segunda-feira, março 12, 2007

Leão das Ilhas Vs Dragão do Norte

Local:Funchal

Estádio: Barreiros

Publico: 8.300 Espectadores

Arbitro: João Ferreira



VISÃO MARITIMISTA



Olá a todos,

Ontem, nos Barreiros, o Marítimo recebeu um FCP em gestão de esforço, Ulisses preparou um 11 inicial duvidoso, uma espécie de 5x5x0 com variações para 4x2x1x3, uma coisa estranha que só ele sabe e que mais ninguém consegue compreender. Já Jesualdo Ferreira entrou em campo com o 11 habitual exceptuando Raul Meireles e Lisandro.



O jogo começou praticamente com Kanu de frente para a baliza portista a tentar marcar a diferença, infelizmente não conseguiu o tento, em resposta o FCP por intermédio de Quaresma obriga Marcos a opor-se a um cruzamento, estavam lançados os dados e a bola rolava.

Kanu fazia a cabeça dos jogadores do Porto em água, tanto assim é que ainda não tínhamos 15' de jogo já Kanu tinha sido violentamente travado em falta por umas 3 vezes sem que o árbitro tenha feito vista grossa, não obstante ter assinalado as faltas nunca sancionou os jogadores portistas devidamente, talvez porque para a próxima jornada o FCP vai defrontar o SCP.



Aos 17' de jogo, Cech marca um canto, Marcos falha a intercepção do lance e Adriano marca o primeiro golo dos azuis e brancos, em abono da verdade há que dizer que Marcos é carregado e fica uma falta por assinalar, mais uma vez João Ferreira a fazer vista grossa.



O jogo lá ia decorrendo com mais ou menos espectáculo, o Porto jogava a passo e completamente perdido, não acertavam um passe e as intercepções eram feitas com dificuldade, não fosse Quaresma o FCP não existia.

Aos 23' de jogo, Bruno Alves carrega Arvid pelas costas dentro da área azul e branca, mais uma vez, vista grossa da arbitragem, um penalti claro por assinalar que posteriormente resulta no golo do Porto, Raul Meireles, na ressaca do lance faltoso ganha a bola e remata, a bola ainda bate no defesa Maritimista engana Marcos e estava feito o 0-2.



O resultado era injusto, o FCP estava na frente do marcador mas não era um justo merecedor de tal posição, teve sorte que também faz parte destas coisas e foi AJUDADO pela arbitragem, que teve uma dualidade de critérios impressionante.



Ate o intervalo a iniciativa de jogo coube sempre aos verde rubros com o FCP a assistir às transições.




Intervalo nos Barreiros, 0-2.


Ao contrário do que se esperava, Ulisses, não mexeu na equipa durante o intervalo, o jogo recomeçou com o mesmo 11 que tinha terminado, pecou por tardia a mexida na equipa verde-rubra.O FCP entrou ainda mais lento e agora com a agravante do anti-jogo, os jogadores do FCP jogavam-se literalmente para o chão, demoravam eternidades nas reposições de bola em jogo nos lances de bola parada e, João Ferreira ajudava.



Aos 52' de jogo, Marcinho cobra um canto e Olberdam cabeceia para fora mas com muito perigo.

Até ao fim do jogo, mais do mesmo, anti-jogo do Porto e o Marítimo a tentar furar a muralha defensiva que se instalou no meio campo Portista, já com Quaresma a Ponta de lança.

Ulisses fez as substituições esperadas, tirou Olim e Kanu para enfiar Lipatin e Mbesuma, o Marítimo ganhou mais consistência ofensiva e foi mesmo Mebsuma que aos 70m pregou um susto aos Portistas, ao rematar em habilidade para defesa apertada de Helton.

Briguel, que ate estava a fazer um bom jogo, esteve muito bem o jogador ontem, foi substituído por Wenio, quem tem Ulisses tem disto, tirou um jogador que estava a produzir um bom futebol e estragou a fotografia, em resultado da brincadeira o Marítimo passa a jogar com 3 centrais e Quaresma por 3 vezes obrigou Marcos a trabalhar.



Faltavam 5' para terminar o jogo, foi Douglas for que reduziu a vantagem Portista, um excelente remate fora de área alojou a bola na baliza de Helton, que alguns segundos antes tinha deixado esta sobra para o jogador Maritimista.

O jogo terminou com João Ferreira a assinalar uma falta Maritimista à entrada da área Portista, quando a entrada faltosa foi claramente do jogador Portista.



Fim do jogo



Melhor Jogador do Marítimo:

Por incrível que pareça, hoje vou eleger Briguel, o jogador este irrepreensível no jogo de ontem, nem parecia o Briguel que toda a gente conhece, conseguiu travar Quaresma quase sem dificuldade, fez bem as transições e produziu bastante jogo para o Marítimo, parabéns Briguel. Destaco ainda Evaldo e Douglas, foram duas peças essenciais no jogo de ontem.



Pior jogador do Marítimo:

Olberdam, sim senhor, mais uma vez parece uma incongruência, mas o jogador esteve muito mal, não conseguiu encontrar o “norte” falhou imensas intercepções, passes mal feitos, resumindo era melhor que nem tivesse jogado.



Arbitragem:

João Ferreira, o palhaço do jogo, alem de não se saber posicionar em campo, por duas vezes atrapalhou as transições Maritimistas, logo no inicio fez uma placagem a Kanu num lance que levava perigo para a baliza de Helton e na segunda parte fez uma brilhante marcação homem a homem a Arvid, o jogador Maritimista ia a desmarcar-se e não conseguiu porque tinha João Ferreira a “MARCA-LO”. A dualidade de critérios nas marcações de faltas, simplesmente incompetente este senhor, o penalti que ficou por assinalar, dois lançamentos laterais que o fiscal de linha apontou como sendo a favor do Marítimo e João Ferreira, em tom de discordância mandou marcar a favor do FCP. Tudo isto somado resta-me dizer que a arbitragem foi má, muito má..



Piores momentos do jogo:

-A táctica usada por Ulisses Morais

-O anti-jogo do FCP durante quase todo o jogo

-A arbitragem, desconcentrada e incompetente

-A ultima substituição de Ulisses Morais

-As entradas a matar dos jogadores do Porto a KANU



Melhores momentos do jogo:

-Alguns lances do Quaresma, é de facto um jogador de topo mundial

-As defesas de Marcos ao cair do pano

-O golo de Douglas, muito bem marcado

-O ambiente no estádio, esteve fantástico o espectáculo proporcionado por ambas as partes, foi bonito.



Conclusão:

O Marítimo não jogou mal, já é um ponto positivo, tive oportunidade de finalmente ver o Marítimo acertar passo, conseguiu tirar algumas jogadas de tirar o chapéu e até conseguiu levar a àgua ao seu moinho, mesmo perante um FCP completamente roto e em anti-jogo. O próximo jogo não é fácil e espero sinceramente uma vitória do Marítimo a luta pela UEFA está mais acesa e tudo é possível. O FCP está claramente em baixo de forma, defronta em breve os seus dois principais rivais na luta pelo titulo, se entrar em campo como entrou nos Barreiros, vai precisar ainda mais da ajuda do arbitro para atingir os seus objectivos, porque a jogar assim vai ser difícil, acredito que o jogo de ontem tenha tido um carácter pontual atendendo ao jogo do Chelsea, mas, no futebol nunca se sabe.



Curiosidades:

-Ontem, o Marítimo atribui os prémios aos desportistas que se destacaram nas várias modalidades do clube na época transacta, entre taças e galhardetes, grande destaque para os prémios entregues ao treinador de andebol, a Vítor Sá no automobilismos, ao Karaté, atletismo entre outros, no futebol profissional o prémio foi atribuído a Marcinho.



FORÇA MARITIMO….







__________________________________________________________


VISÃO PORTISTA



O FC Porto venceu, sem qualquer tipo de dificuldade, um Marítimo fraco e sem jeito, para aquilo que deve compôr um bom jogo de Futebol, muito à imagem do seu «Treinador», Ulisses Morais!



Com Ibson e Renteria no «onze», o FC Porto controlou a partida desde o apito inicial. Instalou-se de imediato no meio-campo adversário, controlou a posse de bola e através da fantasia de Quaresma, no flanco esquerdo, ía desbravando a equipa do Marítimo, sem qualquer preocupação ofensiva, deixando o «Escravo» Kalu completamente desamparado perante Pepe e Bruno Alves.

Aos 10', os Dragões sofrem a 1ª contrariedade no jogo, com a lesão de Ibson, que foi então substituído por Raul Meireles.

Pouco depois, os Azuis e Brancos chegariam à vantagem no marcador, após a cobrança de um Pontapé de Canto de Marek Cech ao 2º poste, onde estava Bruno Alves a assistir Adriano para o 1º golo da noite! Lance bem trabalhado, dando a merecida vantagem para a única Equipa que a procurou.



Renteria, ainda preso de movimentos, pouco depois poderia elevar a vantagem, mas o seu remate saiu à figura de Marcos, o que não aconteceria aos 27', quando Raul Meireles fez, com felicidade, o 2º golo Portista, rematando a bola de longe, levando-a a embater em Gregory, desviando a trajectória da bola do GR Maritimista.

Com a vantagem de 2 golos, os Dragões abrandaram o ritmo, limitando-se a gerir o resultado, ainda mais, após o 2º infurtúnio da noite, com a lesão de Bruno Alves, obrigando Jesualdo Ferreira a colocar Ricardo Costa no seu lugar.

Os Jogadores do Marítimo continuavam a «Saga», só lhe faltando jogar de «Pau na mão», bem personalizados com a brutalidade evidenciada por Gregory num lance com Helton...

O Intervalo chegou com a vantagem justa dos Campeões Nacionais.



A 2ª parte trouxe um Marítimo finalmente mais preocupado com a Bola do que com os Adversários e, apesar do domínio Madeirense, absolutamente consentido pelos Dragões, as oportunidades surgiram na baliza de Marcos, com Quaresma a ser a figura em maior destaque. Pela positiva, mas igualmente pela negativa, esquecendo-se que o Futebol é um Desporto Colectivo, evitando assim, acabar precocemente com as dúvidas quanto ao desfecho final (se é que ainda existiam), que nem o golo, a 5' do final, do melhor jogador do Marítimo, Douglas, serviu para questionar.



Vitória Justa e Incontestável do FC Porto, em clara gestão de esforços para os importantes encontros que se avizinham.



MELHOR JOGADOR

Jorge Fucile tem cara de miúdo, mas sabe muito bem o que fazer no campo! Este Uruguaio está a ser uma enorme surpresa para todos, primando as suas exibições por uma regularidade inabalável, sempre certinho a defender e com «Gás» suficiente para criar desiquilibrios pela Ala-Direita. Alguém se lembrou de Bosingwa? Eis a prova da qualidade do Plantel Portista!



ARBITRAGEM

Bem tentaram o Treinador e Adeptos Maritimistas(??) que os Jogadores do FC Porto fossem admoestados com cartões, pressionando João Ferreira, um daqueles árbitros que sempre me deixa com a «pulga atrás da orelha». Contudo, a tranquilidade dos Portistas não lhes deu a mínima hipótese, sendo incrível a forma como os jogadores Madeirenses disputavam cada lance, sempre no limite e contando com a complacência do Juiz da Partida.

Pediram-se ainda duas GP, uma para cada lado, sendo que, a meu ver, nenhuma tem razão de existir e o único erro técnico que vi na Arbitragem foi mesmo o assinalar de um Fora de Jogo incrível a Ricardo Quaresma, quando este se ía isolar completamente frente a Marcos.



POSITIVO DO JOGO

* A Falange de apoio Portista nos Barreiros!

* A boa gestão de esforços dos Dragões.

* Douglas, a meu ver, um Bom Jogador.



NEGATIVO DO JOGO

* As palavras de Ulisses Morais no final da partida. Está explicado (se ainda existia alguma dúvida) porque razão é um Péssimo Treinador. Escusava era de dar tanto azo ao seu «Anti-Portismo», tal como já o havia feito com Domingos. Paciência caro Ulisses... Terás aquilo que mereces!

* A Agressividade excessiva dos jogadores Maritimistas. A mensagem do seu Treinador foi bem passada para eles.

* As lesões de Ibson e Bruno Alves.

* O «Egocentrismo» de Ricardo Quaresma. Espero que o seu Treinador esteja atento e saiba de uma vez por todas passar-lhe o recado ou teremos de chamar outro "Co Adriaanse"?...

* O erro de Helton. Ele que até tinha estado muito bem até aquele momento, decidiu «Borrar a Pintura» naquele facilitismo.








Sem comentários: