segunda-feira, abril 11, 2005

Comentário ao jogos do fim de semana

Um fim de semana cheio de surpresas (ou talvez não!)...
Antes de começar a analisar as "guerras" na Superliga divididas por luta pelo título, luta pela Europa e luta pela manutenção, que pretendo fazer nos próximos dias, queria hoje comentar alguns dos jogos do fim de semana.
O jogo de 6ª feira entre Marítimo e Nacional tenho de me abster um pouco de comentar até porque não se podia ver melhor resumo do que aconteceu do que aquele que já foi escrito pelo Garras12 depois do jogo. De qualquer forma queria apenas dar realce à justiça da vitória do Marítimo que só não venceu com mais golos de diferença devido ao pouco acerto dos seus avançados.
No sábado fui ao Estádio do Bessa ver o Boavista-Porto. Temia que assistisse a um jogo enfadonho, sem chama, com muitas faltas, um daqueles jogos que se estivesse em casa era uma boa cura para as insónias... E, surpresa das surpresas, não me enganei... Chamar àquilo futebol é um insulto ao desporto rei. Para mim o resultado justo era claramente o empate sem golos, até porque mesmo o Boavista não fez nada para vencer o jogo. De qualquer forma, o Porto para um candidato ao título tem de assumir o jogo, e principalmente depois de estar a perder devia ter partido para cima do Boavista e massacrar até ao fim, coisa que não aconteceu. Que pena tive eu de ver o Jorge Costa (um fantástico profissional, goste-se ou não dele) aos berros dentro do campo com vários jogadores da equipa para ver se os acordavam...
Nos jogos de Domingo à tarde, realce para mais uma vitória do Vitória de Guimarães que vai embaladíssimo para a Taça Uefa, embora ainda tenha um calendário complicado... Mas com a 2ª volta que está a fazer as equipas do grupo da frente que se acautelem... Um empate, talvez previsível, entre Setúbal e Gil Vicente e mais uma vitória do Penafiel que agora parece que definitivamente deixou a luta pela despromoção e lançou-se na corrida à Intertoto, completaram os jogos da tarde.

Domingo ao início da noite estive em Vila do Conde a ver um jogo que antes de ser um jogo foi uma verdadeira festa. Mais um ambiente magnífico que espero não esmoreça só pelo facto de não ter conseguido o SLB os seus objectivos. Quanto ao jogo, o Benfica esteve a meu ver muito expectante durante a primeira parte. Não assumiu o controlo do jogo e receou em demasia o Rio Ave. Depois, falhando oportunidades tão escandalosas como a do Simão na primeira parte ou a do Nuno Assis no início da segunda, é complicado vencer num campo onde ainda ninguém tinha conseguido vencer este ano. Não concordo com os que dizem que o Trapattoni não esteve bem a mexer no banco. É fácil falar quando as coisas não correm bem. Penso que ele até esteve bem, mexeu quando devia ter mexido, mas desta vez também faltou a estrelinha. A sorte grande saiu ao Rio Ave que não fez nada para vencer o jogo durante o segundo tempo e conseguiu matar o jogo aos 90 minutos. De qualquer forma não podemos esmorecer, até porque neste momento somos líderes do campeonato, o Sporting ainda tem de ir à Luz e a Braga e portanto temos é de nos assumir como favoritos ao título e acabou a conversa. Nota de realce, e negativa, para o Petit. Estar a insinuar coisas sem as provar é muito grave. E não é por ser jogador do SLB que o vou desculpar. Ainda por cima quando todos sabemos que o Rio Ave é uma equipa que deixa sempre tudo em campo e que como é óbvio fez o mesmo durante o jogo de ontem. Sendo assim, Petit, não fales tanto quando estás com a cabeça quente.

Por fim, o jogo do Sporting. Para quem diz que pratica o melhor futebol da Superliga, aqui está uma prova que isso nem sempre acontece. E não me venham dizer que foi a primeira vez que aconteceu pois não foi. O que se pode dizer é que o Sporting é a equipa que faz de vez em quando as melhores exibições da Superliga. Mas isso não faz deles a equipa mais consistente ao nível das exibições. Mas venceu bem, até porque o Beira Mar "estacionou o autocarro" à frente da área e não fez nada mais. Apenas uma provocação final para os sportinguistas que tanto falam das arbitragens. Depois do golo limpo ontem anulado aos aveirenses, será que já conseguem perceber que os árbitros erram para os dois lados?... Não viram ninguém do SLB vir dizer que andam a ser levados ao colo pois não?...
Boa semana pra todos!...

Sem comentários: