quinta-feira, março 01, 2007

Taça de Portugal - Sporting 2 - 1 Académica


Estádio: Alvalade XXI

Assistência: pouco mais de 13 000 mil espectadores

Árbitro: Jorge Sousa



Sporting: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Miguel Veloso; João Moutinho, Djaló (Farnerud, 60) e Nani (Romagnoli, 73); Bueno (Pereirinha, 80) e Liedson


Treinador: Paulo Bento



Académica: Pedro Roma; Litos (Vítor Vinha, 34), Danilo e Kaká; Paulo Sérgio, Roberto Brum e Lino; Dame, Filipe Teixeira e Cláudio Pitbull (Alexandre, 46); Nestor (Gyano, 46)


Treinador: Manuel Machado



Golos: 1-0, Liedson (4); 2-0, Liedson (11); 2-1, Dame (90+1)



Acção disciplinar: Cartão amarelo para Danilo (34), Tonel (51), Bueno (56), Caneira (59); Cartão vermelho para Vítor Vinha (55)




O Sporting com o seu melhor 11 (destaque para o regresso de Abel, que já devia ter jogado em outros jogos) eliminou a Académica por duas bolas a uma e qualificou-se para as meias finais da taça.



O Sporting entrou bem no jogo, marcou cedo, algo que só se tem verificado nos encontros da Taça de Portugal. Soube aproveitar o facto de a Académica estar a jogar apenas com 3 defesas e por isso o primeiro tento surgiu logo 4´ e o segundo aos 11´, ambos por Liedson. A partir daqui os Leões reduziram o ritmo inicial de jogo, devido à vantagem que tinham por 2-0, o que permitiu à Briosa organizar mais o seu jogo, e até criar algum perigo diante da área dos leoninos,. O lance mais perigoso surgiu quase em cima do intervalo com um remate do talentoso Filipe Teixeira que Ricardo defendeu.


Na segunda parte, Manuel Machado que já tinha ficado privado do lesionado Litos, mexeu na equipa, e como quem não arrisca não petisca, fez logo as duas restantes substituições. A Académica entrou melhor e podia ter marcado, primeiro por Dame num vistoso remate à meia volta, depois por Vítor Vinha, num tiro a rasar a barra, e, finalmente, por Roberto Brum, com a bola a esbarrar no poste direito da baliza de Ricardo. As esperanças dos estudante viriam a reduzir, após uma entrada a “matar” e consequente expulsão de Vítor Vinha… Ainda assim o Sporting não aproveitou da melhor forma o facto de estar com mais um elemento dentro de campo, e o mesmo, muitas vezes nem se notou… pois o meio-campo estava um desastre, e os jogadores da Académica, conseguiam quase sempre ganhar a segunda bola.. Os Leões ainda podiam ter dilatado a vantagem para 3-0 numa boa jogada do Levezinho, mas graças a Paulo Sérgio isso não aconteceu. E o golo que a Académica já tanto merecia surgiu já em tempo de desconto para alguma felicidade dos Leões, porque se tivesse surgido antes não sei o que seria…



Enfim, o Sporting está apurado para as meias finais da Taça e é o que realmente importa.



O melhor em campo:




Liedson, não só por ter marcado os dois golos, mas também porque correu muito, andava em todo o lado, atacava , defendia e é um verdadeiro incómodo para muitos defesas..



Arbitragem:



Esteve bem durante o jogo, no aspecto técnico e disciplinar, até porque ambas as equipas ajudaram a que isso acontecesse, preocupando-se mais em jogar do que a complicar…



Aspectos Positivos:



A vitória do Sporting;

Abel: Nem parecia estar com pouco ritmo, gostei de o ver jogar, e especialmente a defender..



Aspectos Negativos:



Fraca assistência, é mesmo à TUGA, só apoiam a equipa quando ganha…


Nani: Muito desconcentrado durante o jogo todo, e já foi substituído tardemente..

Sem comentários: