terça-feira, abril 05, 2005

Clubes Atacantes a Descobrir Parte IV


A 26 de março de 1924 foi fundado o Clube Atlético Paranaense, resultante da fusão entre o América e o Internacional, herdando a cor vermelha dos primeiros e a cor preta do Internacional.
É actualmente o clube mais popular do Paraná, sendo actualmente o vice campeão Brasileiro.
A equipa mais memorável de sempre dos “Rubro Negros” formou-se em 1949, ano em que o clube dominou o estadual do Paraná com 10 vitórias 1 empate e 1 derrota, para além dos 49 golos marcados em 12 jogos, foi neste ano que o clube ganhou a alcunha de “Furacão”. Alguns dos nomes dessa histórica equipa são Neno, Viana, Rui e a dupla Jakson e Cireno.
Nesse ano, o Atlético celebrava 25 anos de existência. Para deixar a data registada convidou o Fluminense para um jogo amigável no Estádio Joaquim Américo, o resultado final foi de 5-2 para o Atlético
Um dos presidentes históricos do clube foi Jofre Cabral, após o último lugar do clube no campeonato de 1967 ele encetou uma campanha contra a Federação no sentido de o Atlético não descer de divisão por ser um clube histórico, campanha que acabou por dar resultado, e o Atlético manteve-se na 1.ª divisão.
No entanto, Jofre viria a ter uma morte trágica em pleno estádio a ver o seu Atlético, em 2 de Junho de 1968 quando o Atlético perdia por 3-2 contra o Paraná, o coração do presidente não resistiu, e morreu em pleno estádio vitima de enfarte.
Na década de 80, o Atlético alcançou uma meia final do campeonato Brasileiro, foi em 1983, perdendo com o Flamengo essa meia final


A década de 90 foi marcante para a história do Atlético, o clube cresceu a nível desportivo e a nível de infra-estruturas, construiu um centro de estágios, o mais moderno estádio da América Latina, e foi campeão Brasileiro em 2001. Em 2002 teve um dos seus jogadores no campeonato do mundo conquistado pela selecção Brasileira, no Japão e na Coreia do Sul.
É neste momento dos clubes Brasileiros que melhores condições tem para crescer, os nossos conhecidos Casemiro Mior e Maciel fazem parte deste projecto actualmente, e o clube participa este ano na Taça dos Libertadores.





Abraços e bons ataques!!

Sem comentários: