sexta-feira, março 30, 2007

Vitória SC 0 x 0 Leixões


Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 24 850 pessoas
Árbitro: Lucilio Batista

Sabe a muito pouco sair deste jogo com apenas um ponto, depois de ser a única equipa em campo a querer praticar um futebol minimamente atractivo e a querer ganhar.
Ainda com as emoções muito a quente depois de um jogo muito bom por parte do Vitória, apetece dizer que a tabela classificativa desta Liga Vitalis é mentirosa.
Se na era Norton de Matos o Vitória poucas vezes justificou o estatuto de candidato à subida de divisão e não praticou um futebol nem um pouco condizente com as caracteristicas deste campeonato, com o assumir de funções de Manuel Cajuda, os homens de Guimarães mostram jornada após jornada que merecem, pela equipa que são, estar num dos lugares de acesso à Liga BWin. Ninguém neste campeonato mostrou ainda superioridade em relação aoVitória e com o seu joguinho de matreirice lá vão conseguindo somar pontos na casa mais temida da segunda mais importante competição futebolistica nacional.
O Leixões, hoje, em Guimarães, foi apenas mais uma dessas equipas.
Com a lição muito bem estudada, e apenas com o empate no pensamento, os homens de Matosinhos, poucas vezes chegaram ao último reduto vitoriano em toda a partida, e quando o fizeram, na maioria das vezes de bola parada, não conseguiram sequer que Nilson tremesse.
Quando se viram a jogar apenas com dez, devido a expulsão de Jorge Duarte, os homens do Leixões fecharam-se ainda mais no seu joguinho e continuaram ainda mais fortes na marcação cerradissima que vinham a fazer ao Vitória.
No final, empate consumado, objectivo conseguido e festa como se de uma vitória de tratasse.



Quanto ao Vitória, foi a única equipa em campo empenhada em tentar aliar a um triunfo um bom espetáculo de futebol.
Ficou-se pela boa exibição, até onde o Leixões deixou jogar, e apesar das excelentes e flagrantes oportunidades de golo não conseguiu concretizar nenhuma delas.
Sempre vítimas de uma marcação cerradissima, os homens vitorianos tentaram da melhor maneira possivel levar o seu futebol até à área contrária, mas nunca o conseguiu fazer de forma certeira.
Pelas alas, Ghilas e Rissut iam tentando dar jogo a Henrique que sufocado pelos defesas leixonenses, pouco conseguiu fazer.
Um Tchomogo desastrado, dava lugar na segunda parte a Anderson e mais tarde Desmarets era substituido por Targino numa tentativa de Manuel Cajuda de fazer soltar Henrique da marcação sufocante que vinha a sofrer e de criar mais opções atacantes aos seus homens mais encostados às laterais.
Anderson chegou mesmo a ter tudo para mudar o marcador a favor do Vitória, mas um cabeceamento ao lado da baliza de Beto serviu apenas para fazer levantar das suas cadeiras os adeptos vitorianos mais uma vez em vão.
Muito determinado, Targino entrou bem em jogo a ganhou praticamente todos os duelos que travou, embora na prática isso não se revelasse decisivo.
Daí até ao final, Ghilas teve nos pés ( mais ) duas flagrantes oportunidades de oferecer os três pontos à sua equipa, numa delas depois de uma assistência perfeita de Flávio, mas voltou a atirar às mãos de Beto.
Foi um jogo de carácter, vontade e entrega dos homens vitorianos, que apesar de continuarem impenetráveis na sua defensiva ( mais um golo sem sofrer golos ), não encontraram desta vez, meio de fazer abanar as redes leixonenses e deixam as contas do campeonato sem alterações. Pelo menos até aos jogos de Domingo.

MELHOR JOGADOR
Flávio #26.
Para este 'lugar' tinha três opções hoje.
Ghilas, pelo que correu, pela entrega e pelas melhor ocasiões de golo terem saído do seus pés.
Rissut, pelas bolas que recuperou, pelos duelos ( quase todos ) que venceu e pelo pulmão inesgotável que teve durante todo o encontro.
E o Capitão. E optei pelo Capitão pelo simples facto de que é o 'moderador' desta equipa. A segurança, a voz de comando e a entrega que todos os outros têm como exemplo. Sendo o primeiro homem defensivo desta formação, apenas por uma vez em toda a partida se deixou ultrapassar por não estar bem colocado. De resto, durante todo o jogo, por ele nada passou, mostrou-se muito esclarecido no passe e na visão de jogo e ainda arranjou tempo para ir à frente, já perto do final, fazer um passe cheio de classe para Ghilas só colocar dentro da baliza do Leixões. O companheiro não cumpriu o seu papel, mas o capitão, interpretou o seu num nível muito bom.

ARBITRAGEMDeixou jogar e nunca interferiu de forma prejudicial, para qualquer dos lados, na partida. Disciplinarmente agiu em conformidade com o que as regras ditam e soube segurar um jogo que só por si tem as emoções à flor da pele.

PONTOS POSITIVOS

- Repetitivo? Eu só posso dizer que esta gente, esta gente não tem adjectivos qualificativos. Hoje estiveram muito próximos das 25 000 almas a marcar presença no apoio incondicional a esta equipa. Mais uma vez, de parabéns.
- Ambiente de primeira liga. O Estádio D. Afonso Henriques está habituado a noites de gala e esta, apesar do resultado, nas bancadas, foi mais uma delas.
- Defensiva de ferro. Mais um jogo sem sofrer golos por parte da defesa vitoriana que vai já na sétima partida sem ver as suas redes violadas. Tem sido o abono de familia desta equipa e a responsável pela grande maioria dos pontos conquistados neste 'recomeço'.

PONTOS NEGATIVOS

- Passo atrás. Depois de uma série de cinco vitórias consecutivas, o Vitória interrompeu esta noite o seu ciclo vitorioso e naquele que poderia ter sido o jogo que o colocaria em lugar de subida, deixou escapar uma importantissima oportunidade de assumir o lugar que lhe pertence por natureza.

Sem comentários: