sábado, março 03, 2007

Clubes Atacantes - Puerto Rico Islanders Football Club


PUERTO RICO ISLANDERS



Para hoje temos um clube da "Segunda Divisão" dos Estados Unidos América. Na verdade é da Primeira Divisão, a USL First Divison, mas acima deles existe a Major Soccer League, que está confinada a clubes super-profissionais aos quais é exigido o máximo de profissionalismo, principalmente fora das quatro linhas. Portantos todos os outros clubes obedecem às regras normais das divisões normais que conhecemos por exemplo no nosso país, embora o campeão seja conhecido no sistema normal de playoffs, onde os 8 primeiros da classificação normal são apurados para o mesmo.



O clube foi fundado em 1995, e entrou para a United Soccer League First Division, a Segunda Divisão dos EUA. Não passou de uma aparição ilusória e frustrante, onde participou em apenas 7 partidas, jogando em San Juan. Como o estádio não preenchia os requesitos minimos exigidos pela USL, tiveram de se mudar para o Texas. Somado a isso, a FIFA retirou o apoio económico e financeiro à Federação de Porto Rico, como tal as coisas ficaram decididamente dificeis, para não dizer insustentáveis e o clube fechou as portas.



Só em 2003, a FIFA começou de novo a apoiar o futebol em Porto Rico, e aproveitando esse facto fez-se um convénio com o Municipio de Bayamón, do qual obtiveram apoios a todos os niveis, desde logisticos a financeiros.



Foi posto em marcha o projecto de renovação do Estadio de Basebol local para receber partidas de futebol numa obra orçada em 3.000.000 de dolares. Obras que começaram em Novembro de 2003 e que culminaram atempadamente, com exito, para a partida inaugural, da A-League, frente aos Toronto Linx, em Abril do ano seguinte. O resultado final foi 0-1 com 5,000 espectadores, que se cifrou numa maior assistência do que em qualquer jogo do campeonato de Basebol, o que por si só já constituiu uma vitória.


A época não correu lá muito bem e obteve apenas 5 vitórias, 6 empates e 17 derrotas, um saldo francamente mau. Contudo o ano de 2005 foi um pouco melhor, conseguindo 8 vitórias e 8 empates, com 12 derrotas, quase chegando aos playoffs.



A equipa é grandemente constituida por jogadores argentinos e brasileiros, mas incluiu na época passada 3 jogadores de renome do país, que foram, Marco Velez, Alexis Rivera e Rafael Ortiz, jogadores da selecção de Porto Rico.



O ano passado o clube conseguiu a inclusão do argentino Gustavo Barros-Schelotto, irmão do famoso Guillermo Barros-Schelotto que foi jogador da Selecção Argentina, além do chileno Arturo Norambuena, o canadiano Alen Marcina, formando uma das equipas mais fortes do clube, numa tentativa muito séria de chegar aos playoffs e ao titulo de campeão.



A época correu de feição e o clube à entrada da última ronda, com dois jogos finais, em casa, contra o Miami FC, precisava de 4 pontos para ser apurado para o playoff. O Miami tinha na sua equipa jogadores como Romário e Zinho, mas isso não assustou a bem constituida equipa dos Islanders, que na primeira mão receberam e venceram o Miami FC por 4-2, tendo estado a perder ao intervalo por 0-2, numa recuperação estrondosa, perante 8,600 espectadores, mais uns milhões de telespectadores, num jogo com honras de directo na Fox Soccer Channel.


O segundo jogo, era aguardado com ansiedade, bastando um empate para a equipa ser apurada para os playoffs. Perante a assistência recorde de 11,000 pessoas, a equipa começou a perder já na segunda parte, tendo que esperar até ao minuto 88 e de penalty, Arturo Norambuena, dar a tão esperada qualificação, à qual se seguiu uma pacífica invasão de campo.



O clube chegou então aos playoffs, jogando então contra o Charleston Battery, tendo empatado 2-2 e perdido por 0-1, sendo consequentemente eliminado.



Em Novembro do ano passado o clube qualificou-se pela primeira vez para a Taça dos Campeões das Caraíbas. Algo que, apesar de tudo, só é permitido porque o futebol de Porto Rico, está sobe a alçada da Federação Portorriquenha de Futebol e não da Federação de Futebol dos Estados Unidos. Conseguiu o apuramento vencendo a Taça do Porto Rico com a equipa de reservas.



Calharam no único grupo composto por 3 equipas, juntamente com o Hoppers FC de Antigua (3-1) e o W-Connection de Trinidad e Tobago (0-1). Com uma vitória e uma derrota ficaram em segundo lugar no grupo e consequentemente afastados das meias-finais. O vencedor deste torneio participa ainda directamente nos Quartos-Final da Taça Campeões da CONCACAF.


Os objectivos, para o ano que entra, é serem campeões da USL Divisão 1 e serem apurados para a Taça Campeões da CONCACAF, ganhando para isso a Taça dos Campeões das Caraibas.



Palmarés:



Quartos Final da USL First Division: 2006



1 vez vencedor da Taça de Porto Rico: 2006

Sem comentários: