sábado, julho 29, 2006

Futebol Feminino XVI


Campeonato Europeu de Sub 19
Final

AlemanhaFrança 3-0
A Alemanha conquistou em Berna o seu 4º título da categoria, batendo uma França que perde esta final em dois anos consecutivos.
A Alemanha foi superior ao longo de todo o jogo e a vitória acaba por ser mais que natural. Isabel Kerschowski abriu o activo com um golo de belo efeito logo nos minutos iniciais. Até ao final da primeira parte só se viu Alemanha.
Na segunda parte a França ainda conseguiu reagir, mas nesse período em que deu a sensação de conseguir chegar ao empate sofreu o 2-0 num contra-ataque fabuloso. A capitã Nadine Kessler com um passe primoroso desmarcou Isabel Kerschowski. A nº9 Alemã arrancou antes do meio campo, fintou a guarda-redes Francesa e fez o 2-0. Pouco depois, novo grande passe de Kessler para I. Kerschowski que desta vez rematou ao poste. A França desiludia e a sua estrela, a avançada Delie quase não tinha bola para fazer o que quer que fosse. A única jogadora que conseguia criar perigo era a defesa esquerdo Elodie Colier. A Alemanha mesmo em vantagem esteve sempre mais perto do golo e acabou por chegar ao 3-0 aos 75’. Outro dos pesadelos da defesa Francesa, Monique Kerschowski, irmã gémea de Isabel arrancou pelo flanco direito e só parou após o golo. Tal como no jogo anterior Monique Kerschowski marcou com a ajuda de uma defesa contrária. Foi caso para dizer que este foi o jogo das gémeas Kerschowski. Até ao final a Alemanha ainda dispôs de algumas situações de perigo, mas o resultado não se alterou.

Melhor marcadora:
Elena Danilova(Rússia) – 7 golos

Destaques da competição:
A selecção da Alemanha mostrou ser uma selecção muito forte, com grandes jogadoras em todas as posições. As gémeas Isabel e Monique Kerschowski são jogadoras muito rápidas e possantes e nunca viram a cara à luta. Isabel a ponta de lança durante todo o torneio revelou também grande frieza em frente à baliza e acima de tudo movimenta-se muito bem entre a defesa contrária.

Meike Weber não dá muito nas vistas, mas é aquela jogadora fundamental na equipa. A médio mais defensiva da equipa joga no FFC Frankfurt(campeão europeu). Foi fundamental neste campeonato da Europa. Eximia na ocupação dos espaços, mostrou-se uma grande recuperadora de bolas, dando maior liberdade a Kessler e Bajramaj.

Juliane Meier é pouco participativa no jogo Alemão, até porque normalmente o jogo é todo carrilado pelo flanco direito. Ainda assim merece estar aqui devido ao seu pé esquerdo. Lances de bola parada é com ela e aí o pé esquerdo faz estragos.

Mas o maior destaque desta selecção e do Campeonato da Europa tem que ser repartido entre a nº10 e capitã Nadine Kessler e a nº7 Fatmire Bajramaj.

Nadine Kessler joga no Saarbrucken da 2ª divisão e apesar de jogar com o nº10 joga mais recuada que Bajramaj. Muito evoluída tecnicamente não tem qualquer problema em partir para o 1 contra 1. Dispõe de uma visão de jogo fantástica que lhe permite fazer passe curtos e longos com enorme precisão. Apesar de todas as qualidades técnicas é muito forte tacticamente, ajudando sempre que preciso a sua zona mais defensiva. Encontrando um paralelo no futebol masculino, diria que é muito parecida com Pirlo.

Fatmire Bajramaj joga FCR 2001 Duisburg, segundo classificado do último campeonato Alemão. Jogou com o nº7 nesta competição, mas na realidade desempenhou aquela função do nº10 clássico que quase não defende. Excelente tecnicamente, não tem receio de ir para cima da adversária para a driblar. Esta será mesmo uma das suas principais características. Joga com uma elegância impressionante, sempre muito calma, como se nada se passasse em seu redor. Passeia-se pelo terreno de jogo sempre lentamente, quase a passo, com ou sem bola. Mas atenção que não é uma jogadora lenta, pois quando tem necessidade, arranca em velocidade sempre com a bola colada ao pé. Dá gosto ver jogar. Se comparo Kessler a Pirlo tenho que comparar Fatmire Bajramaj a Zinedine Zidane.

A francesa Elodie Cordie é uma lateral muito ofensiva. Os lances de maior perigo para a baliza alemã na final saíram todos dos seus pés.

A Russa Elena Danilova voltou a ser a melhor marcadora da competição, confirmando que é um valor seguro do futebol feminino. É uma matadora, com grande faro pela baliza. É possante e rápida o que causa grandes dificuldades às defesas contrárias
.
Elena Terekhova é a jogadora mais tecnicista da equipa Russa. Por vezes á demasiado individualista, mas a verdade é que é difícil tirar-lhe a bola.

Elena Morozova é a típica extremo direito que antigamente existiam em grande número no futebol masculino. Muito rápida e com grande pulmão tem na mudança de velocidade a sua grande arma.

Marie Laure Delie já é presença assídua da selecção principal de França. Se é verdade que passou ao lado da final, também é verdade que os seus 5 golos contribuíram bastante para a presença das Gaulesas na final. É rápida, possante e tem grande facilidade de remate.


Nordic Cup na Noruega(sub 21)
Hoje disputam-se os jogos decisivos.
7º e 8º lugares: Dinamarca – Finlândia 0-1
5ª e 6º lugares: Noruega – Inglaterra 3-2
3º e 4º lugares: Islândia – Suécia 0-1

Final
AlemanhaEstados Unidos 2-0

A Alemanha impediu o Estados Unidos de vencerem a sua oitava Nordic Cup, evitando também a oitava vitória consecutiva nesta competição. Estas equipas já se tinham encontrado na final em 2000 e 2002 e sempre com vitória das Americanas. Este ano a selecção que contou com Annike Krahn e Melanie Behringer duas jogadoras que já jogam regularmente na selecção principal vingou-se e venceu por 2-0. Os golos foram marcados por Lydia Neumann(32’ minutos) e Simone Laudeher (86’ minutos).


Ligas

República da Irlanda
A República da Irlanda não é um país com grande história no futebol feminino e as suas competições internas são pouco competitivas, pelo que não faria parte desta rubrica, mas até que acidentalmente descobri que existe lá uma equipa chamada Benfica.

Será que existe um Benfica na República da Irlanda?
O Benfica Waterford foi fundado em 1965 e é a mais antiga equipa feminina daquela região. Segunda reza a história o nome deve-se ao grande Pantera Negra. Eusébio foi nesse ano eleito o Futebolista Europeu do Ano e conquistou muitos adeptos pelo mundo fora. A sua popularidade aumentaria ainda mais no ano seguinte com a prestação no Mundial de 66 na Inglaterra. Os fundadores do clube tinham em Eusébio o seu jogador preferido e como homenagem decidiram criar uma equipa com o nome do clube que Eusébio representava.

Troféus:
O Benfica Waterford conseguiu este ano o seu 1º título numa Liga, ao vencer a Wexford and District League Premier Division. As competições da Republica da Irlanda parecem estar divididas por regiões, não havendo uma verdadeira liga Nacional. De todas as ligas aquela que parece ser mais importante é Dublin Womens Soccer League Premier Division, na qual o Benfica também participa. Na sua primeira época nesta competição, em 2001/02 o Benfica quase descia. Na época seguinte terminou em 3º lugar e conquistou a sua primeira Premier Cup. Em 2003/04 o Benfica terminou em 2º lugar. Em 2004/05 voltou a terminar em 2º lugar e foi finalista da taça.
Em 1992, 1994 e 1995 o Benfica ganhou a Munster League. A equipa integrou ainda a Ladies Legue of Ireland durante a sua existência nas décadas de 70 e 80.

Dublin Womens Soccer League 2006
Até ao momento o Benfica Waterford é 3º classificado com 10 pontos, estando a 11 pontos do líder University College Dublin WFC. Contudo o Benfica tem 4 jogos em atraso e pode muito bem saltar para o topo da classificação. Em quatro jogos a equipa marcou 17 golos e sofreu 2.
Força Benfica.

Sem comentários: