terça-feira, abril 12, 2005

Até Quando?


Há uns tempos questionei um senhor já de idade, outrora um grande senhor do jornalismo desportivo. Coloquei-lhe a seguinte questão: “no mundo do desporto, sobretudo no mundo do futebol, verifica-se que continua a ser um mundo feito por homens e para homens. Na sua opinião que lugar para as mulheres que gostam, que se interessam e que percebem minimamente de futebol?”
O senhor em questão, olhou para mim e respondeu que infelizmente assim era e que assim continuaria a ser, até que Nós Mulheres, que gostamos, que nos interessamos e que percebemos alterássemos essa realidade.
Salientou que lentamente as mulheres se iam impondo neste mundo “cão” e que era preciso ver o futebol do ponto de vista de uma mulher, até para atenuar uma série de conflitos e mal entendidos que surgem.
Mas não é assim tão fácil. Olho á minha volta e quanto mais sei de futebol, mais consciência tenho de que me falta saber mais e mais.

Infelizmente para muitos homens, as mulheres não jogam á bola. Não devem. Porque é uma afronta. Mas agora expliquem-me lá e expliquem ás milhares de raparigas que por esse Portugal e por esse mundo fora jogam futebol, como é possível tanta ignorância? Tanta maledicência? Tanto preconceito? Quando em muitos países da Europa, sobretudo os nórdicos as mulheres praticam um futebol de categoria, nos Estados Unidos as universidades dão formação de alto nível ás suas atletas e não é a toa que apesar de terem perdido o ultimo campeonato do mundo para a Alemanha elas são de longe, as melhores! Isto sem mencionar que neste país o futebol feminino atrai milhares de espectadores aos recintos e tem mais sucesso do que o masculino.
Pensei que isso já estava ultrapassado, ou em vias de…
Vamos alertar as consciências, vamos dar oportunidades…
Isto é só um aparte…lembrei-me que aos 16 anos já escrevia sobre isto no jornal da escola! E volvidos alguns anitos, continua tudo na mesma!

Sem comentários: