domingo, abril 17, 2005

Entraram mudos, saíram irritados

Depois de uma semana sossegada na imprensa escrita e falada, que se prendeu com o facto de "a caminhada para o título" do Benfica ter sido interrompida pela derrota fora de portas com a única equipa que ainda não tinha perdido na condição de visitada, bem reveladora da propaganda concertada que pretende-se que sirva para colher as faixas de campeão no final da época e, ao mesmo tempo satisfaça os desígnios da massa associativa mais representativa e de adeptos em Portugal, surgem comentários vindos do estrangeiro de um português que por acaso é só presidente do clube de futebol Sport Lisboa e Benfica, sim, porque a SAD só serviu para pagar com acções virtuais ao maior credor, o Estado. E isso é que é camuflado insistentemente.

Pois bem Luís Filipe Vieira, isso a mim é que me mete nojo, e sabe porquê? Porque enquanto as notícias que têm vindo a público, transmitindo a ideia que o FCP pode descer de divisão por tráfico de influências ou corrupção a árbitros por supostas ajudas ou favorecimentos contra outras equipas, que são assuntos que simplesmente afectam os privados, e neste caso outros clubes, o que o Luís Filipe Vieira fez, foi vender papéis sem valor comercial ou financeiro ao estado para pagar divídas, e essas sim, que lesam todos os portugueses, já que o estado aceitou a banha da cobra que lhe vendeu. É por pessoas como você que o país não avança nem evolui, é por pessoas como você que irá existir cada vez mais assimetrias no nosso país, sejam elas monetárias, culturais, técnicas e de justiça. O Benfica tornou-se em mais uma empresa sua, espelhando a gestão seguida nas outras que possui.
Seguindo esta linha de pensamento, o que não lhe mete nojo e devia meter é que o Benfica empatou no seguimento de uma falta inexistente, o que não lhe mete nojo e devia meter é que o Petit fica em campo sem o merecer em quase todos os jogos, o que não lhe mete nojo e devia meter é a discrepância na avaliação dos lances disciplinares feita pelos árbitros que têm arbitrado os seus jogos contra as outras equipas, enfim, o que não lhe mete nojo e devia meter são as suas próprias declarações. Há quinze dias estava tudo bem, há três semanas nem se fala...Retrate-se e verifique o ridículo em que cai. No jogo de ontem, a sua equipa teve azar em encontrar um guarda-redes inspiradíssimo, de ter sofrido um golo numa altura em que talvez não se justificasse, mas teve a sorte de o Leiria ser uma equipa que quis sempre sair com a bola jogável, que pouco pressionou, que deu o domínio do jogo, de na parte final não ter procurado a posse de bola e por fim, ter empatado um jogo perdido.
Mantorras tem parecido uma daquelas figuras que se vê nas feiras, que só dão sorte se forem roubados e que têm os lábios pintados de vermelho. Inspirado esse jogador, tem feito a diferença e tem-lhe evitado mais "nojos" de semana para semana.


Em suma, eu percebo todo esse enjoo, a sério que percebo, o campeonato está a fugir-lhe das mãos, dos olhos e do coração a cada semana que passa, e nem você nem qualquer outro benfiquista esteve tão próximo de o conseguir nos últimos anos. O desapontamento e a desilusão da família benfiquista é que o faz pensar que poderá estar a mais no futebol português, ora diga lá!
Antes de encerrar este assunto, vou dizer simplesmente duas coisas sobre o desfecho da superliga. A equipa que neste momento tem mais hipótese de a ganhar é o Sporting, embora o Benfica só dependa dos próprios jogos, e a segunda é que se o FCP jogar como jogou contra o Setúbal nos jogos que faltam, o que sinceramente desconfio, ainda terá uma palavra a dizer.


Relativamente ao jogo do meu clube, que mais uma vez o presenciei "in loco", tenho a dizer que das poucas boas exibições da época, esta seguramente está nos lugares cimeiros. Mais uma vez contra a corrente e o domínio do jogo, a 1ª vez que a equipa adversária foi à baliza do FCP marcou golo, coisa que tem sido vista repetidamente e que, fruto da falta de entrosamento, inspiração e algum azar da equipa, não tem sabido nem conseguido dar a volta. Pois bem, este jogo foi em tudo diferente no que diz respeito ao querer dos jogadores. E isso sim, foi o que fez a diferença. O FCP jogou em 4x3x3 habitual com a inclusão de mais um jovem, Bruno Gama, na equipa inicial. Tirando ele, a equipa foi similar a muitas outras, e a boa exibição assentou na diferença de atitude, nas compensações entre jogadores, na pressão sobre o adversário e alguma inspiração. Como em alguns outros jogos, o resultado final não espelha o que se passou em campo, visto que houve bastantes lances desaproveitados, dois fora de jogo escandalosos a jogadores do FCP e um pénaltie não assinalado sobre Postiga.

É certo que o Setubal tem uma "final" durante a próxima semana e preservou por isso alguns jogadores, mas estou em crer que mesmo com outras unidades sería dificil travar o FCP de ontem.
Nota final para um jogador em que se viu mais mudança de atitude, e no qual as palavras de Pinto da Costa durante a semana fez despertar algo a que eu particularmente estava pouco habituado, a ser o criativo da equipa e ao mesmo tempo ajudar incessantemente os companheiros do sector mais defensivo. Estou a falar óbviamente de Diego. Para mim foi a melhor exibição da época deste jogador, e só por esta vi os créditos que justificaram a sua contratação. Espero que continue assim, e com aquela idade e aquele potêncial, não tenho dúvidas que vai ser a futura estrela do FCP, assim ele continue a demonstar todas as potencialidades e querer deste jogo. Outra nota e muito elevada para Ibson, a melhor contratação de Inverno (alguma tinham de acertar), titular indiscutivel desde a sua chegada e sempre com excelentes exibições.

De realçar o passe para o golo de Quaresma, fenomenal. Outra referência para Postiga, pelo golo e pela exibição.

Sem comentários: