sábado, março 17, 2007

Clubes Atacantes - Football Club Torpedo Moscovo



TORPEDO MOSCOVO




Uma das minhas equipas preferidas da URSS, que a par do campeonato da Alemanha Democratica, era dos que mais equipas interessantes e minhas preferidas tinha. Lutava, também ela, desigualmente contra as outras protegidas do regime, dentro das suas capacidades, claro. Tem uma das maiores falanges de adeptos da Russia e da ex-União Soviética porque sempre foi um clube do povo.
É também mais uma equipa, da Europa, que já teve grandes momentos de glória e que já vai na Segunda Divisão. Calhou uma só vez com uma equipa portuguesa nas competições europeias, o Benfica, em que Bento defendeu tudo, até penaltys e ainda marcou um.




O Torpedo Moscovo foi fundado em 1924 com o nome de Proletarskaya Kunitza Moscovo (em português Forja Proletária de Moscovo) e jogou no campeonato de Moscovo até ao ano de 1936, altura em que foram criados os campeonatos da União Soviética.



Esteve sempre ligado à industria automobilistica e nos anos de 1931 e 1932 designou-se por AMO Moscovo devido à ligação com a fábrica automobilistica de Moscovo.



De 1933 a 1935 foi renomeada para ZIS devido à mudança de nome da fábrica para Stalin Automotive.



Em 1936 aquando da criação das ligas soviéticas, a equipa foi uma das fundadores da Serie B, a Segunda Divisão. Mudando novamente de nome para o que conhecemos, Torpedo (a fábrica chamava-se então Likhachev Automotiv – ZIL).



A ZIL era a maior responsável pela construção de tratores e limusines de toda a URSS.



Conquistou a subida à Primeira Divisão em 1938, para nunca mais descer, e era a par do Dinamo Moscovo a única equipa que nunca fora despromovida, até final da época passada.



Em 1947 chegaram pelo primeira vez a uma final de Taça, quando perderam com o Spartak Moscovo por 0-2. Mas dois anos depois ganhariam o seu primeiro titulo, ganhando essa mesma final desta vez ao Dinamo Moscovo, 2-1.



As épocas gloriosas do clube aconteceram nas décadas de 50 e 60, altura em que ganhou dois dos três únicos titulos de Campeão da sua história e três Taças da URSS. Tinha, então, na sua equipa aquele que foi denominado de “Pelé Russo”, Eduard Streltsov, que foi o melhor marcador do campeonato no ano de 1955, e mais tarde viria a dar o seu nome ao Estádio do Torpedo.



Streltsov jogou no Torpedo até 1958, e depois no ano de 1965. Foi então no ano de 1958 que a URSS se qualificou pela primeira vez para um Mundial, esse ano na Suécia. Eduard foi obrigado a juntar-se a uma das forças da ordem, à Policia (KGB) jogando pelo Dinamo Moscovo ou ao Exército, jogando pelo CSKA Moscovo, mas recusou.



Lev Yashin, guarda-redes do Dinamo Moscovo, foi “incentivado” a aconselhar o amigo mas ele manteve a recusa. Obviamente tal acto de “indisciplina” não era permitido e foi enviado para a Sibéria trabalhar num Gulag durante 7 anos. Mesmo assim jogou 38 jogos pela Selecção onde marcou 24 golos. Ainda hoje no futebol russo qualquer passe feito de calcanhar é chamado de “passe à Streltsov”.



Em 1952 nova vitória na Taça desta feita a vingar a derrota de 1947, uma vez que foi contra o Spartak Moscovo por 1-0.



Em 1957 o Torpedo Moscovo, assim como todos os clubes denominados Torpedo, foram incorporados na Sociedade Voluntária de Desportos. Esta sociedade fazia parte da politica do país de levar todo o cidadão a praticar desporto, no sentido em que desporto é saude e mais saúde igual a mais produtividade. Em 1970, 25.000.000 (25 milhões) de pessoas, estavam licenciadas e praticavam desporto através desta Sociedade, onde um dos ramos mais importantes era o das Escolas de Desporto para Crianças e Jovens. Não só praticavam futebol como qualquer modalidade e ao todo eram mais de 50.000 treinadores.



Não só as equipas populares estavam ligadas a estes movimentos, os Dinamos ligados às forças policiais tinham a sua propria Sociedade, assim como os CSKA ligados ao Exército.



Ainda nesse ano obtiveram a melhor classificação de sempre ao terminar na segunda posição, apenas atrás do Dinamo Moscovo.



Os melhores anos, seguidos, da epoca dourada do clube, foram os de 1957 a 1961. Durante esses anos o clube foi 3 vezes seguidas à final da Taça, tendo ganho duas e ganhou um campeonato, tendo ficando duas outra vezes em segundo lugar.



Em 1958 foram de novo à final da Taça para perder com o Spartak por 0-1 e em 1960 fizeram a dobradinha, conquistando Campeonato e Taça. O campeonato foi decidido em luta renhida até final com o Dinamo Kiev e viram o seu avançado Gennady Gusarov ser o melhor marcador do mesmo com 20 golos. Na Taça a vitória aconteceu frente ao Dinamo Tbilisi por 4-3.



No ano seguinte houve troca de posições na classificação final em relação ao ano anterior, sendo que ficaram em segundo lugar tendo o Dinamo Kiev ganho o seu primeiro campeonato. Dinamo Kiev viria a ser o clube com mais campeonatos ganhos na URSS.



Nesse ano e na Taça nova ida à final desta feita para perder com o Shaktyor Stalino, por 1-3. Este Shaktyor é o agora famoso Shaktyor Donetsk. Foi uma das maiores mostras de superioridade das equipas ucrânianas a nivel interno, ficando com Campeonato e Taça Soviéticos em 1961.



Só em 1965 conquistariam novo titulo, trocando novamente de posições com o Dinamo Kiev, mas esse titulo deu-lhes a hipótese de jogarem pela primeira vez nas competições europeias no ano seguinte.



A estreia europeia, na Taça Campeões, foi com o Inter Milão tendo sido eliminados com 0-0 e 0-1, nesse ano nova ida á final da Taça para perder com o Dinamo Kiev, 0-2.



Em 1968 nova vitória na Taça frente ao Pakthakor por 1-0 e a ida à Taça Taças, onde chegou aos Quartos-Final, tendo sido eliminado pelo Cardiff City do Pais Gales. Pelo caminho ficaram os alemães do FSV Zwickau 0-0 e 1-0, os checos do Spartak Trnava 3-0 e 3-1, ficando-se pelo caminho com os galeses no desempate com 1-0 e 0-1.



Os anos dourados do clube estavam a acabar mas mesmo assim na decada de 70, conseguiria novo titulo de Campeão em 1976 e por duas vezes chegou à final da Taça tendo conquistado a primeira em 1972 e perdido a segunda em 1977.



A vitória no campeonato deu-lhes nova ida à Taça dos Campeões e foi então que conheceram o Benfica e... Bento, um guarda-redes que lhes ficaria para sempre na memória dessa eliminatória.



Na Luz o resultado fora de 0-0, o que na altura não era muito promissor para os portugueses.



O certo é que o Benfica resistiu aos “Torpedos” e aguentou o 0-0 até ao final do prolongamento. Nos penalties, Torpedo, 1 – Benfica, 4. Manuel Bento, que havia feito uma exibição portentosa durante os 120 minutos, defendeu 2 penaltys e marcou o 4º e decisivo golo. No dia seguinte, o “Primeiro de Janeiro” titulava: “S. Bento da Porta Fechada que nem os Penalties Conseguiram Abrir!”



Nunca mais o Torpedo encontrou outra equipa portuguesa nas competições europeias.



Os anos 80 e até ao final do regime soviético foram interessantes a nivel desportivo tendo ido a 5 finais de Taça, embora com uma só conquista, em 1986, quando venceram o Shaktyor Donetsk, 1-0.



Essa final deu-lhes mais uma participação europeia interessante quando chegaram novamente aos Quartos de Final da Taça das Taças, perdendo com o Bordéus por 3-2 e 0-1, mas pelo caminho tinham ficado os finlandeses do Haka com 3-1 e 2-2 e os alemães do Estugarda com 2-0 em casa e um memorável 5-3 no Nekkarstadion.



Na transição da União Soviética para a Federação Russa, o clube ganhou o seu último titulo, em 1993 tendo sido o primeiro vencedor da Taça da Russia, numa final disputada com o CSKA Moscovo (1-1 mais 5-3 em penaltys).



Em 1991 com o fim do regime soviético, a empresa estatal ZIL foi desmembrada e muitos sectores foram privatizados, assim em 1995 a ZIL deixou de poder patrocinar a equipa do Torpedo e acabou por vende-la ao novo consórcio Luzhniki. Este consórcio era dono do Estadio Luzhniki e procurava uma equipa para rentabilizar o Estadio.



Nesse ano ao passar para as mãos da Luzhniki, não só abandonou o seu Estádio Eduard Streltsov, tendo ido para o magnifico Estádio Luzhniki com capacidade para 102.000 pessoas, como mudou de nome passando a designar-se, até 1997, por Torpedo-Luzhniki.



Em 1997, a ZIL, verificando que havia um vazio desportivo na empresa e para dar utilização ao velho estádio, criou uma nova equipa de futebol chamando-a também de Torpedo, este ficou conhecido pelo Torpedo-ZIL, mais tarde mudou o nome para FC Moscovo. Esta nova equipa conseguiu conquistar alguns dos saudosos adeptos do antigo Torpedo que era propriedade da ZIL ficando também com algumas das suas tradições.



No entanto o “velho” Torpedo continuava nas mãos da Luzhniki e em 1998 renomeou-se para o antigo nome Torpedo Moscovo, numa tentativa de não perder os adeptos ou mais adeptos.



O Torpedo Moscovo nunca teve o apoio financeiro que tiveram várias equipas depois de cair o regime, nem a nivel de empresas nem de bilionários, como por exemplo o Dinamo, o CSKA ou o Spartak. Assim o clube acabou por ter sempre classificações modestas e nunca mais foi a uma final de Taça. A melhor classificação no Campeonato Russo foi um terceiro lugar no ano 2000.



O ano passado foi o pior ano desde que há memória, andaram sempre pelos últimos lugares e chegou a bater-se com o Dinamo Moscovo para ver quem descia, juntamente com o Shinnik Yaroslav, que cedo ficou nessa posição. A verdade é que a “fava” calhou ao Torpedo que pela primeira vez na sua história desceu de Divisão.


Assim, o Dinamo Moscovo, é a única equipa Russa, que nunca desceu de Divisão desde que foi criado o Campeonato Soviético, incluindo o agora Campeonato Russo.



Palmarés:



3 vezes Campeão da URSS: 1960, 1965 e 1976



6 vezes Vencedor da Taça da URSS: 1949, 1952, 1960, 1968, 1972 e 1986.



9 Vezes Finalista Vencido da Taça da URSS: 1947, 1958, 1961, 1966, 1977, 1982, 1988 e 1991



1 vez Vencedor da Taça da Rússia: 1993



Sem comentários: