terça-feira, julho 11, 2006

Selecção Nacional: O Futuro



Finda uma fantástica campanha de Portugal no Mundial da Alemanha, é tempo de reflectir sobre o futuro. A questão que surge logo no pensamento é: Scolari continuará ou não á frente da selecção nacional? Para responder a esta pergunta, temos que nos debruçar sobre dois factores. Em primeiro lugar, a vontade dos dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol. Quanto a este ponto, creio que estamos todos de acordo: Madaíl e os restantes membros da Federação pretendem a continuidade do Sargentão. O único factor que poderia pesar seria o ordenado que aufere, mas julgo que isso não será problema para a FPF.

A segunda questão é: e Felipão, quererá continuar com o cargo? Tendo em conta que a FPF quer renovar com Scolari, a decisão estará nas mãos do brasileiro. Este Campeonato do Mundo marcou o fim de um ciclo, marcou o fim da “geração de ouro”, marcou o limite da carreira internacional de jogadores como Figo ou Pauleta, que se juntam ao já retirado Rui Costa, que tinha abandonado a selecção no fim do Euro 2004. A selecção necessita de uma renovação porque grande parte das peças fundamentais na equipa das quinas estão a desaparecer.



Visto que Scolari começou um percurso tão interessante e tão glorioso, creio que a sua permanência no cargo de seleccionador nacional é pedida pela maioria dos adeptos portugueses. Eu, que tantas vezes me insurgi contra as opções deste senhor, que tantas vezes discordei das suas convocatórias, que tantas vezes disse que ele não percebe tanto de futebol como muitos treinadores e é, por isso, tecnico-tacticamente mediano, que tantas vezes critiquei o seu carácter, a sua maneira de ser, e as suas atitudes arrogantes e mal educadas, sou o primeiro a admitir que o trabalho deste homem foi fantástico. É o treinador com mais jogos à frente da nossa selecção, o treinador com uma maior sequência de jogos sem perder, o treinador que nos levou a uma final de um Europeu que, venham-me com argumentos desfavoravei, é um feito nunca antes alcançado pelos lusos, o treinador que levou Portugal ao Mundial sem derrotas, o treinador que chegou a terras germânicas e nos fez sentir orgulho de sentir portugueses, que nos deu o 4º lugar, que ficou à frente de selecções como Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra, Republica Checa, Holanda ou México. Scolari teve opções discutíveis, escolheu a criação de um grupo com o objectivo de surgir espírito de camaradagem, amizade, união, força e irmandade. Deixando de fora do Campeonato da Europa o então melhor guarda-redes da Liga dos Campeões por motivos inexplicáveis, Scolari criou uma relação negativa com o FCPorto e quase todos os portistas. A história repetiu-se esta época ao não convocar Ricardo Quaresma, eleito quase unanimemente como o melhor jogador da Liga Betandwin. Mesmo assim, a sua forma de dirigir a equipa portuguesa deu frutos e os méritos têm que lhe ser atribuídos.

O ciclo acabou. Vai ter que se feita uma reestruturação a nível de futebolistas. Tem que se pensar que Scolari não tem tido uma grande ligação com as camadas jovens, as divergências que tem com Agostinho Oliveira são péssimas para o futuro da nossa selecção e não sei ate que ponto isso pode influenciar negativamente a evolução de Portugal. Scolari, fruto da tal “família” que cria, parece-me um seleccionador algo fechado e demasiado tradicional. Não acho que tenha os horizontes muito alargados e não sei se é um treinador com as características necessárias para esta fase da nossa História futebolística. Passará ele a convocar mais gente, mais miúdos, a dar mais oportunidades? A ver vamos…

Vem aí uma fase de apuramento para o Euro 2008 muito complicada, com equipas como Sérvia e Montenegro, Polónia, Bélgica e Finlândia no nosso grupo e penso que esta qualificação vai ser muito importante para atribuir experiência internacional a alguns jogadores estreantes ou pouco frequentemente convocados e uma forma de se começarem a testar novos miúdos, de inovar e conjugar isso com resultados. O Europeu é agora o objectivo dos portugueses e esta campanha da selecção no vai ditar o ponto de viragem. Não me parece que seja uma renovação profunda, porque os guarda-redes mantêm-se, os laterais direitos e os centrais mantêm-se, Simão, Quaresma e Ronaldo dão garantias nas alas e Maniche, Deco, Viana, Petit e Tiago estão bem acompanhados por Manuel Fernandes, Custódio, Raul Meireles, João Moutinho ou Carlos Martins. Os lugares de defesa esquerdo e ponta-de-lança são os mais problemáticos.

Efectuando agora um exercício meramente especulativo, vou tentar definir os 23 convocados para o Mundial 2010. Deixo no ar esta pergunta: será que a geração que aí vem terá mais, menos ou tanto valor como a que acabou de partir?

Guarda-Redes: Bruno Vale, Moreira e Carlos.
Defesas: Miguel, Paulo Ferreira, Fernando Meira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Zé Castro e Miguelito.
Médios: Raul Meireles, Custódio, Tiago, Manuel Fernandes, Deco e Moutinho.
Extremos: Ricardo Quaresma, Simão, Cristiano Ronaldo e Nani.
Avançados: Hélder Postiga, Hugo Almeida e Ricardo Vaz Tê.


Além destes há muitos nomes para o futuro. Daniel Fernandes, Mário Felgueiras, Cristopher, Paulo Ribeiro, Bruno Costa ou Rui Nereu na baliza; Ricardo Costa, Abel, Pedro Ribeiro, Miguel Veloso, André Marques, Semedo, João Paulo, Rolando, Nelson, Valdir, José Fonte, Semedo, Miguel Garcia, Nuno Morais, Vítor Vinha, Tiago Gomes, Vítor Alves, Luís Felipe, Manuel José e muitos outros na defesa; João Coimbra, Carlos Martins, Paulo Machado, Márcio Sousa, Ruben Amorim, João Fajardo, Bruno Amaro, Fábio Felício entre muitos, muitos, muitos outros; Targino, Edgar Marcelino, César Peixoto, Vieirinha, Davide, Filipe Oliveira, Fábio Paim, Diogo Valente, Ivanildo, Zéquinha, Vilela, Bruno Gama, Hélder Barbosa e mais para as alas e Varela, Lourenço, Daniel Candeias, Manuel Curto, Vasco Firmino, André Pinto, João Moreira para jogarem como avançados e muitos outros que certamente me esqueço agora, porque estou a fazer a lista de cabeça e recorrendo quase somente a promessas do futebol português e raramente a jogadores de bom nível que tenham agora 23/24/25 anos.

Vamos esperar que a renovação seja feita convenientemente e que Portugal continue na senda do sucesso. Podemos até sonhar com um título importante!

FORÇA PORTUGAL!

Sem comentários: