu apenas 4 amarelos, o jogo outrora violento e por vezes escusado está cada vez mais distante, e a atitude irreflectida da primeira jornada diante do Boavista parece estar cada vez mais ultrapassada! Petit é actualmente um dos homens imprescindíveis deste plantel, tem já o seu nome cravado na história do Glorioso!



Positivo do Jogo:



- Qualquer que fosse o resultado, desde que não passasse pela derrota do Benfica, lançava decididamente a discussão pelo título, a vitória do Benfica veio trazer aquela ansiedade que torna o futebol tão espectacular aos adeptos do Porto e Benfica, com os Sportinguistas à espreita...



- A responsabilidade do nosso grande Capitão, teve inclusive o cuidado de apressar a saída do terreno durante a substituição de forma a evitar um hipotético cartão...



Negativo do Jogo:



Sou Benfiquista, adoro futebol, cresci a adorar as camisolas vermelhas, mas deixa-me triste 90%, ou mais, dos adeptos presentes na Amadora apoiarem a equipa forasteira, assim o futebol Português não cresce...



Arbitragem:



Em partes do jogo deu a ideia de alguma dualidade de critérios, com prejuízo para o Estrela, nas pequenas faltas assinaladas, a célebre ditadura dos grandes em que um jogador com camisola “Grande” no chão é sinónimo de falta e o contrário já é mais complicado... No entanto, e visto no estádio ficou-me a ideia de 2 penalidades por assinalar a favor do Benfica, a primeira sobre David Luiz na primeira parte e a segunda sobre Nuno Gomes na segunda parte, vou esperar pelas imagens e pelo Tribunal para retirar todas as dúvidas!





Sem comentários: