quinta-feira, julho 06, 2006

Meia-Final: França Vs Portugal



Terminou o Sonho de Portugal conquistar, pela primeira vez no seu historial, o Título Mundial. Após as duras batalhas frente a Holandeses e Ingleses, os Portugueses não conseguiram levar de vencida a já tradicionalmente difícil França. Na sua história, das quatro vezes que os Lusitanos atingiram as Meias-Finais de alguma Competição, foram em 3 dessas ocasiões eliminados pelos Gauleses, que assim se tornaram numa autêntica «Besta Negra» para nós...

Num jogo sem qualquer surpresas nas formações iniciais das duas equipas, França e Portugal tiveram bem cedo a 1ª situação de algum perigo junto da baliza de Ricardo e Barthez, através de um remate de Malouda, logo nos segundos iniciais do jogo e, aos 4' após um remate rasteiro e colocado de Deco, que o «Careca» Gaulês defendeu com alguma dificuldade.
O jogo esteve muito equilibrado, sem que alguma das equipas conseguisse deter algum domínio sobre a outra e as defesas foram chegando e sobrando para anular as investidas dos ataques contrários.
Aos 33' aconteceu o Momento Decisivo do jogo... Henry fintou Ricardo Carvalho e este acaba por cometer um lapso, fazendo falta sobre o Francês. Zinedine Zidane aproveitou a GP e, apesar de Ricardo ter adivinhado o lado para onde iría a bola, inaugurou o marcador, dando vantagem à França.
Portugal reagiu à desvantagem e durante alguns minutos conseguiu encostar a defesa «Bleu» bem lá atrás.
Antes do intervalo Cristiano Ronaldo ainda caiu na área Gaulesa, ficando os responsáveis Portugueses a reclamar uma possível GP, contudo o Juiz da partida nada assinalou.
Chegava assim o descanso para as duas formações, com a pragmática França em vantagem, embora o empate se justificasse mais e espelharia melhor aquilo que se havia passado no terreno de jogo.



Na 2ª parte o jogo ainda ficou mais enfadonho. Culpa, muita culpa para os Franceses que jogaram à «Italiana», seguindo a lei do menor esforço, tentando única e exclusivamente concentrar muitos jogadores atrás da linha da bola, não permitindo que a Selecção Portuguesa tivesse grandes oportunidades de golo.
A verdade é que os comandados de Luiz Felipe Scolari revelaram-se muito fatigados, inclusivé em Elementos Chave da sua equipa, tal como Figo, Deco ou Miguel, facto que não ajudou em nada Portugal. Ronaldo foi, neste jogo, o único jogador capaz de levar a bola até perto da área Gaulesa, sendo um dos melhores jogadores em campo.
Durante toda a 2ª metade a França criou apenas uma vez perigo. Foi logo no início por Henry, contudo Ricardo, de uma forma algo estranha, lá conseguiu impedir o 2º golo Francês.
Por sua vez, Portugal teve um remate surpresa de Pauleta, que saiu ao lado da baliza de Barthez e, foi já aos 77' que Figo desperdiçou inacreditavelmente a melhor ocasião de golo, ao cabear por cima, numa recarga a um livre de Ronaldo...

CONCLUSÃO
A França venceu sem grande brilho um jogo equilibrado, defendeu muito bem, contudo nunca foi realmente posta à prova por Portugal, que fez um jogo muito aquém daquilo que pode, especialmente devido ao nítido desgaste físico de alguns dos seus principais jogadores.



Thuram, Gallas e Ronaldo foram gigantes. O Lilian «avô» Thuram esteve sempre muito bem, consistente durante todos os 90' e, onde havia perigo, ele lá estava a solucionar grande parte das vezes. A óptima prestação defensiva dos Blues tem nele o grande baluarte, como tal, optei por diferenciá-lo como a figura deste jogo.


Demorou a puxar dos cartões, contudo teve sempre o jogo controlado, até porque os jogadoes de ambas as equipas o ajudaram nesse aspecto.
Como crítica, acho que deveria ter punido disciplinarmente Barthez, pelas constantes perdas de tempo. Nunca pactuei, nem pactuarei com este tipo de atitudes.
Já em relação aos dois «Supostos» casos de jogo, NA MINHA OPINIÃO, creio que esteve feliz no julgamento dos mesmos.


- Acabou o Sonho, é verdade, contudo Portugal caiu de pé. Hoje não jogou bem, contudo faltou aquela "estrelinha" que nos tem acompanhado em outras ocasiões. Foi uma participação extremamente positiva, que superou todas as expectativas e que merece um Grande Aplauso de todos os Portugueses.
- Cristiano Ronaldo fez, para mim, o melhor jogo deste Mundial. Esteve muito bem, deu imenso trabalho a Sagnol e Abidal, merecendo por inteiro todo este destaque que lhe estamos a dar.
- Fernando Meira carregou um enorme «fardo» às suas costas durante toda a prova, contudo foi calando os críticos e, ainda teve uma óptima actuação neste jogo contra Henry. Durante o Mundial, apesar de todo o seu valor ser inquestionável, "ninguém" se lembrou de Jorge Andrade...
- Luiz «Bigodes» Scolari, apesar de eu próprio nunca o poupar a críticas. Continuo a não concordar com várias das suas opções, contudo aquele jogo com a Holanda foi de Grande Raça e Empenho, coisas que eu adoro ver numa equipa e, nesse caso dou-lhe o mérito a ele. Ao nível táctico a história já é outra... No entanto, Portugal esteve numa Semi-Final de um Mundial e, o treinador é ele, como tal, está de Parabéns.
- Zidane. Felizmente ainda o podemos ver jogar mais uma vez. Vai ter uma despedida de sonho, a jogar uma Final de um Campeonato do Mundo! Os grandes palcos são para os Melhores Jogadores e Zizou merece este Adeus, que já nos deixa com saudades, mesmo antes de acontecer...


- A debilidade física de Deco, Figo e Miguel, mas especialmente o 1º, dado que teve muitos mais dias para repousar que todos os outros elementos. Fez imensa falta hoje a Portugal aquele Deco que todos conhecemos e admiramos.
- As perdas de tempo de Barthez e alguns dos seus companheiros. Não vale a pena criticarem, quando têm telhados de vidro...
- Luiz «Bigodes» Scolari... Aquela opção de tirar das alas o nosso único jogador que estava a conseguir transportar jogo lá para a frente, para o colocar junto aos Centrais adversários, não me entra na cabeça. Não gostei igualmente do muito tempo que ele levou a fazer alterações.
- Nuno Gomes, que se terá passado?? Aceitam-se apostas...

Sem comentários: