quinta-feira, julho 20, 2006

O Poder da Cantera Lusitana III

A importância dos centros de estágio

O sucesso de um jovem no futebol passou a não depender apenas e exclusivamente dos seus dotes como futebolista. O estudo tornou-se uma obrigatoriedade, e quem não se dedica aos deveres escolares é penalizado naquilo que mais gosta de fazer: jogar futebol. A ideia de que um futebolista é pouco inteligente, ou que é culturalmente ignorante, já não tem razão de ser nos nossos dias. Os jovens já não necessitam de largar o ensino em prol do futebol, e os próprios clubes estruturam a sua política de formação em torno destes dois pólos.

Quando falamos em formação de jovens atletas, o Sporting e a Academia de Alcochete invadem de imediato o nosso pensamento. É a instituição com mais peso neste capítulo, e dela saíram várias promessas que são hoje craques de grande valor. A “fábrica” de talentos do Sporting acolhe cerca de 50 jovens, provenientes de todos os pontos do país, e todos os residentes cumprem à risca as regras da academia, acalentando o sonho de um dia serem chamados à equipa principal. A academia do Sporting é um ex-libris das infra-estruturas desportivas em Portugal, e já recebeu elogios da parte de grandes nomes do futebol, como Scolari, Pekerman, Pierluigi Collina ou Alex Ferguson. Da Selecção Nacional, passando pelo Dínamo de Moscovo, ou pelo Borussia Dortmund, são várias as equipas que já saborearam a qualidade da academia.

Seguindo a evolução da formação em Portugal, o Futebol Clube do Porto também criou um centro de estágio. O Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia contou com o apoio da Câmara Municipal de Gaia e situa-se no Olival, a poucos quilómetros do Estádio do Dragão.



O Centro de Estágio do Sport Lisboa e Benfica abrirá as suas portas a partir da próxima temporada, passando a ser o quartel-general de todo o futebol do clube. Os responsáveis benfiquistas escolheram o concelho do Seixal como o local ideal para estabelecer e organizar os vários escalões, pois o facto de se situar numa área de zona protegida, da reserva ecológica nacional, transmite a tranquilidade e concentração necessárias ao trabalho diário dos atletas.

Ainda que com menos possibilidades, outros clubes têm desenvolvido esforços no sentido de promover os seus jovens talentos: Braga, Boavista e Académica são alguns dos bons exemplos de uma formação adequada, que tem dado os seus frutos. O clube do Bessa tem lançado várias estrelas que hoje jogam ao mais alto nível, como Nelson (Benfica), Raul Meireles, Bosingwa, Ricardo Costa ou Diogo Valente (Porto).

Sem comentários: