quarta-feira, abril 20, 2005

2ª Liga Honra Jornada 29



Menos um jogo rumo á Superliga.
Esta jornada mais uma vez foi benéfica para o Estrela Amadora, distanciou-se mais um ponto em relaçao aos 4ºs classificados.
Tem sido assim nestas 3 ultimas jornadas consecutivamente. Há 2 semanas a diferença para o 4º era de 7 pontos, a semana passada aumentou para 9 pontos e esta semana já vai em 10 pontos. Tudo isto com apenas 1 vitoria e 2 empates nestes 3 últimos jogos.
Esta semana o Estrela Amadora foi á Póvoa de Varzim, jogar contra a equipa local e trouxe mais um ponto, empatando 1-1.
Numa equipa completamente diferente das ultimas jornadas, onde foram incluidos jogadores que fazem bastante falta á equipa epor incrivel que pareça nao são opção. É o caso dos centrocampistas Nuno e Hugo Machado.
Há varias semanas sem jogarem apareceram esta semana a titulares na equipa da Amadora e na generalidade da imprensa a actuaçao foi boa e/ou muito boa, porque terá sido? Acho que já era altura do Toni "acordar".
O jogo começa práticamente com o golo do Varzim que foi um autogolo do defesa Santamaria, depois de lhe bater na cara devido a varios ressaltos na área.
Daí ate ao fim da 1ª parte toada equilibrada com algumas ocasiões de parte a parte e algumas boas jogadas de recorte técnico.
No segundo tempo o Estrela em desvantagem faz entrar Semedo um extremo veloz e muito bom no 1x1 e cedo chegou ao empate, ainda nao estavam decorridos 7 minutos do tempo complementar. O autor do golo foi Santamaria,

o mesmo que na 1ª parte tinha marcado na propria baliza, surgindo de rompante e rematando de cabeça na sequência de um pontapé de canto.
A partir do golo do empate foi um futebol mais de contenção o que se viu ate final e só quase no fim é que os póveiros se acercaram novamente da baliza de Veiga, que fez uma excelente defesa a remate de Marquinhos.
Nesta equipa varzinista há o promenor de andar "perdido" há já muitos anos um excelente jogador, em divisões inferiores, como esta Liga de Honra, falo obviamente de Mendonça um angolano muito bom de bola e que merecia melhor sorte em termos de equipa e divisão.
Neste momento ao Estrela, para subir, e uma vez que tem 10 pontos de vantagem, em 5 jogos só precisa de ganhar 2 podendo perder os outros 3. Tendo em conta que ainda lhe faltam 2 jogos em casa basta que ganhe os jogos que tem de realizar no Estádio José Gomes na Reboleira, nada mau.

Nos restantes resultados destaque para as vitórias das outras duas equipas em lugar de subida e das perdas pontuais dos mais directos perseguidores do Trio da Frente.

Em Portimão festival de bola, (agora vou-me repetir mais uma vez), da melhor equipa em termos de futebol praticado na Liga de Honra, a Naval 1º Maio, que foi passear ao Algarve, onde até esteve a perder por 1-0 e acabou a ganhar por 6-1!!!


Parece surpreendente o resultado por quem segue esta liga por fora mas não para mim. Depois do jogo que eu vi o Portimonense fazer a semana passada na Amadora, onde até um adepto da casa mandou o "bitaite" de que para o ano os algarvios estariam a jogar na 2Divisão B, e pelo que eu conheço desta Naval o resultado foi normal. As pessoas é que nao estão habituadas a estes números mas a diferença entre as duas permitia isso e foi o que aconteceu.

O lider e futuro vencedor da Liga de Honra, Paços de Ferreira, garantiu esta jornada em Matosinhos a subida á Superliga.
Não tendo o melhor futebol da Liga consegue no entanto ser o mais prático, tanto que a 5 jornadas do fim já não pertence a este escalão, estando até a 17 pontos!!! do 4º classificado.


Um jogos bastante equilibrado no Estadio do Mar com pendente para o Leixões mas como ja disse o Paços consegue ser mais prático e consegui marcar um golo sem sofrer outro. Tendo sempre um Leixões com sentido de baliza e um adversário a segurar o resultado, assim foi esta partida.

Na Maia caiu mais um possível candidato á subida. É engraçado que praticamente todas as semanas cai sempre por terra um possível candidato. Primeiro foi o Maia, que ja foi lider de divisão e agora está em 6º lugar a 11 pontos do 3º. A seguir foi o Marco que perdeu em casa com um adversario directo, o Estrela e a seguir na Figueira da Foz. O "senhor" que se seguiu foi o Leixões que até ganhou na Amadora e depois caiu em casa frente á Naval e em Santa Maria da Feira. Esta vitoria do Feirense frente ao Leixões permitiu aos azuis sonhar mas esta jornada desceram também á terra, perdendo no Vieira de Carvalho - Maia por 3-2.


Uma das caracteristicas desta divisão em termos de calendário é que numa semana jogam com o Estrela Amadora e logo na jornada seguinte com a Naval, depois o Feirense e de seguida o Paços Ferreira, é dose de leão e quem perder o primeiro jogo ou o segundo tendo em conta que vai ainda jogar com o Feirense e o Paços desmoraliza completamente.

No restante da jornada inoperância do Marco em casa frente aos açorianos do Santa Clara (1-1), vitórias fora de Desp. Aves em Chaves (2-1) e da Ovarense em Felgueiras (1-0), continuando estas equipas derrotadas (em casa) em lugares muito "perigosos". Vitória importante do Sp. Espinho contra um adversário directo, Gondomar (2-1) na fuga à despromoção.
O resultado mais "anormal" por assim dizer foi a vitória em casa, do Alverca frente ao Olhanense (1-0).

--------------ESTE JÁ NÃO PERTENCE AQUI--------------------



Parabéns aos "Castores", vulgo Paços de Ferreira, pela subida á Superliga e pela excelente época que tem feito, não tenho duvidas de que serão os campeões, só comparável ao Chelsea em termos de campeonato.

Sem comentários: