sábado, abril 16, 2005

Racismo nos campos

Depois do incidente de quarta passada em que o zagueiro argentino Desábato xingou de forma racista o atleta brasileiro Grafite durante uma partida da copa libertadores da américa, renasce uma discussão sobre o racismo nos campos.
Em gramados europeus, desde que os atletas latinos começaram a conquistar o futebol de lá eles mesmos vem sofrendo discriminação dos torcedores europeus. Me lembro de alguns factos como quando a torcida de um time rival chamou Roberto Carlos de macaco, não só ele, mas muitos jogadores brasileiros, argentinos, africanos, etc, sofrem com o caso. Embora, o futebol europeu seja recheado de craques vindos desses locais. E agora o preconceito se mostra em solo latino, argentinos contra brasileiros, separados apenas por uma cor... separados? não devia haver uma união?


Isso lembra muito os conflitos do oriente médio, onde um tem "preconceito" quanto a religião do outro e não aceita tal fato e prefere entra em guerra para decidir quem está certo, como se isso resolvesse algo ou fizesse algum sentido. Nós, povos "em paz" temos apenas duas diferenças básicas: não lutamos com armas, temos a competição... os esportes para por uns contra os outros e a outra diferença seria o fato de não assumirmos que somos preconceituosos. Você se acha preconceituoso? Responda a uma simples pergunta: quantas raças existem no planeta terra?
Caso tenha respondido negra, branca, amarela, indios ... parabéns ... por provar que estou certo, pois só existe uma raça, a raça humana. Somos todos iguais e enquanto isso não for discutido abertamente pela sociedade em geral, pode ter certeza que isso é só o começo.

Sem comentários: