terça-feira, abril 12, 2005

2ª Divisão Honra Jornada 28



O Estrela Amadora recebeu o Portimonense numa tarde de praia e não de futebol, e foi isso mesmo que aconteceu na Reboleira.
O Estrela entra em campo com uma táctica inventada sabe-se lá onde. O Toni ou esta a esconder a equipa para o jogo da Taça ou então algo está muito mal naquela cabeça.
Abdicou de um defesa esquerdo de raiz para colocar lá um dos melhores jogadores do Estrela (Semedo) mas que rende imenso como extremo e não como defesa. É um desiquilibrador nato em jogadas de um para um.
Portanto ja começou "coxo" na defesa e no ataque. Não contente com uma alteração grave ainda iniciou o mesmo jogo com um avançado centro (Henrique) descaido para a direita, competamente colado á linha e o outro também avançado centro (Romulo) a jogar como medio de ataque.
Se pensam que acabou por aqui enganam-se porque Zamorano um jogador habituado só a fazer laterais seja pela direita ou pela esquerda estava no centro do terreno.


Começa assim o jogo, e claro que com os jogadores tricolores completamente fora de posição foi um desastre completo, a sorte é que o Portimonense está num momento de forma, muito, mas muito mau. Os algarvios não têm entrosamento entre os sectores, principalmente na defesa (defesa - guarda-redes), nem tem jogadores de qualidade no ataque, ou pelo menos não o mostram.
As tantas alguem grita: "Para o ano vais jogar com o Atlético", clara referência ao mau futebol algarvio. E não me admira nada, pelo que vi em campo, e só estao a 2 pontos da primeira equipa abaixo da linha de água, o Sp. Espinho.
O Estrela começou a "dominar", a partida (dentro dos possiveis, devido ao que já escrevi em cima) e em contra-ataque o Portimonense criava "algum" perigo. Chegou mesmo a isolar Piojo só que Veiga fez uma excelente saida e embora não conseguindo travar o adversario tirou-lhe completamente o ângulo de remate tendo este rematado muito fraco e deixando que a defesa já recomposta (Carlos) cortasse e dominasse o esférico que ía para a baliza.
Para a segunda parte a situação não melhora muito. O treinador amadorense continua a fazer das suas, retira Fábio, que foi uma nulidade autêntica e coloca Mauro, um jogador que sem exagero esta com mais 10kg do que o que deve ser um profissional de futebol. Mesmo assim e jogando atabalhoadamente ainda meteu algum respeito na defensiva contrária.
A seguir quando toda a gente pedia a substituição de Henrique (uma nulidade naquela posição) ou de Jordão um jogador que mal se mexia no meio-campo e de cada vez que chutava, a bola avançava uns 5 metros apenas e era quando nao caía no chão sem força, (acho que a idade pesa a sério a este jogador), o treinador tem a infeliz ideia de tirar um dos melhores jogadores em campo, Rui Borges. Os assobios e protestos aumentaram em catadupa. Chegou a pensar-se que iriam a qualquer momento entrar no campo e agredir Toni, tal era a revolta.


O publico assobiava constantemente. As jogadas de ataque não apareciam e consequentemente não aparecia o golo. Noutro contra-ataque rápido os Algarvios isolam Cavaco mas este ainda fez pior que o colega na 1ª Parte rematando contra Veiga que saía ao seu encontro.
Aos 70min numa jogada de pressing atacante Nelsinho, recém entrado, remata e a bola bate nas mãos de um defesa de Portimão. Na altura do remate dá ideia de que é penalty sem margem para duvida, e foi assim mesmo que o arbitro viu e decidiu.
Os penalties, já disse aqui e volto a referir, quem sofre diz que não é, quem é beneficiado diz que é. No meu ponto de vista é penalty e para o árbitro também foi e essa decisão é a que conta, sempre.
O golo apareceu e da maneira que o Portimonense tinha jogado em toda a partida até ali, deu a ideia que o resultado estava feito.
Então passado poucos minutos outra brilhante substituição, entra um defesa!!! para segurar o resultado, saíndo então Henrique.
A ira dos adeptos não acalma, pelo contrário, a saída de um avançado (mal colocado) por um defesa mostrava o que se iría passar dali para a frente, ou seja, o Estrela ía defender a magra vantagem até ao fim.
E foi isso que aconteceu. O mais impressionante é que com um defesa a mais em campo os "buracos" na defesa amadorense eram mais visíveis!!! Tal era a má colocação dos jogadores no terreno.
O jogo correu na mesma toada até ao apito final, ou seja, muito mal jogado de parte a parte e quando o árbitro apitou para o final não houve o habitual aplauso á equipa pela vitória e sim um coro enorme de assobios, sinal claro de desagrado.

Esta jornada foi muito benéfica para o Estrela, uma vez que o 4º e o 5º classificados perderam, aumentando a vantagem Amadorense para o novo 4º Classificado (Feirense) em 9 pontos.

Na Mata Real um grande jogo com o lider a receber o 4º classificado, Marco, e a vencer por 2-1 alargando a vantagem pontual entre os 3 primeiros e os outros. Nesta altura acho que ninguém duvída onde mora o futuro campeão da Liga de Honra.
Os "Castores" estão num bom momento de forma e em casa são imbativeis, em 14 jogos têm 12 vitorias e 2 empates.


Outro jogo importante era o Naval-Maia que acabou num empate a zero bolas, sendo que a Naval com os resultados dos outros campos ganhou um ponto aos perseguidores.
Referência para um dos melhores guarda-redes portuguêses e que joga no Maia. Paiva é excelente e tem mostrado isso mesmo na Maia. Vi o jogo dele na Amadora e foi um "herói" e agora segundo consta foi o principal responsável pelo resultado, não admirando.


Mais um jogo de referência nesta jornada, o Feirense recebia os "Bebés" e tinha de ganhar para manter viva a chama de subir de divisão e por outro lado condenar o Leixões a mais uma época de insucesso.
A vitória sorriu e bem aos azuis, por 2-1, num jogo bastante equilibrado de toada e resposta.


Em alguma equipas o descredito é tão grande que os resultados são completamente anómalos, não conseguindo vitorias mesmo a jogar em casa com equipas acessíveis.
Temos o caso da Ovarense que chegou a andar pelos lugares cimeiros da classificação e hoje em dia não consegue ganhar em casa á pior equipa do campeonato, o Alverca, dando-se mesmo ao luxo de sofrer o golo dos ribatejanos no minuto 90.
A outra equipa que está nesta situação são os açorianos do Santa Clara. Perdeu em casa com um adversário directo, o Chaves por 1-2 e está a 3 pontos de não descer. Mas tendo em conta o calendário acho que já temos mais uma vaga preenchida, sim porque o Alverca a 8 pontos já está condenado.
Vejamos então os jogos que faltam ao Santa Clara. Vão jogar fora na Maia, 7º classificado, na Amadora, Estrela 2º classificado, e em Canaveses, Marco 5º classificado, todos eles a jogar, de longe, muito melhor que os açorianos. E em casa recebem Naval, 3º classificado que apresenta o melhor futebol da Liga de Honra, Leixões 6º classificado e com excelente equipa, sobrando o Portimonense no único jogo contra um adversário directo e acessível.
Meus amigos açorianos, paciência, que para o ano estarão a jogar com o Atlético como alguém disse num jogo acima e que referi.

Nos restantes desafios vitorias claras e previsíveis no Desp. Aves-Felgueiras 3-0, no Olhanense-Sp. Espinho 2-0 e no Gondomar-Varzim 3-1.
E para a semana há mais do mesmo.

Sem comentários: