quarta-feira, abril 13, 2005

Luta Europeia - Análise

No seguimento da análise iniciada ontem, vou prosseguir hoje as minhas "projecções" sobre o que pode acontecer nas próximas jornadas na Superliga, desta vez analisando a luta europeia. Vou efectuar a análise até ao 9º lugar, uma vez que penso que sejam as equipas que poderão ainda "sonhar" com uma presença europeia.

Vitória Guimarães:

São sem dúvida os principais candidatos a atingir o 6º lugar que poderá (ou não) dar acesso à Taça Uefa na próxima época. Recebem no Afonso Henriques o Estoril, o Penafiel e o Boavista. Pressuponho que conseguirão vencer os dois primeiros e que face às dificuldades empatam com a equipa axadrezada. Nos jogos fora o Guimarães desloca-se a Belém, Alvalade e Aveiro. Um empate no Restelo e em Aveiro e uma derrota em Alvalade são as minhas previsões. O que quer dizer que o Vitória acabaria a Superliga com 53 pontos.

Rio Ave:

A grande surpresa da Superliga, que está em grande luta com os vimaranenses têm de se deslocar ao Nacional da Madeira, a Setúbal e a Leiria. Sendo o rei dos empates, aqui estão 3 empates em outros tantos jogos. No Estádio dos Arcos o Rio Ave irá jogar com Gil Vicente, Marítimo e Porto. Serão mais 7 pontos, resultantes de 2 vitórias e um empate com a equipa campeã nacional. O que quer dizer que o Rio Ave terminaria o campeonato com 52 pontos, a apenas 1 ponto do Vitória...

Belenenses:

Recebem o Guimarães, o Nacional e o Setúbal, e deslocam-se a Braga, à Luz e a Barcelos. Como a equipa do Restelo é bastante frágil fora de casa não me parece que vá conseguir pontuar, obtendo para mim 2 vitórias em casa e um empate com o Guimarães. Este jogo em casa com o Guimarães poderá mesmo ser o jogo-chave nas pretensões dos azuis de Belém em regressar às competições europeias. Para mim terminam o campeonato com 46 pontos.

Marítimo:

A equipa madeirense desloca-se a Barcelos, Dragão, Vila do Conde e Estoril. É a única equipa dos candidatos que faz 4 jogos fora e 2 em casa, sendo por isso a que tem a tarefa mais dificultada, até porque é uma equipa que faz do factor-casa uma peça chave na sua carreira. Nestes jogos que faz fora dificilmente conseguirá conquistar um ponto, mas vamos supôr que consegue amealhar um empate ou em Barcelos ou na Amoreira. Nos Barreiros o Marítimo recebe o Setúbal e o Leiria e deverá vencer com maior ou menor dificuldade. O que quer dizer que acabaria o campeonato com 46 pontos, tal como o Belenenses.

Como podem verificar a luta pela Uefa vai ser disputada palmo a palmo entre Vitória de Guimarães e Rio Ave. Qualquer resultado mais surpreendente pode alterar todo o tipo de prognósticos...

Amanhã cá estarei a analisar a fuga à II Liga...

Sem comentários: