terça-feira, abril 26, 2005

A Simbiose Vitória Sport Club/Guimarães

Que significa o Vitória Sport Club aos seus sócios, adeptos e simpatizantes?

Porque são os mesmos tão bairristas e acérrimos defensores do seu clube, tradição e valores?

A resposta a tudo isto é fácil e só uma, GUIMARÃES, a cidade é o elo de ligação a ambos, não só porque VSC e Guimarães, se confundem, porque a história de conquistas é comum, mas acima de tudo pelo símbolo a eles associado, o Rei D.Afonso Henriques.


Ainda hoje venerado, O Conquistador é um forte apelo e um forte incentivo ao apoio massivo que os adeptos Vimaranenses e não só, dão ao Vitória Sport Club.

Mas existem outras razões, o cariz bairrista do Povo Nortenho, o gosto e a paixão pelo Desporto, que faz com que um Concelho de quase 180000 habitantes e 70 freguesias tenha mais de 200 colectividades em constante actividade diariamente e a Tradição Familiar de passagem de valores, culturas e histórias do VSC.

Actualmente e através da lufada de ar fresco que foi esta enorme remodelação nos Corpos Sociais do VSC, assistiu-se em apenas um ano a um enorme incremento quer nos associados (mais de 5200 novos sócios, ou retorno de antigos), mais espectadores no estádio em relação à época anterior (mais 38.988 espectadores nos 14 jogos esta época disputados na condição de visitado), mais de 12500 Lugares anuais vendidos e este mês atingimos os 25000 associados.

Ora estes números após um ano desastroso, após uma auditoria que ditou prejuízos na ordem de 12 milhões de Euros, após médias de assistências em casa de 15000 adeptos, após autênticas invasões fora de portas, pergunta-se o que faz correr toda esta gente?


Eu costumo dizer que a paixão ao VSC Sente-se e Não Se Escreve, mas no nosso caso manifesta-se, em explosões de alegria, de apoteose, de cânticos, de saltos, de raiva, de frustração, de regozijo, mas acima de tudo de apoio ao VSC, onde quer que se encontre, onde quer que se realize e qualquer que seja a modalidade.

Nestes últimos anos, assisti a situações estranhas e em certos pontos comuns a outros clubes, que vitimas do isolamento e ostracismo a que foram votados, fizeram desses ódios e inimizades, Forças para subirem passo a passo os degraus que lhes permitiram serem grandes no Futebol Português, este tem sido paulatinamente o lento caminho a percorrer pelo VSC e seus adeptos, ao qual só lhe faltam mesmo os títulos pois temos as infra-estruturas e os melhores adeptos do Mundo, que mais nos falta?

Sem comentários: