domingo, abril 24, 2005

Um Domingo de Futebol



À última da hora impossibilidade de me deslocar á Figueira da Foz, fico a pensar, que fazer? Ver futebol, obviamente. Pesquiso os calendários dos clubes mais perto e vejo que tanto o Casa Pia como o Atlético jogam fora, só me resta dar uma vista de olhos no jornal e verificar as possibilidades.
Tenho várias opções, entre as quais as que mais me saltaram á vista foram: 2 Divisão B Zona Centro com o Vilafranquense-CD Fatima, Zona Sul Olivais e Moscavide-Barreirense e Pinhalnovense-Amora, ou 3ª Divisão Serie E com o líder a receber o 3º calssificado no Estadio da Luz Benfica B-Atl. Cacém. São, pois, 4 os potênciais jogos visionáveis.
Em Moscavide jogo grande, mas como estou farto de ver o Olivais a perder esta época, inclusivé em casa, ainda pra mais porque prefiro que suba o Pinhalnovense, por isso ir ver uma vitória do Barreirense estava fora de questão.
Ir à Luz, a 15 minutos a pé de casa, era entusiasmante, até porque gostaria que as subidas nesta série fossem o Real e o Atl.Cacém, mas queria sair mesmo de casa, ir mais longe, ver outro tipo de futebol, podia ir ver o Vilafranquense que está a 20 minutos de comboio, era a possibilidade que mais me agradava, mas quando penso que o Vilafranquense é o último, não ganha a ninguém e o adversário também não ajudava muito (não sou grande fã do CD Fátima e para ver as equipas que "gosto", a perder, para isso via o Olivais-Barreirense).
Surge então como forte possibilidade o Pinhalnovense-Amora, 2º classificado com o último, isto de certeza que dá muitos golos, e o Pinhalnovense é uma equipa que até me caiu bem desde que foram buscar o Paco Fortes, Cadete, Jurandir, Pateiro e começaram a ganhar os jogos todos, houve qualquer coisa que me começou a agradar nesta equipa, além de que nunca tinha ido ao campo Santos Jorge, o que seria até uma boa novidade.


Então cá estou eu em Pinhal Novo a meia-hora de comboio, com o estádio a 5 minutos a pé da estação, optimo.
O primeiro aspecto do campo quando se entra, é que foi uma equipa da distrital até há bem pouco tempo. Bancadas? So num espaço de 10 metros de largura, por 5 de altura, e no máximo com 30 lugares. Segundo consta, esta equipa tem um bem feitor, que dizem ser um médico, e a meu ver quando "desaparecer" leva com ele a equipa, ou seja, não se aguentará muito tempo nos nacionais ou então andará por baixo na classificação da 3ª Divisão.
Muito público para assistir ao jogo, compreende-se afinal o Pinhalnovense esta em grande na classificaçao e a um mísero ponto do 1º Lugar, e o Barreirense joga em Moscavide pode ser que perca o jogo ou 2 pontos e temos o Pinhal em 1º isolado.

Realce para a loja do clube que se encontra muito bem "servida" dos mais variados artigos, desde os vários equipamentos do clube, o principal, o secundário, um terceiro equipamento e ainda o antigo, fatos de treino, cachecois, galhardetes, isqueiros, canetas, etc. Realce para o produto mais fantastico e original da loja. Um DVD com os jogos da primeira volta, com imagens das diversas terras onde jogou o Pinhalnovense, principalmente as da Madeira e Açores, acompanhamento da equipa nos estágios, entrevistas com os jogadores, golos, resumos de todos os jogos da equipa na primeira volta. E tudo isto muito bem editado e realizado e de vizualizaçao agradável/atraente.

Começa o jogo com toada atacante da equipa da casa, a reacçao do público quase nao existe. 20 minutos de jogo bola ao poste alguem grita ahhh e pouco mais. O publico ou não vibra muito ou estavam a guardar-se para o golo que pensariam que ia chegar a qualquer momento. Na radio ouve-se golo do Barreirense, ninguem liga á radio, ninguem liga a nenhum campo nem àquele pelo que vejo, estranho público, parece q so eu me interesso pelos jogos de Domingo, nem 10 minutos depois do primeiro do Barreirense surge o 2º, que fixe que estava a ser a jornada da Zona Sul, e eu a ver uma porcaria de jogo sem golos.
Acaba a primeira parte com 0-0. O pessoal dirige-se aos bares dentro e fora do campo, há a particularidade de quem quizer sair levar um cartão a dizer que já lá esteve dentro e pode voltar, ao campo, sem ter de comprar novo bilhete, excelente medida.
Na Segunda Liga Honra esta jornada só o resultado do Estrela interessava porque os resultados dos outros jogos não serviam para muito, fossem eles quais fossem. 0-0 na Figueira da Foz, ao intervalo, nada mau, ou o Toni não apareceu a comandar a equipa ou está a "dormir", por esta altura pensei que já pudessemos estar a perder por 2 ou 3 tais são as más escolhas do homem.

Começa a segunda parte o público continua "entusiasmado", e eu pergunto-me o que estou ali a fazer, devo ser o único que gosta verdadeiramente de futebol, por isso estou ali deslocado.
Em Moscavide 0-3, já se esperava a vitória do Barreirense mas por 3 também não exageremos. O jogo decorre com o campo a descair novamente mas agora para esquerda, que era o lado do ataque da equipa da casa.
Na rádio, tudo bem também. O Casa Pia ganha em Vendas Novas (o que é benéfico para o Odivelas) e o próprio Odivelas ganha em casa ao Ribeira Brava, pode ser que ainda fique na 2ª Divisão para o ano. E inexplicavelmente o jogo do Estrela continua em branco. Ou não estão a jogar ou o comentador está a gozar-me com o resultado.

O jogo corre igual ao da primeira parte, algumas pessoas começam a debandar.
De repente 1-0, ò felicidade, vejo um golo finalmente, num jogo que prometia goleada à partida, que séca. O público "apareceu" a festejar, afinal aquelas 500 pessoas nao vieram pra jogar as cartas ou pra ver uma missa.
Olho para o relógio, vejo que falta pouco para tirarem-me dali, já chega daquele futebol e daquele público amorfo. Faltam 5 minutos a radio informa que houve alteração num resultado da Segunda Liga e logo naquele em que não havia golos, marcador Zé Roberto. Zé Roberto só conheço o da Naval. Pois é isso, fico a pensar se aquilo é que são horas de sofrer um golo, quer dizer, aguentam o empate em casa do "melhor futebol da Liga Honra" quase até ao fim e perdem a 5 minutos do final? Foi um acabar de fim de semana futebolistico em grande, que tristeza.

Menos mal quando vejo a classificação, que me diz que em caso de vitória na próxima jornada, em casa frente ao Feirense, o Estrela sobe automaticamente de divisão se o Desp. Aves não ganhar em Matosinhos.

Sem comentários: