segunda-feira, abril 04, 2005

Contagem decrescente para o campeão



Passadas que estão algumas semanas desde o meu último comentário, já uma equipa tentou a fuga ao pelotão, rumo à meta final. Estes termos mais ligados ao ciclismo coadunam-se com o emblema do clube que segue na frente do campeonato, ou não tivesse o Benfica uma roda de bicicleta no seu emblema. Se me parece que esta fuga é muito bem tentada, pois no que concerne aos adversários, estes estão mais fracos ou mais inconstantes do que o habitual e os que podem fazer frente em termos de futebol são tradicionais "outsiders", caso do Braga este ano, parece-me que esta fuga é pouco sustentada pelas exibições da defesa encarnada. Digamos que o carro vassoura está longe de dar o apoio aos atletas, neste caso aos avançados. Em suma, o vento sopra a favor. Quero com isto dizer que, e usando uma expressão popular, a sorte protege os audazes, e embora o Benfica dê primazia ao ataque descurando o sector mais fraco da equipa, a defesa, a verdade é que ninguém pode criticar o querer dos homens de águia ao peito, que não deixam de tentar ganhar os jogos até ao último segundo. Em suma, o Benfica, e não só a equipa de futebol, interiorizou da melhor maneira que embora não sejam uma boa equipa, são uma equipa boa, e que não podia haver melhor altura para encetar este ataque ao título do que uma altura em que os mais directos adversários estão fragilizados, quer no seus planteis, quer na sua forma de jogar inconsistente. Uma coisa me parece justa de dizer, o Benfica tem todo o mérito em comandar esta superliga pelo tentar e querer demonstrado pelos seus jogadores. A aliar a este facto, não podemos esquecer um facto que terá de estar associado intrinsecamente a este sucesso actual, e que é a prestação dos outros adversários ao título. Acho que estas minhas palavras são o espelho da situação actual do Benfica e que ficam bem demonstrados pelos dois últimos jogos efectuados. O futebol é feito de golos e ganha a equipa que mais golos marca, esta é a verdade, diga-se ou especule-se o que se quiser.
Relativamente ao Sporting, este passou com distinção o teste do Bessa. Jogo bem disputado, com uma óptima entrega por parte dos jogadores, com velocidade e com bons pormenores técnicos de quando em vez. De realçar que o Sporting nos dois jogos que efectuou contra o Boavista, marcou dez golos e sofreu um, sinal de alguma mudança na forma de jogar, mas a meu ver do Boavista. Esta equipa do Boavista jogou de igual para igual, abertamente e na constante procura de atacar, coisa raramente vista nas equipas de Jaime Pacheco nos jogos contra clubes tradicionalmente mais valorosos. Deste jogo há que dar parabéns ao Sporting pelo bom futebol praticado, às duas equipas pela entrega e espectáculo proporcionados, mas há que dar uma nota negríssima ao que aconteceu no final do jogo, cenas lamentáveis e indignas de profissionais de futebol. De realçar alguma semelhança entre este jogo e o jogo em que participou o adversário do Sporting na taça Uefa. Até neste aspecto o próximo jogo europeu dos leões vai ser a não perder. Estarei atento ao que irá suceder a este caso, mas nada de grave parece ter-se passado, a julgar pela discrepância de atitude dos dirigentes do Sporting no final deste jogo e de um outro da época passada...
Deixo para último o clube que me diz algo e do qual sou sócio. Como tal, não podía ter faltado a mais um encontro no estádio do Dragão. Se todos os comentários que ouvi até agora tiveram a intenção de dizer que a vitória do FCP frente ao fraco Gil Vicente foi imerecida, suada e à rasca, isso tem única e exclusivamente a ver com a leitura nua e crua do "placard" final. Na minha opinião, foi uma boa exibição, em que o golo acaba por ser um golpe de sorte, já que era um dos inúmeros lances claros em que aquele não era iminente. O FCP no início da época sofreu muito e atrasou-se na classificação por não aproveitar lances evidentes de golo que se transformaríam em pontos, e isso foi o que aconteceu mais uma vez ontem. Passados três meses e meio depois da última vitória no estádio do Dragão pelo mesmo resultado, desta feita contra o Moreirense, o FCP arrancou uma exibição boa para a época que nos habituou, e isto fruto da introdução de alguma vontade dos jogadores, personificado pelo jovem Ivanildo.
Para a próxima semana veremos as novidades que nos trará esta superliga, com duas deslocações extremamente dificeis para FCP e Benfica e mais relaxado para o Sporting.
Saudações

Sem comentários: