quarta-feira, abril 13, 2005

A Relevância do Boavista



Antes de mais, convirá esclarecer que é esta a minha primeira intervenção, não só neste espaço como por este "tipo" de meio - a Internet, pelo que desde já solicito alguma compreensão . Como repararão sou Boavisteiro, e só não me considero um fanático pois sou crítico demais em relação ao Clube, Contratações, Direcção, Técnicos, Jogadores, ...... e principalmente, em relação à qualidade de jogo. Por aqui entenderão que estou meio de "trombas" com a minha equipa desde que fomos Campeões Nacionais.
Não sei se será apropriado ou adequado, mas entendo que faz sentido, neste momento, expôr o meu conceito de Futebol. Assenta em alguns fundamentos:
1- O Futebol é de 2 tipos de entidades: Jogadores e Espectadores. Uns pagam para ver, outros são pagos para serem vistos. Os dirigentes, treinadores, Federações, Árbitros, etc., são apenas elementos passageiros que terão uma intervenção positiva ou negativa, mas não são estes que movem milhares de pessoas aos Estádios.
2- O Futebol vive ou sobrevive de Golos. Para marcar golos é preciso chegar à outra baliza. Para chegar à outra baliza, é preciso arriscar. Ou seja, para haver espectáculo e para haver espectadores, é essencial ir para a frente, jogar e fazer jogar, criar, inventar, atacar!!!! Jogar para não perder ou para empatar, é um "tiro" certeiro na alma do Futebol.
3- Equipa que marca mais, ganha sempre. Não acredito em azares, maus árbitros ou tendenciosos. Apesar de reconhecer todas estas possibilidades, uma equipa de 11 jogadores, ou 26 (Plantel), que passam 11 meses por ano a treinar em conjunto diariamente tácticas, estratégias, marcações, livres, cantos, remates, cruzamentos... tem a obrigação de falhar pouco ou nada. Tem obrigação de jogar futebol. Tem a obrigação de satisfazer os adeptos não só pelo resultado como pela exibição.
4- Para mim, um clube funciona como uma empresa. A culpa nunca é do jogador, mas sim de quem o escolheu, de quem o treinou ou de quem o colocou.

Com base nestes pressupostos, abordarei o tema que me é mais caro - Boavista F.C.


Apesar de uma boa classificação actual, não sou de forma nenhuma adepto do tipo de futebol jogado. Incomoda-me profundamente levar 6-1 ou 4-o do Sporting, e ganhar ao porto 1-0. Faz-me lembrar, há uns anos, quando se dizia que o campeonato do Boavista era ganhar ao Porto. Típico clube de bairro. Não que eu ache que isso se passa actualmente, mas é uma coincidência desagradável. Entendo que o Boavista precisa de repensar o seu tipo de jogo, pois é triste ver o Estádio do Bessa com 4 ou 5 mil pessoas, tendo uma capacidade superior a 30.000 lugares. Pensei sinceramente que, com a entrada de Jogadores como o Toñito, João Pinto, Hugo Almeida, Zé Manel e Nelson, que se verificaria um acréscimo substancial na capacidade de criar jogo do Boavista, mas o máximo com que conto é com um decréscimo no espírito faltoso da equipa.



De um ponto de vista mais pragmático, o que é um facto é que estamos em 4º lugar, e muita coisa se pode passar ainda. Recebemos no Bessa o Braga e o Benfica, pelo que está tudo em aberto, para nós e para os outros.

De uma forma mais generalista, não concordo com aqueles que dizem que este campeonato está nivelado por baixo. Entendo que o F.C. Porto tem o melhor plantel de toda a sua história, apesar de não produzir, o Benfica terá eventualmente o mais objectivo treinador da Superliga, sendo que, tanto o Sporting como o Braga, terão as melhores equipas enquanto conjunto.
É curioso verificar a qualidade individual dos jogadores das equipas pequenas:
Estoril - Yuri (Grande Jogador - Boavista), Yannick (Benfica), Elias (Ex-F.C. Porto), João Paulo (Boavista), Amoreirinha (Benfica)... entre outros
Gil Vicente - Paulo Costa (Ex- Inter de Milão, Bordeus, Porto, Sporting. 104 internacionalizações pelas camadas jovens), Ednilson ( Ex- Boavista, Roma, emprestado pelo Benfica), Braima (Ex-Boavista) Carlos Carneiro (Ex Guimarães) Marcos António (Emprestado pelo Porto) Nandinho (Ex Benfica) Carlitos (Ex Benfica) e venderam a meio da época jogadores como Julio César e Rui Baião.
Académica - Hugo Leal (dispensa apresentações), Ricardo Fernandes (Ex Sporting, emprestado pelo Porto), Dário...
Penafiel - Folha, Drulovic, Clayton, Pedro Santos (Ex. Boavista), Fernando Aguiar (Ex- Benfica)
Rio Ave, Guimarães, Marítimo, Nacional, Setubal etc... a os resultados e a classificação falam por si.

É assim meu entendimento, que estaremos numa fase de transição, a qual, à semelhança de outros países (Espanha, Inglaterra, França, Itália, Holanda e Alemanha) permitirá uma menor disparidade da capacidade de jogo individual entre os jogadores das diferentes equipas, e tornará imprevisível qualquer resultado final.
Pode ser assim que se verifique um maior interesse geral no Futebol jogado, no espectáculo em si e que volte a ser estimulante ir a um estádio de Futebol ver jogadores como Madjer, Sanchez, Futre, Figo, Quaresma, C. Ronaldo, entre muitos outros...

Acho que está já longa e eventualmente "chata" esta minha intervenção. Procurarei de futuro ser mais objectivo.

Saudações Boavisteiras

Sem comentários: