quinta-feira, março 15, 2007

Especial Futebol Feminino: Algarve Cup 2007(Mundialito)


Chega hoje ao fim o acompanhamento do Futebol de Ataque à Algarve Cup. Foram 10 posts(11 com este, se não estou enganado) dedicados exclusivamente à 14ª Edição da Algarve Cup. Qualquer outra novidade que apareça entretanto será “tratada” na rubrica Futebol Feminino”. Espero que o trabalho tenha sido do agrado de todos.



Classificação Final

Estados Unidos

Dinamarca

Suécia

França

Noruega

Finlândia

Itália

Alemanha

Islândia

10º
China

11º
Irlanda

12º
Portugal



Final

Dinamarca 0 Estados Unidos 2

Tal como se esperava os Estados Unidos não deram hipóteses às Nórdicas. A equipa entrou bem no jogo e marcou cedo. Wambach com um grande passe desmarcou Lilly e esta fez um belo chapéu à GR. Lilly esteve imparável no início do jogo, deixando a cabeça em água às adversárias. Num lance genial de Lilly Wambach falhou o 0-2 escandalosamente. A equipa teve sempre o jogo controlado e apenas por uma vez a Gr Americana Hope Solo foi obrigada a fazer uma grande defesa. O jogo acabou logo aos 51’ quando Carli Lloyd com um grande golo de fora da área fez o 2-0. Até ao final foi gestão pura e simples das Norte Americanas.



3º/4º:

França 1 Suécia 3

As Suecas confirmaram o favoritismo e venceram com alguma tranquilidade. A equipa treinada por Dennerby teve sempre o controlo do jogo e foi sempre a equipa mais perigosa. O primeiro golo surge na sequência de um canto, com Öqvist a aproveitar bem vários ressaltos. Quase a acabar a 1ª parte Sónia Bompastor entregou o golo de bandeja à adversária Victoria Svensson. Para terminar com as esperanças das Francesas, Sara Johansson aos 47 numa tentativa de cruzamento acaba por fazer um belo golo, colocando o resultado em 3-0. As Suecas relaxaram e permitiram que a França reduzisse por Elodie Ramos aos 68’. As Francesas dispuseram ainda de outra grande oportunidade que poderia ter relançado o jogo, mas a GR Sofia Lundgren por duas vezes na mesma jogada evitou o golo. Vitória justa.



5º/6:

Noruega 2 Finlândia 0

Apesar da evolução das Finlandesas já se esperava este resultado. A Noruega é uma selecção com outra qualidade e com outras aspirações. Depois da vitória inaugural contra a França, a verdade é que a Noruega acabou por decepcionar.



7º/8º:

Itália 1 Alemanha 0


Na antevisão do jogo, previa uma goleada Alemã, mas afinal esta selecção confirmou a decepção que foi durante a competição. A poucos meses do Mundial a seleccionadora Sílvia Neid tem muito trabalho pela frente. A péssima exibição da GR no primeiro jogo parecia a explicação para a derrota, mas afinal parece ser mais que isso. A ausência de Silke Rottenberg não explica tudo. Talvez esteja na altura de algum sangue novo numa equipa que já ganhou tudo. Apesar de ter vencido apenas 1 jogo dos 7 realizados em 2007 a Alemanha continua a ser a para com os Estados Unidos o grande candidato a vencer o Mundial.



9º/10º:

Islândia 4 China 1

Na antevisão já colocava a hipóteses de uma eventual vitória da Islândia, apesar de pouco provável, mas este resultado é outra grande surpresa. A China desiludiu bastante, somando por derrotas os jogos disputados. Quase que perdia contra a Islândia pelos mesmos números que Portugal. Sinal de alarme para as organizadoras do Mundial e dos Jogos Olímpicos.



11º/12º:

Irlanda 0 Portugal 0(5-4 nas grandes penalidades)


Apesar de terminar em último lugar, a verdade é que Portugal esteve acima das expectativas. Dominou claramente os jogos com a Irlanda(ambos) e Itália e deu bastante luta à Islândia. O problema desta selecção não é a falta de qualidade, porque ela existe. Falta é uma aposta séria no futebol feminino, faltam mais treinos para que as nossas jogadoras não quebrem a meio da segunda parte, como se viu principalmente contra a Islândia. Vamos ver se a equipa vai manter as boas exibições nos jogos de apuramento para o Europeu.



As vencedoras da 14ª edição da Algarve Cup:

Brianna Scurry, Hope Solo, Lori Chalupny, Tina Ellertson, Stephanie Lopez,
Heather Mitts, Christie Rampone, India Trotter, Cat Whitehill, Shannon Boxx, Angela Hucles, Marci Jobson, Carli Lloyd, Leslie Osborne, Aly Wagner, Kristine Lilly, Abby Wambach, Lindsay Tarpley, Heather O’Reilly, Natasha Kai

Treinador: Greg Ryan



Melhor Jogadora:

Carli Lloyd(Estados Unidos).
A jovem médio de 24 anos natural de Derlan, New Jersey estreou-se a 10 de Julho de 2005 pela selecção dos Estados Unidos. A adversária foi a Ucrânia. O primeiro jogo como titular aconteceu em Portugal, na Algarve Cup, num jogo contra a Dinamarca. Ao serviço das selecções jovens venceu por 4 vezes a Nordic Cup(competição de sub 21). À partida para esta edição da Algarve Cup tinha apenas 1 golo em 24 jogos. Mais conhecida pelas suas qualidades defensivas, Lloyd apresentou na Algarve Cup uma capacidade e qualidade ofensiva até aqui desconhecida. Fez 4 golos em outros tantos jogos e todos eles de belo efeito, com grandes remates de fora da área.



Melhor Marcadora:

Carli Lloyd(Estados Unidos) – 4 golos




Melhor Guarda-redes:

Caroline Jonsson(Suécia)


Prémio Fair Play:

Finlândia(Pelo segundo ano consecutivo)



O Último dia em Imagens:


Sem comentários: