sábado, abril 09, 2005

Derby Insular C.S.Maritimo Vs C.D.Nacional



Olá a todos

E foi assim o C.S.Maritimo-2 Vs C.D.Nacional-1

O Caldeirão dos Barreiros assistiu ontem a mais um Derby histórico para o futebol Madeirense.
Frente a frente, duas equipas recheadas de bons e maus talentos. Quando toda a gente esperava um Marítimo encolhido e com medo de um adversário aguerrido, rápido e medianamente forte, o espanto foi geral.

O Marítimo entrou a matar, com lances de contra-ataque e dos rápidos. O Nacional limitou-se a defender e quando atacava não fazia mais do que rematar para fora e bem longe da baliza do Marcus. Já o Hilário não ganhou para o susto, e o que o guarda-redes do Marítimo tinha a menos o do Nacional tinha a mais. TRABALHO !. Fez 3 defesas impensáveis que deixaram os adeptos Maritimistas ao rubro e os do nacional alvoraçados.

No decorrer da primeira parte, o estádio ia gritar golo, depois de um brilhante jogada de Silas, que após entrada pelo lado direito da defesa alvi-negra, consegue fintar o guarda redes mas não consegue colocar a bola na rede, colocou no Poste…..GRITOS DE DESESPERO ecoavam nas bancadas do Caldeirão.


Respiramos fundo, sentamo-nos e ao longe lá se ouvia bem alto----FORÇA MARITIMO FAZ O GOLLL, FAZ O GOLLL, FAZ O GOLLLLLLOOOO…

Uma falta a entrada da área Nacionalista, resultou num livre directo, o comandante maritimista pensou, “não tenho ninguém para bater este livre, o Michell não está a jogar, o Briguel não sabe, isto não é para o pé do Silas” Gritou- “FERNANDO,MATA”……O jovem olhou para trás e nem queria acreditar no que ouvia…eu????Então este é o meu 4 jogo na liga este ano, estou a substituir o capitão, tenho o leão ao peito, a minha namorada está na bancada, o publico todo a gritar e isto é um DERBY….Tenho de marcar isto……..

2seg depois

GOLOOOO GOLOOOOO GOLOOOOOO MARITIMO GOLOOOOO….Foi a festa foi lindo, o publico cantava, os fogos de artificio lançados no inicio do jogo pelo esquadrão maritimista, ofuscaram a paisagem no olhar fictício de todos e o marítimo estava agora em vantagem.

Veio o fim da primeira parte e o Nacional não conseguiu dar uma resposta.

Segunda parte, as equipas entram em campo da mesma forma que saíram. O jogo começa e pronto, um belo tento de cabeça de Adriano foi o reflexo do marítimo da segunda parte, uma desilusão.
O Nacional entrou mais aguerrido e com vontade de dar a volta ao resultado, o marítimo?????? Ninguém sabe bem o que se passou nos vestiários….Uma coisa é certa, o marítimo vinha diferente, mais lento, cometia mais erros e os dois elementos que têm feito a diferença, o Pena e o Chainho, desapareceram do jogo, mais pareciam dois adeptos que tinham vestido as camisolas e foram para o campo participar na festa.


Se calhar é a falta de moral de quando se tem como colega de campo, um jogador como o Briguel. Pois é, essa jovem despromessa do futebol Português já há muito tempo que se devia ter dedicado a outra profissão.

O jogo não teve mais nenhum lance digno de referencia de ambas as partes até que chegam os 87m de jogo e ai sim, aquilo que o futebol tem que nos faz vibrar, um jogo em que tudo pode acontecer e por mais bizarro que seja acontece sempre.
O comandante pensou, vou meter o Ferreira, mas não posso tirar o Briguel porque o estádio vai come-lo vivo, vou antes tirar o Alan e adapto o Ferreira a extremo direito, ele é lateral direito mas também é inteligente. E assim foi, o Nacional jogava conformado com o resultado e convencido que o Marítimo não tinha soluções para dar a volta….Quanto estavam enganados. Lá foi o Ferreira e cá veio o Alan, já com o Bibiskov em campo por troca com o GRANDE Pena, um momento de inspiração mágica do Silas o Ferreira mete o pé à bola e PUMBA, mata o jogo….quem diria????Um lateral adaptado a extremo resolve o jogo…ele que já não jogava no plantel principal há tanto tempo….Só vos digo uma coisa, o Estádio rejubilou e o Nacional morreu….


A descrença dos Alvi-negros era qualquer coisa de fantástica, tão maravilhosa como os 3 pontos que o Marítimo arrecadara contra o seu maior rival após o apito final do arbitro que teve um trabalho aceitável…..

O resultado foi justo, e só o Marítimo merecia a vitória

Melhor jogador em campo:
WENIO- C.S.M
AVALOS-C.D.N

Pior Jogador do futebol Português - BRIGUEL

Sem comentários: