quarta-feira, abril 27, 2005

Como tudo começou…



No final da época de 1918/1919, o grande Artur José Pereira deixou o Sporting Clube de Portugal para levar a avante a fundação de um clube de futebol (também com outras modalidades) na sua terra, que era Belém. Esta ideia foi bem recebida pelos jogadores, de outros clubes, sobretudo os que estavam castigados pelo Benfica, que moravam na zona de Belém. Com esta motivação de formar um clube de “bairro”, cedo se percebeu que a ideia tinha bases para se transformar em realidade, e assim aconteceu…

Numa noite em finais de Agosto de 1919, num banco de jardim da Praça Afonso Albuquerque, um grupo de amigos, onde estava incluído Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho iniciaram as primeiras conversas para a formação do Belenenses. Depois destas conversas foram consultadas duas figuras importantes na altura (Virgílio Paula e Reis Gonçalves) que ficaram bastante agradados com tal ideia. Com o “aval” destas duas figuras seguiram-se reuniões para concretizar a fundação do Belenenses.

Daí que a 23 de Setembro de 1919 surge o dia “azul”, tendo como padrinho Afonso de Albuquerque é fundado o Clube de Futebol “Os Belenenses” que albergava o futebol e outras modalidades. Foi um orgulho enorme para os rapazes do bairro de Belém ver fundado um clube que, ainda hoje, está entre os 4 grandes… Força Belenenses!

Sem comentários: