sexta-feira, março 30, 2007

O Árbitro do Jogo do Ano


Nome: Pedro Proença Oliveira Alves Garcia
Idade: 36 Anos (3/11/1970)
Associação: AF de Lisboa desde 1988/1989
Profissão: Director Financeiro

A Comissão de Arbitragem nomeou para o SL Benfica – FC Porto, deste fim-de-semana, o árbitro Pedro Proença.
Por muitos considerado como o jogo do ano, este clássico será um jogo muito difícil de dirigir essencialmente por ser um jogo (que poderá ser) decisivo, onde a pressão é enorme e, como é costume, uma grande fatia dessa responsabilidade é depositada nos ombros do árbitro. Um erro de análise (com ou sem culpas para o árbitro) num qualquer lance fulcral poderá criar celeuma num campeonato que apresenta um equilíbrio sufocante.
Uma boa notícia no meio disto tudo tem sido o silêncio dos dirigentes, habituados a “minar” a tranquilidade que os jogadores e o árbitro precisam para preparar o jogo em condições. Sim porque, para Portugal, esta é a “final do Campeonato do Mundo”, este é o “Super Bowl”, isto é o anúncio do “Óscar de Melhor Filme”…
E para a decisão foi escolhido um árbitro muito pouco consensual.
Internacional de primeira categoria a partir desta época, Pedro Proença é considerado um dos valores seguros da arbitragem portuguesa mas, por outro lado, é um árbitro que não recolhe muita simpatia junto dos mais diversos quadrantes de apoio clubístico. Porquê?
Porque, na sua maneira de actuar, é duro e arrogante.
Podia-se argumentar que essas características nunca são boas num árbitro mas, na minha opinião, fazem dele um árbitro prático que acusa menos que outros a pressão “caseira” ou o “peso” das camisolas.
Acho que se pode esperar dele uma arbitragem firme, sobretudo com a atitude dos jogadores que entrarão nervosos. Tentará impor a sua autoridade desde o primeiro segundo (não me espanta que saia um ou dois amarelos nos primeiros minutos da partida) para segurar um jogo que será quente de início ao fim.

Defino pois então Pedro Proença como um árbitro que segue as determinações sem olhar caras ou casos e por isso acho que tem tudo para fazer um bom jogo.
Também erra? Erra pois. Hão-de me dizer qual é o árbitro que não erra…

Estatísticas

- 16 Jogos em 22 jornadas (sete na Liga Vitalis e nove na Liga Bwin)

- 94 Amarelos (cerca de 6 por jogo)
- 8 Vermelhos (um em cada dois jogos)

Curiosidades

É assumidamente benfiquista.

Recolhe muita antipatia no Dragão desde que, em 2002/2003, expulsou por duas vezes na mesma época o treinador do FC Porto (José Mourinho).

Sem comentários: