domingo, março 25, 2007

Meridian SuperLiga e Taça LAV (Sérvia)




Novo fiasco do Estrela Vermelha e o Partizan a apenas 6 pontos




No passado sábado disputou-se a 20ª jornada com novo fiasco por parte do campeão em titulo.




Depois da clara derrota perante os eternos rivais há 2 semanas, o Estrela Vermelha voltou a defraudar e uma vez mais por números expressivos e no seu próprio estádio.

Desta feita o culpado foi o Vojvodina que deu uma lição de contra-ataque e venceu o jogo por 0-3 provocando enormes protestos dos Delije sobre os seus próprios jogadores e também sobre o treinador Dušan Bajević.



Os gritos de “Dušan vai-te embora” fizeram com que o treinador abandonasse o terreno de jogo 20 minutos antes do final da agonia que se presenciava em campo. Já na sala de imprensa, o presidente Dragan Stojković confirmou que Bajević tinha apresentado a sua demissão.




Vitória apertada do Partizan no campo do já mais que despromovido Zemun que permite continuar a sua espetacular recuperação na luta pelo titulo.

Dos 14 pontos de desvantagem em relação aos seus vizinhos, actualmente sobram apenas 6. Após o recomeço do campeonato a meados de Fevereiro, o Estrela Vermelha cedeu 1 empate contra o Bezanija (fora) e teve 2 derrotas caseiras contra o Partizan e o Vojvodina, logo 8 pontos foram perdidos uma vez que o Partizan venceu todos os seus jogos.




Desta forma está garantida a incerteza sobre quem vencerá o campeonato já que na 2ª fase (play off) os 2 clubes voltarão a defrontar-se por 2 vezes.




No resto dos jogos disputados no sábado, o OFK Belgrado não conseguiu vencer em Apatin apesar do Mladost ter jogado a ultima meia hora com 1 jogador a menos após a expulsão do seu guarda-redes Žakul. Com o mesmo resultado acabou também o jogo Voždovac-Borac.




Importante a vitória do Banat em Smederevo que permite ainda lutar pelo 6º lugar e poder assim aspirar à disputa de uma competição europeia.




Em Kula a equipa local e o Bežanija empataram com 1 penalty para cada lado num jogo de fraca qualidade entre 2 equipas que estão precisamente na linha que separa os candidatos ao play off de apuramento de campeão dos que lutarão para não descer.




Resultados da 20ª jornada:




Mladost Apatin - OFK Beograd 0:0 (0:0)

Assistência : 500 espectadores




Crvena Zvezda - Vojvodina 0:3 (0:1)

Davidov 7', Despotović 69', Tadić 86'

Assistência : 6000 espectadores




Voždovac - Borac Čačak 0:0 (0:0)

Assistência : 400 espectadores




Smederevo - Banat 0:1 (0:0)

Baljak 68'

Assistência : 1000 espectadores




Zemun - Partizan 1:2 (0:1)

Stanković 80' - Bogunović 22'(p.b), Marinković 70'

Assistência : 2000 espectadores




Hajduk Kula - Bežanija 1:1 (0:1)

Radanović 48'(p) - Vanić 29'(p)

Assistência : 200 espectadores










Os favoritos seguem em frente na Taça





Estrela Vermelha nas meias-finais da Taça Sérvia




Com o novo treinador Boško Djurovski os jogadores do Estrela Vermelha, apesar de terem realizado jogo fraco, ganharam um lugar nas meias-finais da Taça Sérvia derrotando o Čukarički da 2ª divisão.

Os “vermelho e brancos”que após terem perdido com o Vojvodina para o campeonato vão necessitar de mais tempo para assimilar o novo trabalho de Djurovski. Neste momento o mais importante para eles é continuar nas 2 frentes e poder defender os titulos de campeão.




Partizan convincente em Apatim




Os jogadores do Partizan classificaram-se para as meias-finais da Taça Sérvia depois de no jogo dos quartos-de-final terem vencido em Apatim o Mladost local por 0:3 perante 2500 espectadores.

Os “alvi-negros” aos 15 minutos de jogo já tinham 2 golos de avanço o que tornou tudo mais fácil e possibilitou os escolhidos de Miroslav Djukić continuarem na competição.




Nos outros 2 jogos dos quartos-de-final, o Banat no último momento, obteve a vitória contra o Bežanija e o Vojvodina perante 10000 espectadores, venceu em Pirot (no sul da Sérvia) o Radnički local que milita na 2ª divisão (Prva Liga Telekom Srbija).




Resultados dos quartos de final:




Banat - Bežanija 1:0 (0:0)

Zorić 89'




Mladost Apatin - Partizan 0:3 (0:2)

Jovetić 10', Smiljanić 16'(p), Marinković 53'




Čukarički (II)- Estrela Vermelha 0:2 (0:0)

Purović 63', Trišović 80'




Radnički Pirot (II) - Vojvodina 1:2 (0:1)

Kaluđerović 72' - Despotović 22', Tadić 54'




As meias finais estão agendadas para o dia 18 de Abril e a final para o dia 16 de Maio.








Falha o Partizan e o Estrela Vermelha outra vez a 9 pontos




Estádio Omladinski – 7.000 espectadores

OFK Belgrado – Estrela Vermelha 0:1 (0:1)

Milijaš 27’




OFK Beograd: Ilic, Nuhi (77’ Kaludjerovic), Rajkovic, Lalatovic, Kolarov, Ivelja (89’ Andjelkovic), Novakovic, Babovic, Veselinovic, Bozovic, Rakic (72’ Stevanovic)




Estrela Vermelha: Randjelovic, Djordjevic (8’ Pantic), Milijas, Burzanovic (56’ Raskovic), Trisovic, Joksimovic, Purovic (81’ Perovic), Gueye, Basta, Milovanovic, Castillo









A penúltima jornada da primeira fase do campeonato sérvio tinha jogo grande marcado para Karaburmi (bairro onde está o estádio do OFK).

Esperava-se mais público presente nas bancadas mas os que ficaram em casa tiveram a sorte de não presenciar um jogo sonolento onde os visitantes chegaram ao triunfo através de um belo golo de Nenad Milijaš.

Quem esteve presente nas bancadas foi o seleccionador da Sérvia Javier Clemente bem como uns quantos olheiros estrangeiros à procura de novas vedetas.

Os três pontos desta vez foram para o campeão actual que mostrou que a crise do jogo ainda não está ultrapassada apesar da saída de Duško Bajević.

A nova derrota do OFK custou à equipa de Ratko Dostanić a queda do 3º para o 5º lugar.






Estádio Partizana – 11.354 espectadores

Partizan - Hajduk Kula 0:1 (0:0)

Petrović 79'




Partizan : Asprogenis, Rukavina, Bajic, Mihajlov, Lomic, Smiljanic, Tomic (69’ Maletic), Lazic (83’ Bosancic), Nebojsa Marinkovic (62’ Odita), Jovetic, Lazetic.

Suplentes não utilizados: Jovsic, Rnic, Gulan, Zajic.




Hajduk : Djuricic, Pavicevic, Antic, Radanovic, Petrovic, Fejsa, Radivojevic (85’ Bulatovic), Bogic, Vasiljevic (68’ Zivkovic), Dojkic, A. Davidov.

Suplentes não utilizados: Andrijasevic, Stanic, Mandic, Djukanovic, Komazec.




Primeira parte com poucos lances de perigo tendo sido o Partizan a equipa que dispôs de maior tempo de posse de bola e iniciativa de jogo.No entanto o Hajduk fechou-se bem deixando apenas um homem na dianteira e defendendo com todos os restantes.
Apenas ao minuto 33 uma bola jogada quase permitia o golo de Lazetic a passe de Tomic mas o guarda-redes Djuricic fez bem a mancha quando saiu aos pés de Lazetic.

Uns quantos minutos mais tarde um remate forte de Marinkovic fez a bola passar um pouco por cima da barra.

No último minuto Radivojevic foi derrubado dentro da área do lado direito já quase em cima da linha de fundo mas o árbitro nada assinalou e chegamos assim ao intervalo com um nulo no marcador.

A 2ª parte iniciou-se na mesma toada e aos 52 minutos é Lomic que dispõe de uma excelente oportunidade com uma bola perdida na área contrária mas remata muito por cima.

5 minutos mais tarde livre directo ligeiramente descaído para a direita que cobrou Lomic de forma exemplar com a bola a ir ao ângulo superior direito, bate na barra e quando baixa cai em cima de linha de golo sendo o guarda-redes Djuricic que, por instinto, a toca para fora evitando assim o golo inaugural.

Já estavam jogados 62 minutos quando pela primeira vez o Hajduk conseguiu rematar à baliza contrária. Após um pontapé de canto a favor do Partizan foi montado um contra-ataque muito rápido e que por pouco não saiu perfeito, nao fosse o remate final ter sido à figura de Asprogenis.

No minuto seguinte e novamente de contra-ataque o Hajduk consegue superiodade númerica, 4 contra 3, mas o último passe saiu mal e facilmente Asprogenis conseguiu apoderar-se do esférico.

Á passagem do minuto 67 Radicevic viu o 2º cartão amarelo e deixou o Hajduk com 1 homem a menos.

A 11 minutos do fim um excelente passe em profundidade desde o circulo central desmarcou Petrovic que com um drible espetacular sentou Mihajlov e rematou como quis fazendo o golo inaugural. O guarda-redes Asprogenis pareceu mal batido.

Após o golo, nova expulsão na equipa de Kula, outra vez por acumulaçao de amarelos, desta vez para o autor do único golo da partida, Petrovic. O Hajduk ficou assim reduzido a 9 homens.

No minuto 90 após centro da direita Odita cabeceia e aparentemente (porque as imagens televisivas não esclareceram) um defesa do Hajduk mete mão na bola.

Sinceramente deixou-me muitas dúvidas e de todas as formas erro do árbitro ao não expulsar o infractor (caso tenho sido mesmo infracção) já que estava sobre a linha de golo.

Na conversão da grande penalidade Smiljanic não podería ter feito pior, atirou denunciado, fraco e nem sequer colocou o esférico. Facilmente Djuricic defendeu sem largar a bola.

Nos 5 minutos extra dados pelo árbitro foi o tudo por tudo mas os jogadores do Partizan demonstraram muita intranquilidade e constantemente se atrapalhavam com a bola não conseguindo criar um jogada de perigo digna desse nome.

A registar, esta foi a primeira vez que o Hajduk Kula venceu ao Partizan em Belgrado em toda a sua história.






Outros resultados da 21ª jornada :




Bežanija - Borac Čačak 0:0 (0:0)

Assistência : 500 espectadores




Banat - Zemun 2:1 (1:0)

Baljak 33', 57' - Petrović 68'

Assistência : 500 espectadores




Mladost Apatin - Voždovac 1:0 (0:0)

Kozoš 75'

Assistência : 700 espectadores




Vojvodina - Smederevo 1:0 (1:0)

Despotović 31'(p)

Assistência : 6.000 espectadores




Comentário da jornada :




Com a vitória do Mladost frente ao Voždovac, a equipa de Apatin chegou no 3º lugar e junto com o Vojvodina garantiram assim a presença no play-off de apuramento de campeão. A salientar o bom número de espectadores presentes em Novi Sad e mais um golo do melhor goleador da equipa, Ranko Despotović. O Banat venceu à justa o já mais que despromovido Zemun mas apesar desses 3 pontos já não escapará ao play-out.




Classificação :









Próxima jornada 22ª :




Hajduk Kula – Banat

Estrela Vermelha – Mladost Apatin

Voždovac – Bežanija

Zemun – Vojvodina

Borac Čačak – Partizan

Smederevo – OFK Belgrado


A última jornada desta primeira fase do campeonato disputar-se-á no fim de semana de 31 de Março / 1 de Abril devido aos 2 jogos de apuramento para o Euro-2008 que a selecção Sérvia irá disputar, com o Cazaquistão e Portugal, respectivamente.




E AQUI O VOSSO COMENTARISTA DO FUTEBOL SÉRVIO, VAI ESTAR, JÁ NO DIA 28, NO ESTÁDIO MARAKANA PARA ASSISTIR AO GRANDE JOGO DA NOSSA SELECÇÃO CONTRA A SÉRVIA!

Sem comentários: