segunda-feira, março 26, 2007

Histórias dos Mundias de Sub-20: Japão 79 - versão portuguesa, parte 2


Estes foram os escolhidos por Peres Bandeira para representar, pela primeira vez, Portugal num Mundial de Sub-20. Uns nomes saltam logo à vista, como Zé Beto, Quim e Diamantino; outros, porém, são uns ilustres desconhecidos para muitos, tão desconhecidos que até nem consegui apurar o seu paradeiro. Por exemplo, o site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, na secção que fala desta competição, não refere os nomes Artur Alberto e Jorge Oliveira entre a lista dos convocados para esta competição. Deste lote apenas seis – Zé Beto, Nascimento, Parente, Adão, Quim e Diamantino – chegaram à Selecção A.



Agora: o que aconteceu durante as suas carreiras? O que é feito deles?



Zé Beto – Um dos grandes guarda-redes portugueses, que fez da parte do plantel que conquistou os três primeiros títulos internacionais para o F.C. Porto. Faleceu em Fevereiro de 1990, vítima de um acidente de viação.



Nascimento – Era o único entre o lote de convocados que jogava no estrangeiro. Acabou, no entanto, por ter uma carreira modesta, embora tivesse sido campeão pelo F.C. Porto em 1990.



Tomás
– Era jogador do Vianense por altura desta competição. Acabou a carreira no Penafiel.



Parente – Era o mais novo do grupo que foi ao Japão. Grande parte da sua carreira passou-a no Boavista. Dos poucos do grupo que chegou à Selecção A.



Galvanito – Não teve uma carreira brilhante. Passou pelo Portimonense e pelo Belenenses.





Adão
– Teve uma carreira modesta por diversos clubes do escalão maior, entre eles Vitória de Guimarães e Belenenses.



Justino – Antigo guarda-redes do Sporting e ex-técnico das camadas jovens leoninas. Deu o salto para treinador de guarda-redes da equipa sénior quando Fernando Santos chega a Alvalade. Esteve no Sporting até a época passada e agora é treinador de guarda-redes do rival da 2ºcircular, cargo que aceitou desde que Fernando Santos chegou à Luz.



Quim – O ponto alto da sua carreira foi quando foi campeão europeu pelo F.C.Porto, clube que representou durante duas épocas.





Diamantino – O mais bem sucedido desta geração. A sua carreira foi quase toda ela de águia ao peito. Hoje é treinador do Varzim.



João Santos – Pertencia ao Estoril em 1979. Terminou a carreira no Portimonense, sem ter uma carreira brilhante.



Eliseu
– Carreira modesta. Terminou-a no Feirense.



P.S. Em relação aos restantes jogadores, nada consegui apurar.

Sem comentários: