Brasil eliminado, tudo bem, estamos numa competição onde existem 32 times de alto nível e apenas 1 sairá como campeão, como diria o poeta Carlos Drumonnd de Andrade “A copa do mundo acabou para o Brasil, mas o mundo não acabou”, agora é hora de seguir em frente e deixar o passado como exemplo para não acontecer os mesmo erros.
Mas o Brasil não é famoso somente pela tradição no futebol, é famoso também pela garra e vontade de vencer demonstrada em todas as competições que participam, esta vontade de vencer não se viu nesta seleção, a garra demonstrada em todas as outras edições do mundial, foi esquecida pelos nossos craques. Pior que ser eliminado novamente pela França, é ver um time morto em campo, sem vontade de jogar. Isto revolta a todos! Onde estar a paixão pela lendária camisa canarinha? Onde estar o orgulho de ser brasileiro? Onde estar a raça brasileira? Foi esquecida? Jogada fora?
Argentina, grande favorita, foi eliminada, Inglaterra, também favorita, foi eliminada, assim como as outras 28 seleções da copa que já foram para casa mais cedo, mas, em todas, exceto no Brasil, mesmo com um time extremamente inferior ao adversário, se viu uma luta árdua do começo ao fim, sem nunca desistir, lutando, correndo...o que se viu contra a França não foi o Brasil que todos conhecem, e sim um Brasil conformado com a derrota e com, quem sabe, a satisfação de ter uma semana a mais de férias e descanso em suas mansões nas mais belas cidades da Europa.
Eu podia esperar tudo desta seleção, menos uma vergonha destas de perder, e não lutar contra isso. Para mim foi uma vergonha que nunca será esquecida, a copa de 2006, uma copa que o Brasil quis perder. Não estou tirando o merito da França que jogou extremamente bem, e mais ainda de Zidane, de longe, o seu melhor jogo nos ultimos 8 anos, mas a prova do conformismo brasileiro foi no final do jogo, jogadores contentes, ou pelo menos sem sinal de estarem abatidos, com exceção de Gilberto Silva e Zé Roberto que sentiram a derrota como verdadeiros Brasileiros.
Mas justiça seja feita, não podemos colocar neste grupo, Lúcio, que foi um gigante durante toda a copa, Juan, Dida (que muitas vezes foi criticado por mim, mas nesta copa mostrou seu valor), Zé Roberto, Gilberto Silva, Emerson, Robinho e o Juninho Pernambucano.
Acompanhem este texto de Cássio Porto Serafim, extraído do site de relacionamentos “orkut” sobre a atuação da seleção brasileira: O que faltou pro Brasil no jogo Lúcio teve de sobra, raça,determinação,indignação,coração... enquanto todo time olhava França jogar Lúcio tirava,afastava,marcava, desarmava e até algo incomum pra ele na copa “Lúcio fez falta” mas se pudesse daria um carrinho, um chutão em cima dos jogadores Brasileiros pra acordarem, depois de muito criticado na ultima copa pela sua falha se recuperou mas por muitos não era pra nem ter sido convocado...nesta copa ele não foi só o Lúcio foi o que cada Brasileiro gostaria que toda seleção fosse na copa, quem dera se cada jogador pudesse ter um pouco de sua raça,Juan jogando como seu companheiro deve ter recebido um pouco de sua energia o que faltou nos outros, apesar da eliminação Lúcio foi o símbolo da vontade de vencer na vida que todo brasileiro tem demonstrado no gol contra Gana que ele participou, até o câmera em vez de filmar o Adriano comemorando virou as lentes para Lúcio que após o gol se ajoelhou mostrando que ama seu país batendo no peito “é assim que se faz” e todos foram abraça-los, hj foi o clímax quando jogador Francês deu um chute violento para o gol que de todos jogadores da copa só um teria coragem de botar a cabeça na frente pra salvar o Brasil...Lúcio de novo afastando o perigo ,correu o risco de quebrar o nariz e sair da copa só pra salvar sua pátria, após o lance no estádio o único jogador que foi exaltado pela torcida em toda copa e nesse fatídico jogo a torcida gritou LÚCIO!!!LÚCIO!!!LÚCIO!!! esta é a demonstração de quem ama defender sua pátria botando coração em campo sempre com objetivo de vencer, merecida homenagem que não foi da forma melhor esperada não teve taça no armário mas teve um jogador que se pudesse ter sido multiplicado por 11 a história teria sido muito diferente..eu como seu fã dês de já abro a campanha para próxima copa do mundo “LÚCIO E MAIS 10”Agora eu pergunto, como dizer a uma criança com sinceridade que é bom ver o Brasil jogar..ou vamos ver a copa do mundo! com jogadores que não dão o minimo valor para a camisa verde e amarela, eu lhes digo, não é um grupo de jogadores que não tem amor pelo que a camisa canarinha representa que iremos deixar de acreidar no nosso potêncial, felipão e a seleção de 2002 foi campeão com uma seleção quase que 70% de jogadores que atuavam no Brasil e que tiham contato direto com a paixão nacional, podemos e iremos aprender com esta copa, e afirmo que nunca mais será vista uma seleção morta como a que jogou esta copa, e sim uma seleção que saberá valorizar e acima de tudo respeitar o que ser "um jogador do Brasil" representa.
Sem comentários:
Enviar um comentário