AL-ITTIHAD
A equipa que hoje apresento é a equipa que foi disputar este ano a final da Taça Intercontinental, a mais antiga da Arábia Saudita que ainda hoje está no activo e que tem um dos simbolos mais originais que existe.
O Al-Ittihad é uma equipa Árabe (Arábia Saudita), da cidade de Jeddah, no Mar Vermelho. Oficialmente fundado em 1928, é o mais velho clube da Arabia Saudita ainda em actividade e consequentemente um dos mais populares e de maior sucesso.
O futebol chegou à península arábica pela mão de emigrantes javaneses no inicio dos anos 20. É no final dos anos 20 que se dá um “boom” na criação de clubes de futebol, principalmente nas cidades de Meca e Jeddah, representando as várias comunidades e distritos.
Foi em 1927 que um grupo de jogadores de várias equipas se reunio para criar um novo e melhor clube. Assim nasceu o Ittihad. O nome foi escolhido por AbdulAziz Jamel, um dos jogadores presentes na reunião que saiu com a frase: “ Uma vez que estamos aqui juntos unidos, que tal chamar ao novo clube “Unidos””, que em árabe se designa Ittihad. E assim ficou o nome Al-Ittihad.
Foi em 1929 que a equipa jogou pela primeira vez e contra os rivais Al-Riyadhi, clube da capital. Depois da estrondosa vitória por 3-0, pasou a ser o principal clube da cidade.
Passados poucos anos o Al-Riyadhi extinguiu-se e deixou os “aurinegros” como o clube mais antigo em actividade na peninsula arábica.
Nos anos 30 varios clubes foram extintos e outros nasceram dessas extinsões. Os torneios da altura eram basicamente citadinos e patrocinados pelos empresários locais.
Em 1937 aconteceu o primeiro jogo com o que seria o seu eterno rival, o Al Ahli.
Só em 1957 aquando da criação da Federação Árabe de Futebol , é que os jogos deixaram de ter um caracter não-oficial, passando os clubes a ser reconhecidos oficialmente.
Nesse mesmo ano surgiu o primeiro torneio oficial, a Taça do Rei, que se manteve como unico torneio oficial ate ser criada a liga nacional em 1975. Não venceu no primeiro mas fe-lo logo no segundo, sendo então o primeiro troféu oficial da equipa.
Em meados dos anos 70, a grande “explosão” do petróleo permitiu ao governo saudita gastar milhões em tudo inclusivé no desporto e no futebol. Foi criada a Fundação Para O Bem Estar da Juventude, o qual ficou com todos os clubes sobre sua alçada, transformando-os a todos em clubes multi-desportivos. Foi assim que o Al-Ittihad se transformou no moderno clube que é hoje.
Hoje em dia, o clube é o campeão por excelência do país, não só em futebol como em basket, polo aquático, ténis de mesa, volei e natação, entre outros, num total de 661 TROFÉUS!!!
Pode-se dizer que toda a gente gosta do Al-Ittihad na Arábia, Os fans são famosos pelos seus cânticos, que são copiados por muitos outros adeptos de outros clubes. O chfe da claque, Salehal-Qarni, grava as versões em disco todos os anos para depois serem vendidos por todo o pais. É de tal maneira rentável que poderia viver só disso.
O clube é treinado pelo francês Bruno Metsu, que levou a selecção do Senegal ao mundial de 2002, no qual inclusivé ganhou à França.
Nas suas fileiras encontram-se dois brasileiros Marcão e Pedrinho e os famigerados Desiré Job dos Camarões e que se encontra emprestado pelo Middlesboro e ainda o melhor jogador de sempre da Serra Leoa, Mohamed Kallon, que já jogou 6 anos na Italia, inclusivé no Inter Milão e que o ano passado se transfeiu do Mónaco paraa Arábia.
Palmarés:
6 vezes campeão da Primeira Divisão: 1982, 1997, 1999, 2000, 2001 e 2003.
6 vezes vencedor da Taça do Rei: 1958, 1959, 1960, 1963, 1967, 1988
7 vezes vencedor da Taça da Coroa do Principe: 1958, 1959, 1963, 1991, 1997, 2001, 2004
3 vezes vencedor da Taça da Federação: 1986, 1997, 1999
2 vezes vencedor da Taça dos Campeões Asiáticos: 2004, 2005
1 vez vencedor da Taça dos Vencedores das Taças Asiáticos: 1999
1 vez vencedor da Taça dos Campeões Árabes: 2005
1 vez campeão do Campeonato de clubes do GCC: 1999
Sem comentários:
Enviar um comentário