domingo, março 25, 2007

Grupo A de apuramento para o Euro'2008

Estádio José Alvalade

Assistência: Cheio que nem um ovo

Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)



PORTUGAL

Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Paulo Ferreira; Petit, Tiago, João Moutinho, Quaresma e Cristiano Ronaldo; Nuno Gomes

Suplentes: Daniel Fernandes, Caneira, Meira, Raul Meireles, Hugo Viana, Nani e Hugo Almeida

Treinador: Luiz Felipe Scolari



BÉLGICA

Stijnen; Hoefkens, Clement, Van Buyten, Van der Heyden e De Man; Fellaini, Mudingayi, Maartens, Defour; Mbo Mpenza

Suplentes: Vandenbussche, Lombaerts, Van Damme, Chatelle, Vanden Borre, Vandenbergh, Sterchele

Treinador: Rene Vandereycken




Antes do jogo haveria alguém que não soubesse que os belgas íam ser despachados e goleados? Duvido que ninguém acreditasse na vitória, e quem gosta e vê futebol sabia que ía haver uma goleada... Talvez até os belgas o soubessem, e tentaram antes do jogo intimidar um dos nossos "mágicos", e tomaram inclusivé uma atitude de agressividade logo à chegada ao aeroporto... em vão.



A resposta que todos queriamos, da Selecção Lusa, foi aquela que sucedeu e que sucederia normalmente, tal o desiquilibrio entre as duas equipas. Mas nós ainda fizemos melhor. Muito melhor. Deixámos os belgas a pensar durante 45 minutos que eramos uma equipa banal e que eles até eram capazes de pontuar... Isso não se faz, embora merecessem.



E assim foi a primeira parte, com futebol pouco vistoso, mesmo ao nivel belga, e alguns remates inconsequentes.




Logo de inicio, Hoefkens, numa entrada assassina, enganou-se no jogador e ía arrumando com Quaresma, em vez de Cristiano Ronaldo. Pensou-se, então, que não acabariam 11 de ambos os lados, uns por lesão outros por acção disciplinar, mas foi engano e ainda bem.



Os primeiros 45 minutos viu-se um futebol confuso do nosso lado e com uma só situação de perigo para a Bélgica, e 6 ou 7 remates frouxos e sem nexo para as "Quinas". Aos 41 Quaresma devolve a entrada a Hoefkens e como tal também não vê amarelo. Amarelo que viu o nosso 17 por ter sofrido penalty e reclamado por isso.



A equipa belga veio então para a segunda parte com a ideia que afinal podiam até ganhar o jogo se ambos os conjuntos continuassem a jogar assim.



Mas os portugueses tinham a estratégia definida, de deixa-los pensar isso, para depois a estocada ser maior e doer mais.



Então aos 7 e aos 9 minutos, deste segundo tempo, (em dois minutos portanto), mostraram aos adversários, com quem eles tinham vindo jogar, e como os estivemos a gozar durante 45 minutos.



Os belgas tiveram então uma jogada para ver que afinal são uns valentes "coxos", quando num mau atraso da nossa defesa, deixa o recém entrado Sterchele, sozinho em frente à baliza, e sem ningém nessa mesma baliza, rematar ao lado.



Portugal disse assim: "Viram como vocês são tão maus que nem de baliza aberta marcam?". "Agora, esqueçam o jogo, porque já sabem quem ganhará, sentem-se e apreciem o espectáculo de magia que vamos apresentar, por dois dos nossos mágicos de serviço!"



Assim 3 minutos depois do falhanço forasteiro, eis que Quaresma, num lance que deveria ficar gravado, para sempre, para mostrar aos miudos (para aprenderem) e aos graudos (adeptos do melhor futebol do mundo). O 27, pára a bola de calcanhar, partindo com isso os rins a um defesa, e rematando de trivela, ao angulo contrário, da baliza de um rapaz que a partir de hoje saberá mais nomes de jogadores portugueses, para além de Cristiano Ronaldo.



E com este "truque de magia", Scolari, retira o cigano "em ombros", perante 50.000 pessoas.



Deveria ter acabado ali o jogo, mas teem de se cumprir os 90 minutos da praxe. Para o lugar do número 27 entrou Nani, que se mostrou bastante incoformado com o resultado, (ainda era escasso). E os belgas pensando que nem deveriam ter cá vindo, perdendo apenas por falta de comparência, sem a humilhação que estavam a levar.



Nani, irrequieto, continuou a por a defesa belga "à nora", sem saber bem o que fazerem, muitas das vezes só desviando a bola com o olhar...


Então surge uma vez mais Cristiano Ronaldo, livrando-se de 2 defesas, remata de longe para mais um golo, mais um belo golo... a "magia" continuava. Era um suplício para os belgas estar em campo.



Scolari vendo que não valia a pena cansar mais, nem os belgas, nem os nossos "mágicos", que vão ser precisos para pontuar quarta-feira no Marakana, faz sair então o número 17.



Ficou então a equipa entregue a Nani, João Moutinho, Tiago e "amigos", para levar o jogo até aos 90 minutos e finalizar.



Assim para a história ficou a lição de futebol que já os brasileiros tinham levado (mas a culpa de nós jogarmos bem, para os brasileiros, é de Scolari, se não fosse ele eramos uma Selecção banal. Alias, para eles, foi o Scolari que ensinou ao Quaresma aquele remate. "Cara, você já viu um remate que chama de Trivela? É assim ó..." ) e agora levaram os belgas e levará quem nos menosprezar.


Quanto ao grupo, dependemos só de nós, mas alguma vez dependemos de alguém? Como se viu, temos equipa para ganhar a todos em nossa casa, só falta pontuar fora em todos os jogos (que ainda faltam), da melhor maneira possível, vencendo ou empatando.



Assim, a Sérvia, fez o favor de perder no Cazaquistão, e ainda perder Zigic que foi expulso e assim não joga contra nós. Zigic é "apenas" o patrão do meio campo sérvio.



No outro jogo do grupo a Polónia, que ainda há-de vir a terras Lusas, ganhou por 5 ao "poderoso" Azerbaijão.



Sem comentários: