segunda-feira, abril 18, 2005

A luta continua

Hoje vou alargar-me mais no comentário. Isto porque chegou a hora de dismistificar muitas das insinuações que sportinguistas e portistas insistem em colocar como "verdades indesmentíveis" nestes e noutros fóruns de discussão.

Benfica-Leiria
Foi sem dúvida nenhuma das melhores exibições do Benfica nesta época. Ninguém pode assobiar os jogadores por falta de empenho, ninguém pode dizer que o Benfica não foi claramente superior ao adversário. Quando os adeptos de Porto e Sporting vêm dizer que o SLB não está a aguentar a pressão, eu apenas respondo: "Porventura o SLB não fez nos 2 últimos jogos, pese os resultados, duas das melhores exibições da época??"... Acusar a pressão seria pra mim a equipa jogar mal, e fazer resultados maus devido a essas más exibições. Ora isso não está a acontecer e para mim continuamos a ser os mais fortes candidatos ao título. No sábado sem exagero o Costinha fez 3 ou 4 defesas impossíveis que fizeram com que o Leiria conseguisse sair com o lisonjeiro empate com que saiu da Luz.

Foi 3 vezes à baliza do SLB no primeiro quarto de hora, marcou um golo, e nunca mais voltou a criar perigo. Paciência, foi azar, de qualquer forma, da mesma maneira que os srs. adeptos do Porto em Janeiro (!) quando em igualdade pontual com o SLB diziam que iam à frente do campeonato e por isso eram os principais candidatos, quando Couceiro dizia que só dependiam deles para ser campeões quando a procissão ainda ia a meio, qual o problema de nós a 5 (!) jornadas do final, recebendo ainda o principal rival no nosso estádio, jogando como estamos a jogar, assumirmos que somos os principais candidatos ao título??...

Levados ao colo pelas arbitragens
Respondendo directamente agora a críticas que são feitas pelos nossos rivais, porque é que só se levantam quando as coisas lhes parecem menos correctas para vocês?... Então onde estavam os Srs. quando em jogos em que o SLB venceu foi prejudicado pela arbitragem?...

Ninguém fala disso pois o Benfica vence, claro, não necessita da arbitragem para vencer, não é?... Ninguém fala do penalty roubado em Setúbal sobre o Geovanni quando ainda estava 0-0 ou do penalty sobre o Karadas na Luz, salvo erro frente ao Gil Vicente. Isso não interessa. O que interessa sempre é ver os lances em que possivelmente somos beneficiados. Onde estavam os meninos do Sporting quando roubaram escandalosamente um golo limpo ao Beira Mar na semana passada???

Onde estão os meninos do Porto a analisar o lance do penalty não assinalado da mão do Jorge Costa frente ao Gil Vicente??... Ou o comentário deles à agressão bárbara do Pedro Emanuel ao JVP que deu só amarelo???... Ou à expulsão perdoada no passado sábado ao mesmo Pedro Emanuel que devia ter levado segundo amarelo com quase 10 minutos ainda para jogar???... Eu raramente falo de arbitragem, por isso sou dos menos suspeitos para falar. Para mim os árbitros como qualquer ser humano erram.

Para mim erram porque são humanos. Se erram por causa de "fruta" ou de "café com leite" isso para mim não me interessa. Aliás, quem anda a ser investigado sobre esses casos todos sabemos quem é, portanto, palavras pra quê?...

E se fizerem bem as contas em quase todos os campeonatos no fim das contas entre o deve e o haver as coisas ficam equilibradas para todos.
Quanto às entradas do Petit ou do Manuel Fernandes, não vou ser eu a defendê-los pois não têm defesa possível, mas gostava de ver também eventuais defesas a entradas do Pedro Emanuel, do Ricardo Costa, do Costinha, etc, etc, para falar nos jogadores do Porto. E ainda estou pra ver no que vai dar o caso do túnel em relação ao Sporting... Já viram que toda a gente se calou com isso??...
Por fim, e referindo-me à patética rábula da conferência de imprensa do presidente da U. Leiria no final do jogo de sábado, pareceu-me uma conferência de imprensa bastante encomendada por parte duns amigos nortenhos do Sr. Presidente do Leiria. Falar de uma falta que EXISTE visto que o Karadas é agarrado e queixar-se do empate devido a essa falta é brincar com o futebol. E mesmo que não fosse falta, onde estão os críticos do árbitro para falar da falta CLARÍSSIMA sobre Pedro Mantorras uns 10 minutos antes do golo do SLB, falta essa bastante mais perigosa do que aquela que deu o golo e que o árbitro não marcou????...

Espero que não me obriguem a voltar a falar de arbitragem pois é aquilo que eu não gosto de falar. Eu gosto de falar é das defesas do Costinha, dos golos do Liedson ou do Mantorras, ou dos passes do Rochemback ou do Simão. Isso sim é o verdadeiro futebol.

Levados ao colo pelos jornais
Voltamos à questão do costume. É óbvio que o SLB vende, é óbvio que são os estádios onde o SLB joga que estão cheios, é obvio que a imprensa tem de chamar às primeiras páginas o SLB. Agora o que eu não acho é que isso faça com que a equipa seja levada ao colo. Aliás, se atentarmos bem, antes de jogar em Vila do Conde o SLB parecia que tinha o campeonato entregue pela generalidade da imprensa.

É claro que é um erro. Mas também é um erro depois do resultado em Vila do Conde (que aliás nem ilustra o que se passou em campo) a imprensa tratar o Sporting como se este fosse o principal candidato ao título quando o Sporting ainda tem de ir a Braga e à Luz!... O que só prova que o que acontece é que a imprensa é na generalidade má!... É péssima aliás. Mas em relação a todos os clubes. Deixem-se de falsidades a dizer que somos levados ao colo pois não há nada mais falso. A imprensa não leva ninguém ao colo. Apenas se aproveita das massas para vender mais e ganhar mais dinheiro à custa dos clubes.

Estoril-Benfica no Algarve


Claro que eticamente é reprovável o que vai suceder no próximo fim de semana. Mas onde estavam os "eticamente superiores" aos outros quando no ano passado o Gil Vicente foi jogar a Guimarães para ter uma receita superior no jogo contra o FCP porque este iria naturalmente encher o estádio. E se o caso não fosse contra o Estoril nenhum desses "eticamente superiores" viria falar?... É que isso é uma falsa questão. Colocar a questão desportiva quando uma equipa pode obter uma receita que é praticamente metade do orçamento anual devido a essa alteração é realmente de uma enorme ignorância. Será que não entendem isso?... Será que já repararam que o SLB funciona para muitos clubes como o abono de família anual pois é quem leva mais gente aos estádios?... O Estoril numa óptica de gestão acertada (independentemente de ser o Benfica, o Porto ou o Sporting) tem a oportunidade de capitalizar receitas com a visita do Benfica e os "eticamente superiores" acham isso um problema?... Se fosse contra os seus clubes certamente não se queixariam como não se queixaram no ano passado os adeptos do Porto quando jogaram em Guimarães contra o Gil. Isso acontece todos os anos contra qualquer equipa.

Euforia
É claro que os adeptos do SLB andavam eufóricos. E é claro que tinham razões para isso. Então não eram líderes do campeonato com 6 pontos de avanço?... Então não estão nas meias finais da Taça?... Isto é ser arrogante?... Assumir que somos os principais favoritos é arrogância?... Então o Mourinho é arrogante por um ano e meio antes do final de um campeonato ter dito que ia ser campeão no Porto?... Ou há dois pesos e duas medidas???...

Não ouvi ninguém do SLB a dizer que já era campeão ou que os outros não tinham valor. A euforia do SLB apenas se tem sentido no apoio que o clube tem tido nos estádios onde joga. Isso é mau?... Era preferível deixar a equipa sem apoio??... Acho sinceramente que os adeptos do SLB até se têm comportado melhor do que eu pensava para quem não é campeão há tanto tempo. Outros há que não reagem da mesma forma quando perdem.

Os "nojos"
Não sou particular adepto das declarações do LFV, principalmente devido aos timing's escolhidos e à forma como ele se expressa. Apesar da palavra "nojo" poder "enojar" quem lê habitualmente os jornais, para mim é uma expressão que explica numa só palavra o que o verdadeiro adepto de futebol sente quando lê o que está a ser apurado no Caso Apito Dourado.

É realmente um nojo ouvir que os dirigentes de determinado clube pagavam a prostitutas para conviver com os árbitros como forma de pagamento de favores no campo; é realmente um nojo estar sistematicamente a ouvir um Sr. como o Sr. Pinto da Costa que é arguido neste caso a falar de apitos, etc, etc; é realmente um nojo ouvir o Major Valentim Loureiro apelar para o Presidente da República intervir sobre o poder judicial;

é realmente tudo isto um nojo e francamente não sei onde é que o Presidente Luís Filipe Vieira errou ao dizer o que disse. Não é ele que está a ser investigado pela PJ, nem é ele que é arguido dum caso como este. Isso sim deveria fazer pensar todos os adeptos de futebol, principalmente os adeptos de um clube com a grandeza do Futebol Clube do Porto.



Peço desculpa pelo tamanho deste post, mas apenas quero com ele dar voz à minha revolta pelas falsidades ouvidas todas as semanas. Além disso, serve para manifestar a minha total confiança na conquista do título nacional.

Sem comentários: