sexta-feira, julho 28, 2006

Estágio Holandês concluído!

Terminou o Estágio de Pré Temporada do FC Porto na Holanda, mais concretamente em De Lutte.

Durante este tempo Co Adriaanse e a restante equipa técnica procuraram desenvolver os níveis físicos, técnicos e tácticos do Plantel, com a vantagem de este ano já conhecerem muito melhor todos os elementos, face à acertada política da Direcção na continuidade da maioria dos jogadores da época passada.
Durante o Estágio, os Dragões realizaram 5 jogos de Preparação, três dos quais com formações de escalões inferiores e, os restantes dois com clubes que militam na 1ª Divisão do campeonato Holandês.

Os Jogos

Rohda Raalte-FCP 0-6 (18/AGO)
Vitória muito fácil dos Dragões, com especial destaque para Benni McCarthy, autor de dois dos golos. Tarik Sektioui também brilhou, assistindo os seus companheiros para vários golos.

Stevo Geesteren-FC Porto 0-9 (20/AGO)
McCarthy
voltou a facturar, abrindo o activo, contudo os máximos goleadores deste encontro foram Ibson e Anderson, ambos com dois tentos.
Em suma, mais uma vitória normal, face a um adversário muito acessível.

FC Groningen-FC Porto 2-2 (22/AGO)
Face a um opositor que, na época transacta, falhou por muito pouco a qualificação para a pré-eliminatória da Champions League, o FC Porto demonstrou algum do seu valor, contudo os jogadores apresentaram-se algo fatigados e a equipa ressentiu-se disso mesmo. O destaque deste jogo vai inteirinho para Bosingwa que fez a assistência para o 1º golo (de Adriano) e, em cima da hora evitou a derrota dos Azuis e Brancos ao apontar um golo de belo efeito.
Helton também brilhou, evitando por duas ou três vezes que os holandeses marcassem mais golos, dada a surpreendente apatia do sector recuado portista.

VV Rigtersbleek-FC Porto 0-13 (25/AGO)
O adversário mais frágil deste Estágio, o ideal para o regresso à competição de Bruno Moraes. O jovem brasileiro aproveitou para ser o melhor marcador do encontro e em 45 minutos apontou 3 golos. Ricardo Quaresma e Vieirinha apontaram 2 tentos cada.

Heracles Almelo-FC Porto 0-1 (27/AGO)
Bruno Moraes
voltou a ser a figura ao apontar o único golo da partida, com um bom remate colocado, após assistência de Ibson.
Num jogo muito morno, o FCP foi sempre mais e melhor equipa, no entanto foi incapaz de fazer mais golos.

Os Reforços

Dos jogadores que chegaram este ano ao plantel, creio que o único destaque vai para "Tareco" Sektioui. Rápido, encara os adversários de frente, sem medo, cruza bem
e é tacticamente bom, no entanto tem um "arsenal" de fntas muito limitado, procura sempre o seu lado direito e denota grandes dificuldades quando tenta inverter os seus movimentos para a esquerda.
Diogo Valente e João Paulo não foram muito felizes... O ex-leiriense sofreu uma pequena lesão num dedo do pé, limitando o seu trabalho, enquanto que o ex-boavisteiro (jogador que eu aprecio bastante...) parece não fazer parte dos planos de Co Adriaanse, ainda para mais insistiu sempre com ele numa posição interior, quando na minha modesta opinião, o Diogo Valente tem tudo para jogar na ala-esquerda. Vamos esperar para ver...

As Revelações
Vieirinha
, jogador formado (a partir dos seus 15 anos) no FC Porto, oriundo do Vitória de Guimarães. Muita técnica, velocidade, coragem de encarar os defesas contrários e muita qualidade, permitem a todos os portistas ter a esperança de poderem finalmente ver mais um jogador da nossa formação ser lançado às feras no Dragão. Espero que o técnico holandês tenha essa coragem e deixo aqui a pergunta se haveria necessidade da vinda do "Tareco", quando formamos jovens como Helder Barbosa ou Bruno Gama...
Bruno Moraes! O seu regresso está a superar todas as expectativas, com classe e golos. Qualidade não lhe falta e acredito que será uma boa surpresa para todos os Dragões.

A Despedida
A carreira de Benni McCarthy ficará para sempre ligada ao FC Porto, apesar dos altos e baixos das suas exibições e algumas declarações, sobretudo do irascível empresário...
Foi aqui Campeão Europeu, Mundial, Nacional e o Melhor Marcador da Superliga!
É certo que algumas atitudes não caíram bem, contudo o seu futebol e a sua inegável qualidade jamais serão esquecidas aqui na Cidade Invicta...
Obrigado por tudo e Votos de toda a sorte do mundo para ti Benni!

Sem comentários: