terça-feira, abril 19, 2005

Um pouco de História

Image hosted by Photobucket.com
Foi no início do século XX que em Portugal se fizeram sentir os primeiros ecos de uma modalidade desportiva chamada Football. Em todo o país, milhares de jovens, adultos, idosos aderiram a essa modalidade, porém foi com o eclodir das guerras (primeira e segunda grande guerra) que o futebol (conceito adaptado ao contexto linguístico português ) , entusiasticamente, se desenvolveu.
No norte do país, mais precisamente em Braga, no final da primeira década do século XX, surgem as primeiras ideias para a formação de um clube chamado Sporting Clube de Braga. O SCB foi fundado por um grupo de jovens estudantes : Celestino Lobo , Carlos José de Morais , Eurico Sameiro, entre outros...
Apesar do clube ter sido pensado em 1919, o ano de 1921 foi o escolhido como data oficial da sua fundação.
Inicialmente, as cores clubísticas não eram as que conhecemos actualmente (vermelho e branco) : eram o verde e o branco, no entanto, por influência de um antigo treinador do clube (José Szabo) as cores do equipamento mudaram para as que hoje conhecemos. Há quem diga que as cores do Sporting Clube de Braga advêm de uma homenagem aos benfiquistas e sportinguistas da cidade, ou seja : Sporting por causa dos sportinguistas e o encarnado do equipamento relativo aos benfiquistas. Teorias à parte, a verdade é que o equipamento bracarense tornou-se vermelho, dado que o referido treinador , José Szabo , sugeriu um equipamento similar ao equipamento do Arsenal de Londres.
P.s. Apesar de ser um blog exclusivamente futebolista, queria aqui deixar os meus PARABÉNS ao ABC

pela histórica passagem à final da Taça Challenge em andebol. Uma vez mais mostramos à Europa que o nosso desporto não se resume ao atletismo e futebol.

Sem comentários: