domingo, julho 09, 2006

3º e 4º Lugar: Alemanha Vs Portugal



Assistiu-se ontem ao fatídico jogo do apuramento do terceiro e quarto lugar, um jogo que serve para apenas algum show-off e também para prolongar o "sofrimento" das equipas derrotadas nas meias finais. Penso sinceramente que a FIFA deveria o quanto antes acabar com este jogo, até porque a ideia com que se fica da selecção que perde é que a mesma acaba um campeonato do mundo com 2 derrotas, ou seja, sem grande glória, algo a que se deveria pôr cobro em edições futuras.

O jogo em si acabou por ser bastante agradável de seguir, com ambas as equipas a procurarem o ataque, tentando vencer a partida, com a novidade na selecção portuguesa da entrada de Simão para a frente de ataque por troca com o capitão Figo, no banco. Pensei que finalmente Scolari iria colocar Nuno Gomes ou Postiga como titular, por forma a experimentar outra solução que não Pauleta, mas infelizmente tivemos de continuar a gramar o bola de queijo por mais uns largos minutos.

A partida tal como se esperava foi aberta, o meio campo ofensivo português esteve acima do normal, uma vez que Deco não teve de se debater com marcações cerradas e na minha opinião o pior deste jogo acabou por ser o sector defensivo, algo com que já estaríamos todos a contar face às ausências de Miguel e Ricardo Carvalho. Nota também algo negativa para Costinha, que a meu ver andou perdido durante todo o tempo que jogou e não auxiliou em nada o meio campo defensivo português.


A primeira parte acabou por ser mais ou menos controlada pela selecção portuguesa e não fosse a azelhice de Pauleta podíamos até ter marcado logo nesse período, mas infantilmente o açoriano perdeu uma soberana oportunidade de golo.

No segundo tempo, e depois da substituição mais do que acertada de Costinha por Petit, efectuada ao intervalo, a selecção portuguesa acabou por ser mais pressionante, jogar melhor, mas foi curiosamente no período em que até era Portugal que jogava melhor que Schweinsteiger num remate fora da área inaugurou o marcador, com Ricardo a não ficar nada bem na fotografia.

Com o golo alemão a selecção portuguesa acabou por se desmoronar um pouco e passados uns minutos, na sequência de um livre de Schweinsteiger, Petit acaba por ser infeliz e colocar a bola na própria baliza.

Scolari mexe na equipa, coloca Nuno Gomes por troca com Nuno Valente e mais tarde Figo em vez daquele a que muitos denominam a "fraude do Mundial", Pedro Pauleta. O que é um facto é que a equipa melhora um pouco ao nível ofensivo, cria uma boa oportunidade com cruzamento de Figo, mas Schweinsteiger, num golo absolutamente fantástico coloca o placar em 3-0. Resultado pesadíssimo para o que ambas as equipas iam apresentando em campo, e Nuno Gomes acabaria por reduzir para 3-1, num belo golo de cabeça, após cruzamento de Figo. É caso para perguntar: porque é que não se tentou apostar em Nuno Gomes em jogos anteriores?...



Schweinsteiger. O loirinho fez um jogo muito bom, esteve na origem dos 3 golos da equipa, marcando dois deles, e por isso mesmo só poderia ser eleito o melhor jogador. Destaque ainda para Deco, finalmente um jogo em bom nível, mas muito devido à pouca marcação que os alemães fizeram.


Globalmente fraca, marcando qualquer encosto, uma daquelas arbitragens ao nível de muitas em que vimos neste Mundial, com o árbitro a "proteger-se" apitando tudo. Em caso de dúvida também é um facto que era sempre a favor dos alemães.


Público alemão: Fantástico o apoio que os alemães deram também neste jogo, mesmo sendo um jogo para "derrotados" mas em que sentiram ser importante ganhar. Bonita festa, aproveitando eu também neste ponto positivo para enaltecer toda a organização alemã, de bom nível.

Deco: Um bom jogo do médio português, a fazer esquecer a péssima exibição contra a França.

Schweinsteiger: Qualquer jogador que neste Mundial faça 2 golos e ainda participe no 3º, tem de ser homenageado...


Costinha: Muito mal, não sabia o que andava a fazer em campo, e ainda arriscou em 2 ou 3 lances um 2º amarelo que lhe dariam expulsão.

Pauleta: No conjunto de 2 fases finais brilhantes da nossa selecção, Europeu e Mundial, teve a magnífica cifra de 1 golo marcado. Será que se tivessemos um ponta de lança de grande nível não poderíamos ter conseguido mais?...

Conclusão Final

Portugal fez um magnífico Mundial e todos nós nos devemos orgulhar do excelente trabalho da nossa selecção. Em 4 anos fomos a uma final de um europeu e uma meia final do Mundial. Tudo isto só nos pode encher de ORGULHO e ter muita confiança no FUTURO!...
Obrigado rapazes e VIVA PORTUGAL!!!...

Sem comentários: