quinta-feira, março 29, 2007

Portugal no Marakana


Resultado positivo para Portugal: ficou a sensação de dever cumprido, mas o resultado soube a pouco.

Melhor começo para a equipa das quinas era impossível. Tiago, aos 4 minutos, repara no adiantamento Stojkovic, enche o pé, inaugura o marcador, e faz o seu primeiro golo pela Selecção A. Estava feito o mais difícil, marcar um golo, a uma equipa sérvia que ainda não tinha concedido nenhum golo em casa.
Os homens dos Balcãs reagiram, pressionaram, encostaram Portugal à sua área. A defensiva portuguesa demorava em acertar com as marcações, algo que, felizmente, não foi aproveitado pelos sérvios, que só assustavam as redes de Ricardo através de bolas paradas.

Perto da meia hora, Portugal sacode a pressão, acerta as marcações, e, após um canto, Petit proporciona a Stojkovic uma das defesas da noite. Esteve à vista um golo que daria tranquilidade, numa fase em que os lusos começavam a dominar.


Contudo, cada lance de bola parada sérvio, normalmente apontado por Stankovic, era um calafrio para a defensiva portuguesa. Portanto, não foi de admirar que, após um canto, Jankovic restabelecesse a igualdade. Portugal reage bem, e João Moutinho falha por pouco o 1-2.
Chegava-se ao intervalo, com um resultado justo …

Na segunda parte, as tropas de Scolari entraram fluidas e desinibidas. Tiago, sempre muito em jogo, era um elemento em destaque na equipa portuguesa. Aos 51 e aos 63, o jogador do Lyon protagonizou as duas melhores jogadas da etapa complementar.
A partir dos 70 minutos, o ritmo de jogo abrandou e foi notório que os dois treinadores estavam satisfeitos com o empate. As opções de Scolari assim o demonstraram, nomeadamente o facto de só apostar em Ricardo Quaresma a 10 minutos do fim.

Nada mudou até final, sendo que sérvios e portugueses acabaram por partilhar um ponto.

Melhor em campo:
Tiago – Sem dúvida, o melhor jogo do médio ao serviço do nosso seu país. Além de marcar um grande golo, esteve sempre muito activo dentro campo e procurou sempre a meia distância, a fim de surpreender Stojkovic. Finalmente, temos o Tiago à moda do Lyon na Selecção.

Arbitragem:
Em minha opinião, Simão parece ter sido carregado dentro da área sérvia na primeira parte. Outro factor de discussão foi facto de grande parte das jogadas de corpo a corpo que envolviam Cristiano Ronaldo terem sido quase sempre decididas a favor dos sérvios.

Positivo do jogo:
• Bom resultado para a selecção portuguesa
• O grande golo de Tiago
• A forma como Portugal entrou na segunda parte

Negativo do jogo:
• A falta de ambição de Scolari
• O amarelo a Cristiano Ronaldo, que o impedirá o jogar no próximo compromisso da selecção
• Os assobios ao nosso hino nacional

Conclusão:

Portugal arranca um empate em casa de uns dos principais candidatos à classificação. O resultado, não obstante justo, sabe a pouco, muito por causa da atitude portuguesa no segundo tempo.
Com este resultado Portugal ascendeu ao segundo lugar do grupo, que dá acesso à qualificação para o Euro 2008.
O próximo compromisso português será na Bélgica, onde Scolari não poderá contar com Cristiano Ronaldo.

Sem comentários: