sexta-feira, março 16, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Carlos Mozer



A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores centrais que já vi actuar no futebol português. Carlos Mozer ainda é hoje é lembrado na Luz e é muitas vezes utilizado como alvo de comparação com algum elemento do sector defensivo.



A sua carreira como sénior começou no Flamengo. Nas duas primeiras épocas oscilou entre a equipa principal e os reservas, até que na terceira época ao serviço do clube do Rio de Janeiro assumiu-se como patrão da defesa.
Em 1983, Mozer dá um grande passo na carreira, ao cumprir a sua primeira pela selecção brasileira, num jogo amigável contra o Chile.

As épocas foram passando, e Mozer era cada vez mais um dos defesas-centrais brasileiros a seguir em atenção.



Na época 87/88, Ebbe Skovdahl, antigo treinador do Benfica, que, porém, não teve muito sucesso para os lados da Luz, insistiu na sua contratação para os encarnados.
O central cedo fez as delícias dos exigentes adeptos benfiquistas, e na sua primeira época em Portugal, além da sua habitual eficácia defensiva, demonstrou dotes do goleador, apontando 8 golos. Na época seguinte, conquistou o seu primeiro título de águia ao peito, para o qual foi preponderante.



No final dessa temporada, Mozer abandona o Benfica rumo a um novo desafio: Olympique de Marselha. Em França, continuou a manter o nível exibicional que tinha exibido no nosso país. Em três anos, três anos ligas francesas, títulos que muito contribuiram para que o defesa estivesse presente no Mundial de 90, em Itália, que, no entanto, foi de má memória para o escrete.



Das duas épocas que esteve na Luz, o central brasileiro ganhou um grande amor pelo clube encarnado e, portanto, não foi de admirar o seu regresso, quando já tinha 32 anos, aos encarnados na época na 92/93. Mozer fez parte da última grande do S.L. Benfica, onde constatava uma série de grandes jogadores, como Rui Costa, João Pinto, Schwarz, entre outros. Conquistou uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional, representando por mais três épocas o clube da Luz.



Em 1995, parte para uma outra aventura, por ilhas japonesas, de modo a representar o Kashima Antlers. Ficou dois anos por terras nipónicas e ajudou o clube japonês a vencer a sua primeira J-League.



Concluída esta aventura por terras do Oriente, retirou-se do futebol profissional e voltou a Portugal, onde continuou a acompanhar o clube encarnado como poucos. Foi um habitueé em programas desportivos e mais tarde comentador.



Na época 2000/2001, regressou à Luz, mas desta feita como adjunto de Mourinho. Todavia, saiu antes do final da época, aquando da rescisão do actual treinador do Chelsea.



No ano passado concluiu o curso de treinador e a sua primeira aventura é por terras … angolanas, como treinador do Interclube de Luanda.



Mozer era um jogador com um estilo de jogo inconfundível e que se caracterizou por um “sair a jogar” em vez do típico central que chuta logo a bola para a frente. Enfim, um atleta de classe inigualável.



Ficha Técnica:
Nome: José Carlos Nepomuceno Mozer

Data de nascimento: 19/09/1960

Naturalidade: Rio de Janeiro

Nacionalidade: Brasileira

Posição: Defesa-Central

Clubes que representou como jogador: Flamengo, Benfica, Marselha e Kashima Antlers

Internacionalizações: 36



Palmarés:

Dois campeonatos portugueses

Uma Taça de Portugal

Dois campeonatos cariocas

Dois campeonatos brasileiros

Três campeonatos franceses

Uma J-League

Uma Taça dos Libertadores

Uma Taça Intercontinental

Sem comentários: